Eu me deparei com uma notícia que me deixou pensando na velocidade da evolução tecnológica e seus imprevistos. Com o aumento gradual dos veículos semi-autônomos nas ruas, é cada vez mais comum vermos carros equipados com uma série de sensores e câmeras apontando para todos os lados. Mas e se um desses sensores pudesse, de repente, danificar algo tão essencial para nós hoje quanto a câmera do nosso celular?
Pois é, parece que isso não é apenas uma teoria. Um usuário do Reddit descobriu da pior forma possível que sensores Lidar montados em carros podem, sob certas circunstâncias, causar danos permanentes à câmera de um telefone. Foi, nas palavras dele, o equivalente tecnológico a encarar diretamente o Sol. E o resultado? A câmera do celular simplesmente “fritou”.
O Que Aconteceu Com a Câmera do iPhone?
A história que viralizou envolve o usuário u/Jeguetelli no Reddit. Ele postou imagens perturbadoras mostrando o que aconteceu com a câmera do seu novíssimo iPhone 16 Pro Max enquanto filmava um Volvo EX90. O carro, um SUV crossover de ponta, estava perfeitamente bem. O problema estava na interação inesperada da sua tecnologia.
O sensor Lidar, montado num compartimento acima do para-brisa do Volvo, disparou uma barragem de luz laser quase infravermelha diretamente na lente da câmera do telefone. O dano foi instantâneo e inconfundível, deixando para trás uma constelação vermelha, rosa e roxa de pixels queimados. Era visível que o dano afetou uma lente específica, pois a imagem voltou ao normal ao mudar para outra lente na mesma câmera.
Por Que o Lidar é Tão Perigoso Para Câmeras?
Para entender o perigo, precisamos saber o que é o Lidar. É uma tecnologia que usa lasers para medir distâncias e criar mapas 3D do ambiente. Em carros autônomos ou semi-autônomos, ele é crucial para a navegação e detecção de obstáculos.
O feixe de luz do Lidar, embora geralmente seguro para os olhos humanos a distâncias normais, é uma luz laser concentrada. Sensores de câmera digital, especialmente os que usamos em nossos smartphones, são superfícies muito sensíveis à luz. Quando um feixe de laser potente e direcionado atinge diretamente um desses sensores, ele pode sobrecarregar e danificar permanentemente os pixels, assim como a luz solar direta pode danificar a retina ou o sensor de uma câmera antiga.
Fabricantes Estão Cientes do Problema?
Sim, parece que estão. A Volvo, fabricante do carro envolvido no incidente, já alerta os proprietários de veículos para evitarem apontar câmeras diretamente para o sensor Lidar. Eles confirmaram ao The Drive que “é geralmente aconselhável evitar apontar uma câmera diretamente para um sensor lidar. A luz laser emitida pelo lidar pode potencialmente danificar o sensor da câmera ou afetar seu desempenho”.
A montadora sueca ressaltou que as câmeras são mais vulneráveis quando estão muito perto e apontadas diretamente para o sensor. Ou seja, como o próprio artigo original comparou, é como olhar para o Sol; simplesmente não faça isso. A regra é clara, mas quem imaginaria que a tecnologia embarcada em um carro moderno como o Audi Q4 E-Tron 45 2025 ou um Lexus ES Sedan 2026 poderia apresentar tal risco?
Lidar: Uma Tecnologia em Ascensão nos Carros?
Apesar desse risco aparente para câmeras, o Lidar está se tornando cada vez mais comum no mundo automotivo, especialmente com o avanço da direção autônoma e assistida. Até mesmo a Tesla, que por muito tempo foi cética em relação aos sensores Lidar (que Elon Musk considerava “caros e desnecessários”) e avessa a adicionar “pods” de sensores aos seus carros, parece estar mudando de ideia.
A Luminar Technologies, uma das principais fornecedoras de tecnologia Lidar, anunciou em seu relatório financeiro do primeiro trimestre que a Tesla se tornou seu maior cliente, comprando equipamentos Lidar no valor de US$ 2.1 milhões. Isso indica uma forte tendência de adoção dessa tecnologia, mesmo por marcas que antes a evitavam. É um sinal de como a tecnologia automotiva, presente em veículos modernos como o BYD que choca o mercado ou o CarPlay Ultra, continua a evoluir, trazendo novas capacidades e, por vezes, novos cuidados necessários.
Pontos Chave sobre Lidar e Câmeras
- Sensores Lidar em veículos emitem luz laser (geralmente infravermelha).
- Essa luz laser pode danificar permanentemente o sensor de câmeras digitais.
- O risco é maior quando a câmera está perto e apontada diretamente para o sensor.
- Fabricantes como a Volvo emitem avisos contra essa prática.
- A tecnologia Lidar está se tornando mais comum em carros novos.
- Até a Tesla, antes cética, está investindo em Lidar.
Perguntas Frequentes
- O Lidar de todos os carros pode danificar minha câmera? Não se sabe se todos os sistemas Lidar representam o mesmo risco, mas a recomendação geral é evitar apontar câmeras diretamente para qualquer sensor Lidar em funcionamento.
- Qual tipo de câmera é mais vulnerável? Sensores de câmera digital, como os encontrados em smartphones e algumas câmeras de vídeo, são particularmente sensíveis à luz laser direta.
- Apontar a câmera rapidamente causa dano? O dano relatado ocorreu quando a câmera estava apontada diretamente para o sensor por um tempo, mesmo que curto. A exposição direta é o fator crítico.
- Como posso evitar esse problema? Simplesmente evite apontar a câmera do seu celular ou outra câmera digital diretamente para os sensores Lidar em veículos, especialmente a curta distância.
Na minha opinião, esse incidente serve como um lembrete fascinante de que a tecnologia, por mais avançada que seja, sempre pode apresentar interações inesperadas. É incrível ver os carros se tornando mais inteligentes e seguros com sistemas como o Lidar, mas é igualmente importante estarmos cientes dos novos cuidados que essa inteligência exige de nós. É um pequeno preço a pagar pela inovação, mas um preço que pode custar caro se não estivermos atentos.
Você já tinha ouvido falar desse risco? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!
Author: Fabio Isidoro
Fabio Isidoro é o fundador e editor-chefe do Canal Carro, onde escreve sobre o universo automotivo desde 2022. Apaixonado por carros e tecnologia, iniciou sua trajetória no portal HospedandoSites e hoje se dedica à criação de conteúdos técnicos e análises completas sobre veículos nacionais e internacionais. 📩 Contato: contato@canalcarro.net.br