O Renault Scenic E-Tech é o novo SUV elétrico da marca francesa, que chega ao mercado europeu em 2023. O modelo é a quinta geração do famoso monovolume Scenic, que agora se transformou em um Crossover com design moderno, espaço interno generoso e tecnologia de ponta. Neste artigo, vamos mostrar os principais destaques do Renault Scenic E-Tech, que promete ser uma das melhores opções no segmento dos carros elétricos familiares.
Design e estilo do Renault Scénic E-Tech
O Renault Scenic E-Tech tem um visual que mistura elegância e robustez, com linhas fluidas e angulosas. A frente tem uma grade larga e cromada, que abriga o logotipo da Renault e o nome E-Tech. Os faróis são afilados e têm iluminação em LED, com uma assinatura luminosa em forma de C. A traseira tem lanternas horizontais que se conectam por uma faixa cromada, dando um ar de sofisticação ao carro. O teto tem um vidro panorâmico que pode mudar de opacidade com um toque de botão, permitindo controlar a entrada de luz. As rodas são de 20 polegadas e têm um desenho exclusivo, que favorece a aerodinâmica e a Eficiência energética. Os para-lamas são bem marcados, reforçando a ideia de robustez.
O Renault Scenic E-Tech mede 4,5 metros de comprimento, 1,8 metro de largura e 1,6 metro de altura, sendo um pouco maior que o seu antecessor. O entre-eixos é de 2,7 metros, garantindo um bom espaço interno. O modelo está disponível em nove cores, sendo quatro delas inéditas: Azul Elétrico, Vermelho Fogo, Cinza Magnético e Branco Gelo.
Interior do Renault Scénic E-Tech
O interior do Renault Scenic E-Tech é um dos seus pontos fortes, pois oferece um ambiente espaçoso, confortável e bem acabado. O painel tem um design minimalista, com uma tela sensível ao toque de 12 polegadas que concentra quase todas as funções do carro. O sistema multimídia tem software integrado do Google, além de compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Há também uma fileira de botões físicos para o ar-condicionado, o que facilita o uso. O volante tem vários comandos, incluindo o seletor de marchas, os indicadores de direção e o controle de áudio.
Os materiais usados no interior são de boa qualidade e 80% deles são de origem reciclada, o que mostra a preocupação da Renault com a sustentabilidade. Os bancos são revestidos de couro sintético e tecido, e têm um bom apoio. O banco do motorista tem ajuste elétrico e memória, e o banco do passageiro tem ajuste manual. O banco traseiro é dividido em três partes (40/20/40), mas não tem ajuste de inclinação ou deslizamento. Há apenas dois pontos Isofix para cadeirinhas infantis. O assoalho é plano, sem túnel central, e o encosto do banco central tem um apoio de braço com um suporte para celular e duas portas USB.
O porta-malas do Renault Scenic E-Tech tem capacidade para 545 litros, o que é bastante para a categoria. No entanto, o acesso é prejudicado por um degrau alto e uma boca estreita. O assoalho é profundo e quadrado, e tem alguns ganchos e uma tomada de 12V. Há também um compartimento sob o assoalho para guardar os cabos de carregamento. A Renault diz que vai oferecer um assoalho variável no Reino Unido, que deve resolver esse problema.
Motores e desempenho do Renault Scénic E-Tech
O Renault Scenic E-Tech tem um motor elétrico síncrono de ímã permanente no eixo dianteiro, que pode ter duas potências: 167 cv na versão Comfort Range ou 215 cv na versão Long Range. Não há previsão de uma versão com dois motores e tração integral. As baterias são de íons de lítio de 60 kWh e 87 kWh, que garantem autonomias de 430 e 624 km, respectivamente, no ciclo WLTP. As células são fornecidas pela LG e têm uma densidade energética 6% maior que as do Mégane E-Tech, que usa a mesma plataforma CMF-EV.
O Renault Scenic E-Tech tem uma bomba de calor de série, que ajuda a preservar a Autonomia em temperaturas baixas. O carregamento pode ser feito em até 150 kW em corrente contínua, o que permite recarregar 80% da bateria em cerca de 40 minutos. Há também a opção de carregar em 22 kW em corrente alternada, para quem tem acesso a uma tomada trifásica.
O desempenho do Renault Scenic E-Tech é satisfatório para o uso diário, mas não impressiona. A versão Long Range acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e tem velocidade máxima limitada a 170 km/h. O motor é silencioso e entrega um bom torque de 30,59 kgfm.
Renault Scénic E-Tech no Brasil
Quanto à vinda do Renault Scenic E-Tech para o Brasil, ainda não há nenhuma informação oficial da marca sobre isso. No entanto, alguns sites especializados em carros especulam que o modelo pode chegar ao país em 2024, junto com o Mégane E-Tech, que já foi confirmado pela marca. Se isso se concretizar, o Renault Scenic E-Tech seria um dos primeiros SUVs elétricos familiares a serem vendidos no Brasil, competindo com modelos como o Volkswagen ID.4 e o Hyundai Ioniq 5.
O Renault Scenic E-Tech é um carro que combina design, espaço, tecnologia e sustentabilidade, sendo uma ótima opção para quem busca um SUV elétrico familiar. O modelo deve chegar ao mercado europeu em 2023, com preços a partir de 35 mil euros. Ainda não se sabe se ele virá para o Brasil, mas há boas chances de que isso aconteça em 2024. Fique ligado no nosso site para saber mais novidades sobre o Renault Scenic E-Tech e outros carros elétricos.