O Ford Mustang Conversível de 1964 foi a primeira geração da linha de automóveis Ford Mustang. Foi apresentado ao público em 17 de abril de 1964 e inicialmente oferecido como conversível e hardtop. O Mustang de 1964 era movido por motores V8 e opções de 6 cilindros, e foi um sucesso instantâneo, vendendo mais de 22 mil unidades no primeiro dia de lançamento. Este modelo também foi o primeiro carro esportivo americano a ser produzido em massa, e é considerado um ícone da cultura automotiva dos Estados Unidos.
O Chevrolet Corvette Convertible 1953 foi o primeiro modelo da linha Corvette produzido pela Chevrolet. Ele foi apresentado como um conceito em 1952 e lançado para o público em 1953. O carro era alimentado por um motor de seis cilindros em linha e oferecido como um conversível. O Corvette 1953 foi construído com materiais leves como fibra de vidro, o que o tornou mais leve e mais rápido do que os carros da época. Apesar de sua performance impressionante, as vendas foram decepcionantes, com apenas 300 unidades vendidas no primeiro ano. No entanto, a Chevrolet continuou a melhorar o design e desempenho do Corvette ao longo dos anos e se tornou um dos carros esportivos americanos mais icônicos e desejáveis de todos os tempos.
O Mercedes-Benz SL Roadster 1954, também conhecido como o Mercedes-Benz 300SL, foi o primeiro carro esportivo de alta performance produzido pela Mercedes-Benz. Ele foi apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Nova York em 1954 e foi oferecido como um roadster de dois lugares. O carro era alimentado por um motor de seis cilindros em linha de 3 litros e incluía uma característica única de portas de asa de gaivota, que se tornou um símbolo icônico do carro.
O 300SL foi o primeiro carro produzido em série com um motor de injeção direta, o que lhe permitiu alcançar velocidades incrivelmente altas para a época. Além disso, foi um dos primeiros carros a usar freios a disco nas quatro rodas, o que garantiu uma frenagem segura e eficiente.
O 300SL foi um sucesso comercial e tornou-se um dos carros esportivos mais desejáveis da década de 1950. Ele também teve sucesso nas corridas, vencendo muitas corridas de resistência e se tornando o carro de corrida mais bem-sucedido da Mercedes-Benz na época.
O Porsche 356 Pre A Convertible 1954 foi a primeira geração do modelo 356 produzido pela Porsche. Ele foi apresentado pela primeira vez em 1948 como um carro esportivo de duas portas e foi oferecido como conversível a partir de 1950. O 356 Pre A era alimentado por um motor de quatro cilindros de 1,1 litros e foi construído com materiais leves, como alumínio e chapa de aço leve, o que o tornou muito mais leve e ágil do que outros carros da época.
O 356 Pre A foi projetado por Ferry Porsche, filho do fundador da Porsche, e foi inspirado pelo design do Volkswagen Beetle. Ele era conhecido por sua maneabilidade, desempenho e qualidade de construção excepcional.
O 356 Pre A foi um sucesso comercial e tornou-se um dos carros esportivos mais desejados da década de 1950. Ele também teve sucesso nas corridas, vencendo várias corridas de resistência e se tornando um dos carros de corrida mais bem-sucedidos da Porsche na época.
O Volkswagen Beetle Convertible 1938, também conhecido como o Volkswagen Käfer, não foi oferecido como conversível naquele ano. O Volkswagen Beetle foi originalmente concebido e desenvolvido na Alemanha nos anos 30 e foi projetado para ser um carro acessível e confiável para a população em geral. O projeto foi liderado por Ferdinand Porsche, e foi apresentado pela primeira vez em 1938, mas devido à Segunda Guerra Mundial, a produção em massa não foi iniciada até 1945.
A produção do Beetle conversível começou em 1949 e continuou até 1980. Durante esse período, mais de 331 mil unidades foram produzidas. O carro foi um sucesso no mercado americano e se tornou um ícone da cultura popular.