Pular para o conteúdo
Home » Volkswagen Lupo: Curiosidades que você não sabia desse pequeno carrinho

Volkswagen Lupo: Curiosidades que você não sabia desse pequeno carrinho

Você já ouviu falar do volkswagen Lupo? Esse foi um carro urbano produzido pela fabricante alemã Volkswagen de 1998 a 2005, que tinha como objetivo ser pequeno, eficiente e acessível para a condução na cidade. Neste post, vamos contar como foi idealizado, criado e a origem do nome do Volkswagen Lupo, além de mostrar algumas características e versões desse modelo que foi um sucesso na Europa.

A ideia por trás do Volkswagen Lupo

Volkswagen Lupo Frente e Verso

O Volkswagen Lupo foi baseado na plataforma do Volkswagen Polo, um dos carros mais populares da marca. O Lupo foi apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 1997, e começou a ser vendido na Europa em 1998. O Lupo tinha como objetivo preencher uma lacuna na gama de modelos da Volkswagen, causada pelo aumento de tamanho e peso do Polo. Ele era uma versão com a marca da Volkswagen do seu irmão, o SEAT Arosa, lançado em 1997. As principais diferenças entre os dois modelos eram o estilo e o equipamento.

O significado do nome Volkswagen Lupo

Lateral do Volkswagen Lupo
Lateral do Volkswagen Lupo

O nome Lupo vem do latim e significa lobo, e é uma homenagem à cidade natal da Volkswagen, Wolfsburg. Wolfsburg, em alemão, significa “cidade dos lobos”, e foi fundada em 1938 para abrigar os trabalhadores da fábrica da Volkswagen. O lobo também é o símbolo da cidade e do time de futebol local, o VfL Wolfsburg. O nome Lupo segue a tradição da Volkswagen de batizar seus carros com nomes de animais, como o Golf (golfinho), o Polo (urso polar) e o Fox (raposa).

As versões do Volkswagen Lupo

Versões do Volkswagen Lupo
Versões do Volkswagen Lupo

O Volkswagen Lupo teve várias versões, incluindo uma esportiva (Lupo GTI), uma ecológica (Lupo 3L) e uma de alto desempenho (Lupo FSI). O Lupo também foi vendido no Japão a partir de 2001, onde era conhecido como Volkswagen Eco Up. As opções de motor variavam de 1.0 a 1.6 litros a gasolina e de 1.2 a 1.7 litros a diesel.

A versão mais famosa do Lupo foi a 3L, que tinha como característica principal o baixo consumo de combustível. O Lupo 3L podia rodar até 33 km com um litro de diesel, graças a um sistema de injeção direta, um câmbio automático de cinco marchas e um peso reduzido. O Lupo 3L também foi o primeiro carro de produção em massa a emitir menos de 100 gramas de CO2 por quilômetro, sendo considerado um dos carros mais ecológicos do mundo.

O fim do Volkswagen Lupo

Volkswagen Lupo GTi
Volkswagen Lupo GTi

As vendas do Volkswagen Lupo foram inferiores às expectativas da Volkswagen, em parte devido ao seu preço elevado para a classe e superior ao do SEAT Arosa. Em 2001, uma fonte da Volkswagen afirmou que o Lupo seria descontinuado e substituído por um modelo fabricado na China. A produção do Lupo foi encerrada em junho de 2005, e foi substituído no mercado europeu pelo Fox, projetado no Brasil. O sucessor espiritual do Lupo, o Volkswagen up!, foi lançado em 2011.

Painel do Volkswagen Lupo
Painel do Volkswagen Lupo

O Volkswagen Lupo foi um carro urbano que marcou a história da Volkswagen e da indústria automotiva. Ele foi concebido como um veículo pequeno, eficiente e acessível para a condução na cidade, e teve várias versões, incluindo uma esportiva, uma ecológica e uma de alto desempenho. O Lupo foi substituído pelo Fox, e depois pelo up!, mas deixou um legado de inovação e Sustentabilidade.

E você, o que achou do Volkswagen Lupo? Você já teve ou conhece alguém que teve esse carro? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe este post com os seus amigos. E se você gostou deste conteúdo, não se esqueça de seguir o nosso blog para receber mais novidades sobre o mundo dos carros. Até a próxima! 👋