Pular para o conteúdo
Home » Porsche Mission X: o hipercarro elétrico que promete ser o mais rápido do mundo

Porsche Mission X: o hipercarro elétrico que promete ser o mais rápido do mundo

A Porsche revelou hoje o seu mais novo conceito de carro: o Mission X. Trata-se de um hipercarro com motor elétrico que a fabricante descreveu como um “farol de tecnologia para o esportivo do futuro”. Para a Porsche, isso significa mais do que detalhes chamativos, como um “E” na traseira que se ilumina e pulsa quando está sendo carregado – embora isso esteja de fato neste conceito. A Porsche está mirando em uma evolução do esportivo que seja futurista, tecnológica e rápida, mas que se encaixe com seus antecessores.


O Mission X é um hipercarro de baixa altura que mede cerca de 450 cm de comprimento e 200 cm de largura e tem uma distância entre eixos de 273 cm. Essas dimensões são semelhantes às do Porsche Carrera GT e 918 Spyder. Pneus escalonados – rodas de 20 polegadas na frente e 21 polegadas na traseira – não só melhoram a aerodinâmica, como também dão a impressão de que o Mission X está pronto para saltar para frente no momento em que o motorista acelera.

Em uma homenagem ao Porsche 917, o Mission X tem portas estilo Le Mans, que se abrem para frente e para cima. Uma pintura “rocket metallic”, componentes envernizados em um acabamento acetinado e toques de fibra de carbono ajudam a completar o visual. A empresa também deu ao seu icônico brasão um visual moderno que inclui uma “besta heráldica” renovada e uma cor dourada mais sutil.

A Porsche foi além da maquiagem, no entanto. O eixo traseiro é equipado com aeroblades quase transparentes, que são projetados como turbinas para melhorar o resfriamento dos freios, e uma cúpula de vidro leve com um exoesqueleto feito de plástico reforçado com fibra de carbono se estende sobre os dois ocupantes, segundo a empresa. Notavelmente, o Mission X é equipado com uma arquitetura de sistema de 900 volts, permitindo um carregamento ainda mais rápido.


A Porsche está enfatizando o tema do automobilismo no Mission X até o interior, que inclui cintos de segurança de seis pontos e um volante aberto, que tem interruptores de modo e borboletas. O veículo também é equipado com várias câmeras, que o motorista pode usar para gravar suas voltas na pista. Esse credencialismo importa para a Porsche. Embora a Porsche tenha parado antes de anunciar que o Mission X entraria em produção, a empresa esboçou o que o hipercarro deveria ser capaz de fazer se chegasse ao mercado.

A empresa disse que como veículo de produção ele teria que ser o veículo legalizado para estrada mais rápido em torno do Nürburgring Nordschleife e ter uma relação potência-peso de cerca de um PS por quilograma, valores de downforce bem superiores aos entregues pelo atual 911 GT3 RS. (O recorde atual é de 6:35.183 minutos na pista completa de 20,8 km) Ah, e ele precisaria carregar cerca de duas vezes mais rápido do que o Taycan Turbo S, que atualmente carrega de 5% a 80% em cerca de 22 minutos.