O Ligier JS50 foi atualizado para 2025 com uma proposta inusitada que vai na contramão do mercado, um novo motor a diesel chamado REVO D+. Homologado sob as normas Euro 5+, este propulsor de 499,8 cm³ promete ser ultrassilencioso e ter vibrações mínimas, uma afirmação ousada para um motor a diesel de pequeno porte. A marca aposta na eficiência e na praticidade para justificar sua escolha, desafiando a dominância dos veículos elétricos.
Os maiores trunfos do Ligier JS50 a diesel estão no seu pragmatismo. O fabricante divulga um consumo médio de apenas 3,0 litros por 100 km, resultando em uma impressionante autonomia que ultrapassa os 500 km com seu tanque de 17 litros. Além da economia de combustível, o micro-carro surpreende com um porta-malas de 471 litros, capacidade superior a muitos hatches médios, e um interior moderno com central multimídia de 10 polegadas e conectividade completa.
Contudo, a proposta encontra seus limites na performance e no custo. Classificado como um quadriciclo leve (L6), sua velocidade máxima é de 45 km/h e, em muitos países europeus, pode ser conduzido a partir dos 14 anos com uma licença AM. O preço inicial de 15.200 euros na Alemanha levanta questionamentos sobre seu custo-benefício, posicionando-o como uma solução de nicho para mobilidade urbana restrita, em vez de um concorrente para carros de entrada convencionais.
Author: Fabio Isidoro
Fabio Isidoro é o fundador e editor-chefe do Canal Carro, onde escreve sobre o universo automotivo desde 2022. Apaixonado por carros e tecnologia, iniciou sua trajetória no portal HospedandoSites e hoje se dedica à criação de conteúdos técnicos e análises completas sobre veículos nacionais e internacionais. 📩 Contato: contato@canalcarro.net.br