O mundo automotivo é frequentemente palco de reinterpretações e homenagens, mas poucas são tão audaciosas e apaixonantes quanto o Rezvani RR1. Este bólido, que toma como ponto de partida o já lendário Porsche 911 (geração 992), é uma verdadeira viagem no tempo, evocando a era dourada do automobilismo, mais precisamente os icônicos carros de corrida dos anos 70, como o Porsche 935 e as máquinas da equipe Kremer.
Mas não se engane, o RR1 não é apenas um rostinho bonito com um design retrô. A Rezvani, conhecida por seus projetos ousados e de alta performance, combinou a estética clássica com o que há de mais moderno em termos de engenharia e tecnologia automotiva. O resultado é um supercarro que não só impressiona pelo visual, mas também pelo desempenho brutal e pela exclusividade.
Um Mergulho na Estética e na Alma do RR1
O design do Rezvani RR1 é, sem dúvida, um dos seus maiores trunfos. A carroceria em fibra de carbono, com suas linhas fluidas e agressivas, é uma clara referência aos Carros de corrida que marcaram época. A dianteira alongada, os para-lamas largos e a traseira imponente, com seu aerofólio pronunciado, conferem ao RR1 uma presença marcante e inconfundível.
No entanto, a Rezvani não se limitou a replicar o passado. A empresa adicionou toques de modernidade, como faróis e lanternas de LED, e refinou a aerodinâmica para garantir que o RR1 não seja apenas bonito, mas também eficiente em altas velocidades.
Sob o Capô: Um Coração de Porsche, Turbinado pela Rezvani
A base do RR1 é o Porsche 911 da geração 992, um dos esportivos mais aclamados da atualidade. A Rezvani oferece duas opções de motorização, ambas baseadas nos motores boxer de seis cilindros da Porsche, mas com um “tempero” extra:
- RR1 600: Baseado no Porsche 911 Carrera T, esta versão é voltada para os puristas, com tração traseira e um motor 3.0 litros biturbo que entrega 600 cavalos de potência. A cereja do bolo? A opção de câmbio manual de 6 ou 7 marchas, para os amantes da condução tradicional, ou o câmbio PDK para trocas rápidas.
- RR1 750: Para quem busca o máximo em desempenho, esta versão é baseada no Porsche 911 Turbo S. O motor 3.8 litros biturbo é levado ao extremo, entregando impressionantes 750 cavalos de potência. A tração é integral, e o câmbio é exclusivamente o PDK de dupla embreagem, garantindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 2 segundos, de acordo com estimativas.
Personalização: Um RR1 para Chamar de Seu
A exclusividade do RR1 vai além da produção limitada a apenas 50 unidades. A Rezvani oferece um leque vastíssimo de opções de personalização, permitindo que cada cliente crie um carro verdadeiramente único.
É possível escolher desde upgrades de performance, como suspensões de rua e de pista, freios Brembo de alta performance, sistema central de fixação para as rodas e melhorias no sistema de arrefecimento, até detalhes estéticos, como a pintura da carroceria, grafismos personalizados, e acabamentos internos exclusivos.
Para os que pretendem levar o RR1 para as pistas, a Rezvani oferece ainda itens de segurança como gaiola de proteção, cintos de segurança de competição e janelas de policarbonato, mais leves e resistentes.
Exclusividade Tem Seu Preço (e Ele é Alto)
Como era de se esperar, um carro tão especial e exclusivo como o Rezvani RR1 tem um preço à altura. A conversão do carro, sem incluir o valor do Porsche 911 doador, parte de expressivos US$ 195.000, para as primeiras unidades.
Considerando os preços dos modelos Porsche 911 que servem de base, o valor final de um RR1 pode facilmente ultrapassar os US$ 329.000, podendo chegar a valores superiores dependendo do nível da personalização. Os preços dos modelos seguintes serão ainda maiores, aumentando a exclusividade.