O novo Nio ET9 chegou chegando e, olha, não é pouca coisa não. Esse sedã de luxo, que tem um jeitão de SUV coupé, está dando o que falar com suas tecnologias de ponta e um conforto que, francamente, parece coisa de filme. Vamos combinar que um carro que ajusta a suspensão mil vezes por segundo e ainda tem um sistema de direção que nem precisa de conexão mecânica com as rodas é, no mínimo, impressionante, né?
Plataforma NT 3.0 Chega no ET9
Pois é, parece que a Nio não estava de brincadeira quando decidiu inovar. O ET9 é o primeiro da marca na China a ostentar uma arquitetura global de 900V. E não para por aí, a plataforma NT 3.0, que já deu as caras no Onvo L60, agora também faz parte do ET9. Imagina só, o carro ajusta o torque da suspensão ativa mil vezes por segundo. É ou não é de cair o queixo?
Além da arquitetura de 900V, que é uma baita novidade, o ET9 traz um sistema de chassi inteligente que eles chamaram de Skyride. Esse sistema ajusta a suspensão de um jeito que você nem sente as imperfeições da pista. E se você curte estabilidade, vai gostar de saber que o diâmetro de giro é de apenas 10,9 metros, graças ao sistema de direção nas rodas traseiras.
ET9, Um SUV Coupé Disfarçado
Aí você olha para o ET9 e pensa: “Isso é um sedã ou um SUV?” Pois é, com 5324 mm de comprimento e 2016 mm de largura, ele é o maior Nio até agora. A silhueta e a altura de 1620 mm dão aquele ar de SUV coupé, semelhante aos modelos ES6 e ES7. Mas não se engane, é um sedã com ares de carro grande, pronto para impressionar.
E as rodas? Ah, as rodas são de 23 polegadas, calçadas com pneus Pirelli PZERO EV-specific. E se você gosta de exclusividade, vai curtir a cor azul cerâmica meia-noite, que é única do ET9. Sem contar a cortina de luz de dois metros quadrados projetada na lateral das portas. Fala sério, é muita ostentação, hein?
Luxo no Interior do Novo ET9
Entrar no ET9 é como entrar em uma sala VIP de aeroporto. O painel de instrumentos tem 48 polegadas e a tela de infotainment, 15,6 polegadas. Mas o melhor está nos bancos traseiros, que são ajustáveis em até 135 graus. É quase uma cama! E se você acha que acabou, tem mais: duas telas nos encostos dos bancos dianteiros para o pessoal de trás se divertir.
O console central, que a Nio chama de “Executive Bridge”, se estende até a parte traseira, criando um ambiente ainda mais luxuoso. Precisa de um drink? Sem problemas, o ET9 tem um refrigerador de 10 litros que vai de -2°C a 55°C. E para guardar seus pertences valiosos, um compartimento secreto. Os assentos? Com 16 pontos de massagem com pedras quentes e aquecimento em todos os pontos de contato. É puro luxo!
Nio ET9 Tecnologias Exclusivas
A tecnologia do ET9 é de outro mundo. O sistema de som Nio LYRA 8.2.4.8, com 35 alto-falantes e 2800W, é praticamente um show particular dentro do carro. E a direção “drive-by-wire”? Sem conexão mecânica entre o volante e as rodas, como nos aviões. É tecnologia de ponta que a gente só via em filmes de ficção científica.
O head-up display (HUD) com realidade aumentada (AR) mostra informações importantes, como locais de troca de bateria, diretamente no seu campo de visão. E o sistema operacional SkyOS é o primeiro para veículos elétricos inteligentes da China. Alta largura de banda, baixa latência e um poder de computação que faz qualquer gamer ficar com inveja.
Segurança Máxima no Nio ET9
Segurança é coisa séria, e a Nio sabe disso. O ET9 vem com nove airbags e, pasme, consegue manter o controle mesmo com um pneu furado a 160 km/h. Testado e aprovado! O sistema de direção autônoma? Segundo a Nio, é 20 vezes mais seguro que um motorista humano, com 31 sensores, incluindo três unidades lidar e radar de imagem de onda milimétrica 4D.
A cobertura do lidar é de 350 graus, e a das câmeras, 360 graus. Ou seja, o carro tem olhos em todos os lugares. A Nio realmente não brinca em serviço quando o assunto é segurança. É para você se sentir protegido em qualquer situação, e isso faz toda a diferença.
Desempenho Surpreendente do ET9
E o desempenho? Bom, o ET9 não decepciona. Com uma bateria de 120 kWh e densidade de energia de 292 Wh/kg, ele alcança até 650 km de autonomia no ciclo CLTC. E se precisar de uma carga rápida, em 5 minutos você adiciona o equivalente a 255 km de alcance. Precisa de mais? Uma estação de troca de bateria de quarta geração faz a troca em apenas 144 segundos.
O sistema de acionamento elétrico 900V Thunder tem um motor elétrico síncrono de imã permanente de 925V com 340 kW de potência e um motor de indução assíncrono no eixo dianteiro com 180 kW. Resultado? Aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos. É para deixar muito esportivo por aí comendo poeira.
Galeria de Fotos do Nio ET9