O Mazda RX7 foi um dos carros esportivos mais icônicos da História, graças ao seu Design elegante, seu Desempenho impressionante e seu motor rotativo exclusivo. Neste post, vamos contar como foi idealizado, criado e origem do nome do carro, e quais foram as suas principais características e conquistas ao longo de três gerações.
A origem do RX7
O RX7 foi o primeiro carro Esportivo de massa da Mazda, lançado em 1978. Ele usava um motor rotativo Wankel, que era compacto, leve e diferente dos motores convencionais. O nome RX7 vem de Rotary eXperiment 7, que era o número do projeto interno da Mazda para o carro.
O RX7 foi idealizado pelo designer Matasaburo Maeda, que queria criar um carro esportivo que fosse prático, acessível e moderno. Ele se inspirou em carros europeus como o Porsche 924 e o Lotus Elan. Ele também aproveitou a experiência da Mazda com motores rotativos, que eram mais adequados para carros pequenos e leves.
O RX7 foi criado com uma distribuição de peso equilibrada e um baixo centro de gravidade, graças à posição do motor atrás do eixo dianteiro. O RX7 também tinha um grande vidro traseiro que abria como uma porta, aumentando o espaço de bagagem.
As três gerações do RX7
O RX7 teve três gerações, cada uma com seu próprio design e características. Vamos ver um pouco de cada uma delas:
- A primeira geração (SA/FB), de 1978 a 1985, era um cupê de duas portas e dois lugares, com um motor rotativo 12A de 100 cv ou um 13B de 135 cv. Era um carro ágil, divertido e econômico, que conquistou muitos fãs pelo mundo. O RX7 também se destacou nas pistas, vencendo diversas competições de rali e endurance.
- A segunda geração (FC), de 1986 a 1992, era um cupê de 2+2 lugares ou um conversível, com um motor rotativo 13B de 146 cv ou um turbo de 182 cv. Era um carro mais sofisticado, confortável e potente, que competia com modelos como o Toyota Supra e o Nissan 300ZX. O RX7 também continuou fazendo sucesso nas corridas, especialmente na categoria IMSA GTU, onde dominou por vários anos.
- A terceira geração (FD), de 1992 a 2002, era um cupê de 2+2 lugares ou um 2 lugares limitado, com um motor rotativo 13B com dois turbos sequenciais, que gerava 255 cv. Era um carro de alto desempenho, com um design aerodinâmico e um sistema de suspensão avançado. O RX7 também se tornou um ícone da cultura pop, aparecendo em filmes como Velozes e Furiosos e jogos como Gran Turismo.
O fim e o legado do RX7
O RX7 foi descontinuado em 2002, devido à queda nas vendas, ao aumento dos custos de produção e às normas de emissão mais rigorosas. Ele foi substituído pelo RX8, que também usava um motor rotativo, mas com um design diferente.
O RX7 ainda é considerado um dos melhores carros esportivos japoneses de todos os tempos, e tem uma legião de fãs e entusiastas pelo mundo. Ele é um carro que marcou época, pela sua inovação, beleza e personalidade.
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