Pular para o conteúdo
Maextro S800 04

Maextro S800: O Sedã Ultra-Luxo da JAC-Huawei Que Quer Destronar os Gigantes

Prepare-se para conhecer um novo player no jogo do ultra-luxo automotivo, um que não veio do eixo tradicional Europa-América, mas sim da China, fruto de uma aliança inusitada e poderosa. A Maextro S800, nascida da parceria entre a veterana JAC Motors e a gigante tecnológica Huawei, está chegando para chacoalhar o mercado e, quem sabe, até roubar alguns olhares (e clientes) de marcas consagradas como Mercedes-Maybach e Rolls-Royce.

Este não é apenas mais um sedã grande; é uma declaração de intenções. A Maextro S800 combina a expertise em fabricação da JAC com o músculo tecnológico da Huawei, prometendo um carro que não só é luxuoso, mas também incrivelmente inteligente e potente. E a pré-venda, prevista para o final de 2024 com lançamento em 2025, já gera burburinho sobre o que essa dupla dinâmica preparou.

O Que Torna o Maextro S800 Tão Especial?

A Maextro S800 não é apenas mais um carro elétrico; é a materialização de uma parceria ousada entre a tradicional JAC Motors e a gigante tecnológica Huawei. Essa colaboração visa unir o melhor de dois mundos: a capacidade de produção e a plataforma automotiva da JAC com a inovação tecnológica da Huawei em software, sistemas inteligentes e eletrificação.

Posicionado para brigar diretamente com titãs como Mercedes-Maybach S-Class, BMW Série 7 e Rolls-Royce Ghost, este sedã chinês promete redefinir o que esperamos do luxo sobre rodas. Sua origem em Hefei, Anhui, e a utilização da plataforma Tuling Longxing indicam uma base sólida para toda a tecnologia embarcada.

Design Que Impõe Respeito e Detalhes Que Surpreendem

Com seus 5,48 metros de comprimento, 2 metros de largura e mais de 3,3 metros de distância entre-eixos, o S800 não passa despercebido. É um sedã imponente, com proporções que remetem, propositalmente, a modelos de ultra-luxo ocidentais. O design evoca uma elegância fluida, e a opção de carroceria em duas cores reforça a aura de sofisticação que a Maextro busca transmitir.

Mas os verdadeiros diferenciais visuais estão nos detalhes que flertam com o futurismo sem cair na extravagância. Faróis e lanternas com barras de LED duplas e um design que lembra a “Via Láctea” dão uma identidade noturna única. As maçanetas com iluminação são um toque sutil, mas que eleva a experiência de entrar no veículo.

Destaques Visuais Notáveis

  • Design elegante e imponente, inspirado em ícones.
  • Opção de carroceria em duas cores.
  • Faróis e lanternas com barras de LED duplas (“Via Láctea”).
  • Maçanetas externas com iluminação.
  • Teto com iluminação interna que simula um céu estrelado (estilo Rolls-Royce).
  • Rodas com design arrojado e aerodinâmico.
  • Sensor Lidar posicionado de forma proeminente no teto.

Entrando no S800, a sensação é de estar em um lounge de primeira classe sobre rodas. A configuração de 4 lugares individuais deixa claro que o foco é o conforto e o luxo para cada ocupante, com materiais nobres como couro de alta qualidade, madeira e outros acabamentos requintados.

O cockpit é dominado por uma faixa contínua que abriga três telas gigantes integradas, criando um ambiente digital imersivo e altamente funcional, tudo orquestrado pelo avançado sistema de infotainment da Huawei. E para momentos de privacidade ou entretenimento especial, uma tela retrátil com projetor pode surgir como divisória entre as fileiras de assentos, algo digno de jatos particulares. O sistema de som premium, com alto-falantes nos encostos de cabeça traseiros, e um console central que pode incluir até compartimento com abertura por impressão digital, completam a experiência de requinte.

Potência Bruta ou Eficiência Inteligente?

Aqui, a Huawei mostra a que veio com seus motores elétricos DriveONE e sistemas de controle. O Maextro S800 oferece opções de motorização que atendem a diferentes necessidades, mas sempre com números impressionantes, seja na versão puramente elétrica (BEV) ou na híbrida com extensor de alcance (EREV).

A versão 100% elétrica (BEV), equipada com três motores (um na frente de ~215 cv e dois atrás de ~318 cv cada), entrega uma potência total combinada de aproximadamente 852 cv (635 kW). É força de sobra para mover essa “sala de estar” de luxo com agilidade surpreendente, característica dos veículos elétricos de alta performance.

Para quem busca autonomia máxima sem a ansiedade de recarga, a versão EREV (elétrica com extensor de alcance) é a pedida. Nela, um motor a combustão 1.5 Turbo (~154-156 cv) atua *exclusivamente* como gerador para recarregar a bateria, não tracionando as rodas diretamente. Há opções EREV com dois ou três motores elétricos, atingindo potências combinadas de 523 cv ou até os mesmos 852 cv da BEV, com algumas fontes mencionando uma versão de performance ainda mais alta, chegando a 1006 cv (750 kW). Essa versatilidade é um trunfo.

Ficha Técnica da Força (Configurações Principais)

  • BEV (3 Motores): ~852 cv, Tração Integral.
  • EREV (2 Motores + Gerador): ~523 cv (sistema), Tração Integral.
  • EREV (3 Motores + Gerador): ~852 cv (sistema), Tração Integral.
  • Motor Gerador: 1.5 Turbo (~154-156 cv).

A tecnologia de bateria fornecida pela CATL, com química NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), é um dos pontos altos. A versão BEV conta com cerca de 94-97 kWh, oferecendo uma autonomia estimada (ciclo CLTC) entre 650 km e 702 km. Já a versão EREV usa uma bateria menor (~63-65 kWh), mas a autonomia elétrica pura de 272 km a 371 km é complementada pela autonomia total combinada, que pode chegar a incríveis 1.155 km a 1.333 km.

E falar em ir de 10% a 80% em pouco mais de 10 minutos (6C na EREV, 12 min com 5C na BEV) não é ficção científica, é a realidade do S800 graças à sua arquitetura de 800V e à tecnologia de carregamento ultrarrápido. Isso significa menos tempo parado carregando e mais tempo aproveitando a viagem. Para aqueles que se interessam por carros elétricos com foco em autonomia e tecnologia, talvez gostem de conhecer o Alpine A390 2026, um elétrico que também promete mudar conceitos.

Tecnologia que Pensa e Ajuda a Dirigir

A inteligência artificial e os sistemas de assistência à condução são o coração tecnológico do Maextro S800, cortesia da Huawei com seu sistema ADS (Advanced Driving System). A promessa é de condução autônoma de Nível 3, o que significa que, em certas condições e vias, o carro pode assumir o controle total da direção, aceleração e frenagem, com o motorista ainda precisando estar pronto para intervir.

Equipado com sensor Lidar no teto e uma série de outros sensores e câmeras, o veículo está preparado para oferecer uma experiência de viagem mais relaxada e segura, antecipando obstáculos e tomando decisões em tempo real. Aliás, a presença de Lidar em carros tem levantado discussões sobre segurança para outros dispositivos, como celulares, um tópico que exploramos em nosso artigo sobre como o Lidar automotivo pode queimar a câmera do seu telefone.

E por falar em manobras, o recurso “Crab Walk” (Modo Caranguejo) é uma inovação que fará a diferença em estacionamentos apertados ou em espaços restritos. As rodas traseiras podendo esterçar em até 16 graus permitem movimentos laterais que pareciam impossíveis para

Author: Fabio Isidoro

Fabio Isidoro é o fundador e editor-chefe do Canal Carro, onde escreve sobre o universo automotivo desde 2022. Apaixonado por carros e tecnologia, iniciou sua trajetória no portal HospedandoSites e hoje se dedica à criação de conteúdos técnicos e análises completas sobre veículos nacionais e internacionais. 📩 Contato: contato@canalcarro.net.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *