O Grupo Volkswagen está determinado em iniciar a produção de baterias de estado sólido em 2025, e anunciou resultados promissores nos testes com a nova tecnologia.
Segundo avança o Automotive News Europe, os testes realizados com um protótipo desenvolvido pela QuantumScape, empresa norte-americana parceira da VW, foram excedidos os valores de referência da indústria em testes realizados recentemente.
Durante os testes da unidade de bateria PowerCo da VW, a célula registou uma perda de 5% de armazenamento após mais de 1000 ciclos de carregamento. Isso equivale a cerca de meio milhão de quilômetros de condução.
O construtor automóvel germânico lembrou ainda que as metas da indústria para esta fase de desenvolvimento são 700 ciclos de carregamento e uma perda máxima de 20% da capacidade.
“Esses resultados são muito encorajadores”, sublinhou Frank Blome, diretor da PowerCo. “O resultado deste desenvolvimento pode ser uma célula de bateria que permite alcançar longas distâncias com um só carregamento, e que pode ser carregada rapidamente sem se deteriorar”.
As baterias de estado sólido são consideradas a próxima geração de baterias para veículos elétricos. Elas oferecem uma série de vantagens em relação às baterias de íons de lítio tradicionais, incluindo maior densidade de energia, maior vida útil e menor tempo de carregamento.
Os resultados alcançados pela VW e pela QuantumScape são um passo importante no desenvolvimento das baterias de estado sólido. Se os testes forem bem-sucedidos, essa tecnologia pode revolucionar o mercado de veículos elétricos.