Pular para o conteúdo
Home » Peugeot inova com ChatGPT nos seus carros elétricos

Peugeot inova com ChatGPT nos seus carros elétricos

Peugeot E-408
Peugeot E-408

A Peugeot é uma marca que sempre se destacou pela sua capacidade de inovação e pela sua visão de futuro. Por isso, não é de estranhar que tenha sido umas das primeiras a integrar a tecnologia ChatGPT, um sistema de inteligência artificial generativa, nos seus veículos de passageiros e comerciais leves.


O ChatGPT é uma tecnologia que permite gerar textos, imagens, sons e outros tipos de conteúdo a partir de um tema ou de uma pergunta. É como se fosse um amigo virtual que sabe de tudo e que pode conversar com você sobre qualquer assunto.

A Peugeot decidiu integrar o ChatGPT no seu i-Cockpit, o painel de instrumentos digital e personalizável que equipa os seus carros. Assim, os condutores podem aceder ao ChatGPT através do comando de voz “ok Peugeot” e fazer-lhe perguntas ou pedidos sobre os mais variados tipos de temas.

Peugeot E-3008
Peugeot E-3008

Por exemplo, o ChatGPT pode informar sobre as condições de trânsito, o clima, as notícias, os eventos culturais, os restaurantes, os hotéis, os pontos turísticos e muito mais. O ChatGPT também pode apresentar os monumentos a visitar numa cidade, contar a sua história e levar os condutores até eles, num processo coordenado com o sistema de navegação.


O ChatGPT é uma tecnologia que aprende constantemente com os dados disponíveis na internet e com as interações com os utilizadores. Por isso, é capaz de se adaptar aos gostos, às preferências e ao estilo de cada condutor, tornando a experiência de condução mais personalizada, divertida e segura.

A Peugeot vai disponibilizar o ChatGPT em toda a sua gama de veículos elétricos, que vai ser composta por 12 modelos 100% elétricos até ao final de 2024. Entre eles, destacam-se o novo E-3008, o E-408 e o E-5008, que vão chegar ao mercado ainda este ano.

Os veículos elétricos da Peugeot oferecem autonomias elétricas ao melhor nível do mercado, graças às suas baterias de alta capacidade e aos seus motores eficientes. O novo E-3008, por exemplo, tem uma autonomia de até 700 km, enquanto o novo E-208 tem uma autonomia de até 566 km.