O Jeep Compass é um dos SUVs mais populares do Brasil, mas você sabe como ele surgiu e evoluiu ao longo dos anos? Neste post, vamos contar a história das gerações do Jeep Compass e o que cada uma delas tinha de especial. Acompanhe!
A primeira geração do Jeep Compass foi lançada em 2006, como um modelo compacto e urbano, que buscava atrair um público mais jovem e descolado. O design era arrojado e moderno, com linhas angulosas e faróis quadrados. O Compass tinha duas opções de motorização: um 2.0 a gasolina de 156 cv e um 2.4 a gasolina de 172 cv. O câmbio podia ser manual de cinco marchas ou automático CVT. O Compass também oferecia tração integral como opcional, mas não era um veículo preparado para enfrentar terrenos difíceis.
Em 2011, o Jeep Compass passou por uma reestilização, que deixou o seu visual mais alinhado com os outros modelos da marca, como o Grand Cherokee. A grade frontal ganhou sete fendas cromadas, os faróis ficaram mais arredondados e o para-choque foi redesenhado. O interior também recebeu melhorias no acabamento e no espaço interno. O motor 2.0 foi substituído por um 2.0 turbodiesel de 163 cv, que se juntou ao 2.4 a gasolina. O câmbio CVT deu lugar a um automático de seis marchas.
A segunda geração do Jeep Compass foi apresentada em 2016, como um projeto global da marca, desenvolvido no Brasil. O novo Compass tinha um design mais sofisticado e elegante, com linhas fluidas e harmoniosas. O SUV cresceu em tamanho e em espaço interno, oferecendo mais conforto e segurança para os ocupantes. O Compass também ganhou novas tecnologias, como central multimídia com tela sensível ao toque, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e câmera de ré. O Compass tinha três opções de motor: um 2.0 flex de 166 cv, um 2.0 turbodiesel de 170 cv e um 1.3 turbo de 185 cv. O câmbio podia ser automático de seis ou nove marchas.
Em 2021, o Jeep Compass recebeu uma nova atualização, que trouxe novidades no design, no interior e na mecânica. O SUV ganhou uma nova grade frontal, com detalhes em preto brilhante, novos faróis de LED, novas rodas de liga leve e novas cores. O interior ficou mais refinado e tecnológico, com painel digital de 10 polegadas, central multimídia de 8,4 ou 10,1 polegadas, carregador sem fio para celular e sistema de som premium da Beats. O motor 2.0 flex foi aposentado e o 1.3 turbo passou a ser a única opção a gasolina, com 185 cv na versão aspirada e 200 cv na versão híbrida plug-in.
O que será que o futuro reserva para o Jeep Compass? Será que ele vai continuar sendo um sucesso de vendas e de crítica? Será que ele vai ganhar novos recursos e funcionalidades? Será que ele vai se tornar um ícone da marca? Só o tempo dirá, mas uma coisa é certa: o Jeep Compass já deixou a sua marca na história dos SUVs.