Conheça o Lancia Pu+Ra Montecarlo, uma releitura moderna do clássico dos anos 70 que resgata a glória da marca nos ralis. Veja!
A Lancia iniciou um novo capítulo em sua história, mas sua linha atual, focada no compacto Ypsilon, deixa os fãs aguardando por algo com mais alma esportiva. Atendendo a esse desejo, o designer Christopher Giroux, da Ford, dedicou seu tempo livre para criar o Lancia Pu+Ra Montecarlo, uma homenagem espetacular que celebra os 50 anos do icônico cupê dos anos 70.
Um Cupê Renascido com Toques Modernos
O projeto de Giroux não é apenas um exercício de nostalgia; é uma fusão inteligente entre o passado e o futuro. O conceito bebe da fonte do Lancia Pu+Ra HPE Concept de 2023, mas com um realismo que o torna plausível para produção. Referências clássicas do Montecarlo original, como os icônicos contrafortes laterais, foram recriadas em vidro transparente, um toque de mestre que une leveza e agressividade. A dianteira, com seu queixo pronunciado e para-lamas esculpidos, confere uma postura exótica, enquanto a iluminação em LED em formato de “T” alinha o carro à nova linguagem de design da Lancia. O processo criativo combinou esboços manuais com ferramentas digitais e IA, mostrando como um projeto de carro elétrico pode se tornar uma verdadeira obra de arte.
Homenagem ao Legado de Rali
A história do Montecarlo está intrinsecamente ligada ao automobilismo, servindo de base para o lendário Lancia Rally 037, o último carro de tração traseira a vencer um campeonato mundial de rali. Para honrar esse legado, Giroux concebeu uma versão de competição do Pu+Ra Montecarlo com a inconfundível pintura da Alitalia, imortalizada pelo Stratos HF. Esta variante de corrida ganha rodas douradas, um kit de carroceria mais agressivo com novas entradas de ar, capô com scoop, e um proeminente difusor traseiro. A paixão por carros de rali é algo que marcas como a Toyota entendem bem, como vemos na constante evolução e expectativa em torno do Toyota GR Corolla 2026.
Motorização e Futuro: O Que Esperar?
O designer não especificou a motorização, mas as proporções e a ausência de saídas de escape visíveis na versão de rua sugerem um trem de força elétrico, que poderia posicioná-lo entre os carros elétricos mais rápidos da atualidade. No entanto, esboços iniciais e a traseira ventilada da versão de rali abrem espaço para um arranjo híbrido com motor central. Embora um novo esportivo da Lancia seja um sonho distante, já que a marca precisa primeiro consolidar suas vendas com modelos como o recém-lançado Lancia Ypsilon Hybrid 2025, projetos como este nos lembram do potencial e do carisma que tornaram a marca italiana tão cativante. É um lembrete do que é possível quando se resgata um legado, algo que vimos no recente renascimento do icônico Ferrari Testarossa, que voltou com mais de 1.000 cavalos de potência.
Author: Fabio Isidoro
Fundador e editor-chefe do Canal Carro, dedica-se a explorar o universo automotivo com profundidade e paixão. Entusiasta de carros e tecnologia, produz conteúdos técnicos e análises detalhadas sobre veículos nacionais e internacionais, unindo informação de qualidade e olhar crítico para o público.