Sabe aquele carro que a gente olha e já sente a adrenalina correndo? Pois é, o novo Subaru WRX tS 2025 é exatamente assim. Você já deve ter ouvido falar do WRX, um sedã esportivo que conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo. Agora, a Subaru Tecnica International (STI) colocou as mãos na massa e criou uma versão ainda mais apimentada: o WRX tS. E olha, se você curte velocidade, desempenho e um toque de exclusividade, senta que lá vem história!
Subaru WRX tS Suspensão Aprimorada pela STI
Uma das principais novidades do WRX tS 2025 é, sem dúvidas, a suspensão retrabalhada. Os engenheiros da STI, aqueles caras que entendem tudo de performance, deram um talento especial nos amortecedores controlados eletronicamente. Agora, eles oferecem três modos de ajuste: conforto, normal e esportivo. Isso quer dizer, meu caro, que você pode adaptar o comportamento do carro ao seu humor, ou melhor, ao tipo de estrada que vai encarar. Em outras palavras: conforto para o dia a dia, firmeza para uma tocada mais agressiva.
A suspensão do WRX tS foi projetada para proporcionar um controle ainda mais preciso nas curvas. Sabe aquela sensação de que o carro está grudado no chão? É exatamente isso que você vai sentir. A rolagem da carroceria foi reduzida, e o resultado é uma dirigibilidade mais afiada e segura. Se você é do tipo que gosta de acelerar nas estradas sinuosas, vai se amarrar nessa suspensão.
WRX tS Freios Brembo Exclusivos no Segmento
Quando o assunto é performance, não dá para brincar em serviço, concorda? E para garantir que o WRX tS 2025 pare tão bem quanto acelera, a Subaru não economizou nos freios. O bicho vem equipado com um conjunto da grife Brembo, referência mundial em sistemas de frenagem de alta performance. E não é qualquer Brembo, viu? Estamos falando de rotores ventilados e perfurados de 13,4 polegadas na dianteira e 12,8 polegadas na traseira. Para se ter uma ideia, esses freios são maiores que os de muitos esportivos por aí.
E as pinças? Ah, as pinças! Na frente, são nada menos que seis pistões, pintados em um chamativo tom dourado, que dão um visual agressivo ao conjunto, e na traseira, são dois pistões. Essas pinças dianteiras de seis pistões são exclusivas do segmento, um diferencial e tanto. Além disso, as pinças Brembo são do tipo monobloco, ou seja, são usinadas a partir de uma única peça de alumínio. Isso garante maior resistência e um desempenho superior em comparação com os freios deslizantes, que são mais comuns. Em resumo, meu amigo, esses freios são feitos para aguentar o tranco, mesmo nas condições mais extremas.
Subaru WRX tS Direção Eletronicamente Ajustável
A direção do WRX tS 2025 é outro ponto que merece destaque. Assim como a suspensão, ela também pode ser ajustada eletronicamente. Isso significa que você pode alterar o peso e a resposta do volante de acordo com a sua preferência. Quer uma direção mais leve para manobras na cidade? Sem problemas. Prefere uma pegada mais firme e direta para uma condução esportiva? É só selecionar o modo adequado. É como ter dois carros em um, só que muito melhor.
Essa possibilidade de ajustar a direção, juntamente com a suspensão, permite que o WRX tS se adapte a diferentes estilos de pilotagem e condições de pista. Se você é daqueles que gosta de sentir o carro na mão, vai curtir a precisão e a comunicação que essa direção oferece. E se você é do tipo que prefere uma condução mais relaxada, também vai encontrar um ajuste que te agrada.
Drive Mode Select Antes Exclusivo do WRX GT
Lembra do Drive Mode Select? Aquele sistema que permite ajustar vários parâmetros do carro com o toque de um botão? Pois é, ele era exclusivo do WRX GT, a versão mais cara da linha. Mas a Subaru resolveu democratizar a tecnologia e agora o WRX tS 2025 também vem com esse brinquedinho. E olha, faz toda a diferença! Com o Drive Mode Select, você pode ajustar o desempenho do motor, a resposta da direção, o comportamento da suspensão e até o funcionamento do sistema EyeSight, que é o conjunto de assistências ao motorista da Subaru.
São quatro modos disponíveis: além do conforto, normal e esportivo, que já mencionamos, tem também um modo individual. Nele, você pode combinar as configurações de cada parâmetro do jeito que preferir. É como montar o seu próprio WRX tS, do seu jeito. Gosta de uma suspensão mais firme, mas prefere uma direção mais leve? Sem problemas. Quer um motor mais arisco, mas uma suspensão mais confortável? É só ajustar. As possibilidades são inúmeras, e você pode explorar cada uma delas até encontrar a configuração perfeita para o seu estilo de pilotagem.
Design Exterior do WRX tS Detalhes Exclusivos
Beleza é fundamental, e o WRX tS 2025 não decepciona nesse quesito. Ele mantém as linhas agressivas e musculosas que já são marca registrada do WRX, mas adiciona alguns detalhes que o diferenciam das demais versões. Para começar, os espelhos retrovisores são pintados em Crystal Black Silica, um preto brilhante que dá um toque de sofisticação ao conjunto. A antena, do tipo barbatana de tubarão, também é pintada na mesma cor. E para completar, o spoiler traseiro é exclusivo da versão tS.
Na traseira, o destaque fica por conta do emblema “tS” e das lanternas, que têm um design inspirado em lava vulcânica. É um detalhe sutil, mas que faz toda a diferença no visual do carro. E para os puristas de plantão, uma boa notícia: o WRX tS não tem teto solar. Isso não é um demérito, muito pelo contrário. A ausência do teto solar contribui para uma maior rigidez da carroceria, o que é ótimo para a performance, e também proporciona mais espaço para a cabeça, especialmente para quem usa capacete em track days.
Interior do WRX tS Bancos Recaro e Acabamento
Se por fora o WRX tS 2025 impressiona, por dentro não é diferente. O interior é um show à parte, com um ambiente que mistura esportividade e requinte na medida certa. Os bancos dianteiros são do tipo concha, fornecidos pela renomada Recaro, e têm um design de alto desempenho. Eles são revestidos em Ultrasuede preto, um material que lembra a camurça, mas é mais resistente e fácil de limpar, e trazem detalhes em azul, além do logotipo WRX tS em vermelho nos encostos de cabeça.
O design em forma de Y dos bancos não é apenas estético, viu? Ele foi pensado para oferecer maior apoio lateral, mantendo o seu corpo firme no lugar mesmo nas curvas mais fechadas. E para garantir o conforto, o banco do motorista tem ajuste elétrico em oito direções, enquanto o do passageiro tem ajuste manual em quatro direções. Além dos bancos, o interior também conta com costura azul no volante, painel e alavanca de câmbio, e o botão de ignição vermelho tem o logotipo STI, para você nunca esquecer que está a bordo de um Subaru de raça.
WRX tS Tecnologia Sistema Multimídia Completo
E como estamos em 2024, é claro que o WRX tS 2025 não poderia deixar de fora uma boa dose de tecnologia. O painel de instrumentos é totalmente digital, com uma tela de 12,3 polegadas que pode ser configurada de diversas maneiras. Você pode escolher quais informações quer ver, desde dados de performance até detalhes de navegação. E para controlar tudo isso, tem uma central multimídia SUBARU STARLINK com uma tela sensível ao toque de 11,6 polegadas.
Essa central multimídia é um verdadeiro centro de comando. Além das funções tradicionais de áudio e conectividade, ela permite ajustar as configurações do veículo, como o ar-condicionado, por exemplo. E para quem não abre mão dos botões físicos, a Subaru manteve alguns controles analógicos para a temperatura e o volume do som, o que é ótimo para quem prefere uma operação mais intuitiva.
WRX tS Desempenho Motor Boxer Turbo de 271 cv
Agora, vamos falar do que realmente interessa: o desempenho. Debaixo do capô, o WRX tS 2025 traz o já conhecido motor SUBARU BOXER de 2,4 litros turbo. Esse motor é um boxer, ou seja, tem os cilindros contrapostos, o que contribui para um centro de gravidade mais baixo e, consequentemente, para uma melhor estabilidade. Ele entrega 271 cavalos de potência e um torque máximo que está disponível entre 2.000 e 5.200 rpm. Na prática, isso significa que o carro tem força de sobra em praticamente qualquer rotação, tornando as acelerações e retomadas muito vigorosas.
E para quem gosta de trocar as marchas, uma boa notícia: o WRX tS é oferecido apenas com uma transmissão manual de seis velocidades. Nada de câmbio automático aqui, meu amigo. É você e a máquina, em perfeita sintonia. E para provar que o WRX tS não é só teoria, a Subaru testou o carro no Sonoma Raceway, um circuito conhecido por suas curvas desafiadoras. O resultado? Um desempenho exemplar, tanto na pista quanto em estradas sinuosas.
WRX tS Dirigibilidade Chassi Bem Projetado
Você já deve ter percebido que o WRX tS 2025 é um carro feito para quem gosta de dirigir, certo? E para garantir uma experiência ao volante à altura de suas especificações, a Subaru caprichou no acerto do chassi. Mesmo sendo um veículo com tração integral, o que geralmente resulta em um comportamento mais subesterçante (quando a frente do carro tende a sair da trajetória), o WRX tS surpreende com uma dirigibilidade neutra. Isso significa que ele contorna as curvas com precisão, sem sustos, transmitindo muita confiança ao motorista.
E lembra dos freios Brembo que mencionamos lá em cima? Pois é, eles também foram testados à exaustão no Sonoma Raceway. E o resultado foi impressionante: mesmo após várias voltas rápidas, os freios se mostraram muito consistentes, sem apresentar fadiga ou perda de eficiência. Isso é fundamental para quem pretende usar o carro em track days ou em uma condução mais esportiva em estradas.
WRX tS Consumo, Dimensões e Preço
Não foram divulgados dados de consumo do WRX tS 2025, entretanto, considerando o motor 2.4 turbo e o foco em desempenho, não se espera que o consumo seja um dos pontos fortes do modelo. É provável que os números fiquem próximos aos do WRX convencional, que tem médias de consumo na cidade em torno de 8 km/l e na estrada em torno de 12 km/l, de acordo com dados de mídia especializada.
As dimensões do WRX tS 2025 não foram divulgadas, mas devem ser semelhantes às do WRX convencional, que mede aproximadamente 4,67 metros de comprimento, 1,83 metros de largura e 1,47 metros de altura, com entre-eixos de 2,67 metros.
O preço do WRX tS 2025 ainda não foi revelado oficialmente, mas a expectativa é que ele fique acima dos US$ 40.000 quando for lançado, no início do próximo ano. Considerando todos os aprimoramentos em relação ao WRX TR, é um valor que se justifica pela exclusividade e pelo desempenho superior que o modelo oferece.
Galeria de Fotos do Subaru WRX tS 2025