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Porsche 963 RSP A1

Porsche 963 RSP: O Hipercarro de Le Mans Que Você Pode (Quase) Levar Para Casa!

Puta merda, meus amigos! Enquanto a Porsche se prepara para a batalha épica das 24 Horas de Le Mans, eles decidiram nos presentear com algo totalmente inesperado e, francamente, genial: o Porsche 963 RSP. Esqueça os hipercarros de pista que só vemos nos circuitos; este é um bicho feito para (quase) rodar na rua!

Por Que Alguém Faria Isso? A História Maluca do 963 RSP

Tudo começou com um “e se?”. Essa pergunta simples, mas poderosa, nasceu de um projeto de paixão entre entusiastas da Porsche AG, Porsche Penske Motorsport e Porsche Cars North America. O objetivo? Criar uma versão do 963 que capturasse o espírito e a aparência do lendário 917, que há 50 anos fez uma viagem audaciosa de Zuffenhausen a Paris em vias públicas.

O Presidente e CEO da Porsche Cars North America, Timo Resch, teve a ideia original. Ele queria replicar a ousadia de meio século atrás, quando um 917 de corrida (chassi 30), na época o carro de resistência mais avançado, foi dirigido nas ruas pelo seu enigmático dono. Essa história, por si só, já é lendária, e inspirou a criação deste edição limitada e insana.

A parceria com a lenda do automobilismo, Roger Penske, cujas iniciais dão nome ao carro (RSP), foi crucial. Penske, com uma relação histórica com a Porsche desde 1972, especialmente com o 917/30, abraçou a ideia de criar o carro mais emocionante possível, mantendo a autenticidade de um carro de corrida, mas com as adaptações necessárias para a rua. É o tipo de projeto que faz você pensar: “Que porra eles estão aprontando agora?”.

De Pista Para o Asfalto: O Que Mudou Por Fora?

Visualmente, o 963 RSP se destaca do seu irmão de competição. A mudança mais notável é que ele é o primeiro 963 a ser pintado, em vez de ser envolto em adesivos. A cor escolhida é o Martini Silver, um aceno direto ao 917 de Count Rossi. Pintar uma carroceria de fibra de carbono e Kevlar ultrafina foi um desafio único, mas o resultado ficou espetacular.

As alterações na carroceria não são apenas estéticas. Há novas saídas de ar nos para-lamas, que permitem que o ar dentro das caixas de roda escape, e as placas de cobertura das asas traseiras, obrigatórias na versão de corrida, foram removidas. Um emblema esmaltado da Porsche foi adicionado ao nariz, substituindo o adesivo comum, outro detalhe compartilhado com o 917. Até os pneus Michelin de chuva, usados no debut, exibem logos da era de 1970. E, sim, eles adicionaram pontos de montagem para placas de licença – afinal, a ideia era levá-lo para a rua, perto do Circuito de la Sarthe.

Luxo Inesperado: Por Dentro da Fera de Le Mans

Se por fora ele grita “corrida”, por dentro o 963 RSP sussurra “luxo” – um luxo bem particular, devo admitir. Inspirado pelo interior único e intocado do 917 de 1975, o habitáculo do RSP mistura couro macio na cor tan e Alcantara. Longe da espartana cabine de corrida, este interior é mais acolhedor.

O assento único de fibra de carbono, que na versão de corrida é pura funcionalidade, aqui é revestido em couro com acolchoamento e encosto de cabeça fixo. Pasmem, ele até tem ar condicionado! O revestimento do teto e das colunas é em Alcantara clara, e o volante, cheio de botões na versão de corrida, foi revestido em couro. E a cereja do bolo? Um porta-copos destacável impresso em 3D. É o tipo de detalhe que te faz rir e pensar: “Só podia ser coisa de entusiasta endinheirado”. Ao lado do motorista, há até um painel para guardar o headset Peltor e o laptop usado para operar o carro, além do capacete customizado de Roger Penske.

Detalhes sutis, como as placas finais do sistema de ventilação que imitam o ventilador do motor flat-12 do 917, mostram o nível de atenção. As portas também são revestidas em couro e Alcantara, com uma pequena placa de liga leve indicando o número do chassi e os detalhes de construção. É uma mistura bizarra de tecnologia de ponta e artesanato nostálgico.

A Alma de Competição: O Que Restou do Hipercarro?

Apesar das adaptações para a rua, a essência de competição do 963 está lá. A altura de rodagem foi elevada ao máximo e os amortecedores Multimatic DSSV, projetados para protótipos de corrida, foram ajustados para a configuração mais macia. Isso o torna “um pouco mais amigável e perdoador” que o 963 normal, segundo o piloto Timo Bernhard, que teve a sorte de dirigi-lo nas ruas.

A unidade de controle foi modificada para operar as luzes de direção e ajustar os faróis para uso em estrada. O powertrain híbrido V8, com bateria de íon-lítio capaz de rodar apenas no modo elétrico, manteve a configuração de corrida, mas a entrega de potência da MGU foi remapeada para ser mais suave. O motor também foi adaptado para rodar com gasolina comum, o que, acredite, é uma tarefa e tanto para um motor de corrida de alta performance.

O motor V8 biturbo de 4.6 litros, com cerca de 680 cv, tem suas raízes no programa RS Spyder operado pela Penske, que dominou a classe LMP2 na American Le Mans Series entre 2006 e 2008. Este motor foi expandido para 4.6 litros e usado no 918 Spyder, um hipercarro lendário. A arquitetura com virabrequim plano e curso curto permite uma montagem baixa, otimizando o centro de gravidade. Cerca de 80% dos componentes do motor do 963 são compartilhados com o 918 Spyder, que já foi projetado para trabalhar com um sistema híbrido.

As Diferenças Cruciais: RSP vs. 963 de Pista

  • Pintado (Martini Silver) vs. Envelopado
  • Carroceria com alterações únicas (vents, sem blanking plates)
  • Interior bespoke de couro/Alcantara vs. Minimalista de corrida
  • Altura de rodagem elevada e amortecedores mais macios
  • ECU remapeada para luzes de rua e gasolina comum
  • Inclusão de buzina e pontos de placa
  • MGU remapeada para entrega de potência suave
  • Porta-copos e painel para acessórios
  • Não homologado para competição (versão única)

Perguntas Frequentes Sobre o 963 RSP

  1. O que significa RSP no nome do carro? RSP representa as iniciais de Roger Penske, lenda do automobilismo e um dos idealizadores e “cliente” deste projeto único.
  2. Este carro pode ser comprado? Não. O Porsche 963 RSP é uma criação única (“one-off”) e não faz parte da linha de modelos homologados para venda ao público.
  3. Qual a potência do 963 RSP? O powertrain híbrido V8 mantém a configuração de corrida, entregando aproximadamente 680 cv combinados (com a MGU contribuindo com 30-50 kW em picos), embora a entrega de potência tenha sido suavizada para uso em estrada.
  4. Onde posso ver o 963 RSP? Após seu debut em Le Mans, o carro será exibido no Museu Porsche em Stuttgart e no Goodwood Festival of Speed em julho.

No fim das contas, o Porsche 963 RSP é mais do que um carro; é uma declaração. É a Porsche celebrando sua história, sua audácia e sua capacidade de fazer o impossível. Transformar um hipercarro de ponta, projetado para a implacável batalha de Le Mans, em algo que pode (com permissão especial das autoridades francesas, claro) rodar na rua, com direito a buzina e porta-copos, é simplesmente insano – no bom sentido. Mostra que, mesmo no auge da tecnologia e da competição, ainda há espaço para a paixão, a nostalgia e um toque de loucura gloriosa do DNA do automobilismo. Projetos como este, e outros projetos conceituais arrojados, são um lembrete de que os carros são mais do que máquinas; são sonhos sobre rodas.

E você, o que achou dessa maluquice da Porsche? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Author: Fabio Isidoro

Fabio Isidoro é o fundador e editor-chefe do Canal Carro, onde escreve sobre o universo automotivo desde 2022. Apaixonado por carros e tecnologia, iniciou sua trajetória no portal HospedandoSites e hoje se dedica à criação de conteúdos técnicos e análises completas sobre veículos nacionais e internacionais. 📩 Contato: contato@canalcarro.net.br

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