Mal chegou e o Honda Prelude já vai para as pistas! Conheça a versão de corrida com 650 cv que substituirá o Civic Type R-GT na Super GT.
Mal o mundo se acostumou com a ideia do retorno do Honda Prelude, e a marca japonesa já elevou as apostas a um nível estratosférico. A Honda acaba de revelar o Prelude-GT, uma máquina de corrida desenvolvida para competir na acirrada categoria GT500 da Super GT japonesa a partir do próximo ano. Embora o visual remeta ao novo cupê, por baixo da carroceria, é uma fera completamente diferente do modelo de produção com seus modestos 200 cv.
O que Torna o Prelude-GT uma Fera das Pistas?
Esqueça a plataforma do carro de rua. O Prelude-GT é construído sobre um monocoque de fibra de carbono, seguindo as rigorosas regulamentações da categoria GT500. O coração desta máquina é um motor 2.0 turbo de quatro cilindros capaz de gerar impressionantes 650 cavalos de potência, uma demonstração de como as montadoras conseguem extrair números absurdos de motores compactos. Toda essa força é enviada para as rodas traseiras através de uma transmissão sequencial de seis velocidades, uma configuração puramente de competição.
Uma Troca Estratégica para Vencer
O Prelude-GT não chega para um passeio no parque. Ele enfrentará rivais de peso como o Toyota GR Supra GT500 e o Nissan Z Nismo GT500, que recentemente ganhou uma versão com câmbio manual para as ruas. A Honda está substituindo seu carro anterior, o Civic Type R-GT, que, apesar de sua base icônica, teve um desempenho abaixo do esperado, com apenas uma vitória em dois anos de competição. A decisão de aposentar o Civic, uma máquina que na sua versão de rua já é um ícone de performance, mostra a urgência da Honda em voltar ao topo. Com a Toyota dominando a categoria com o GR Supra, um carro que já inspira projetos insanos com motor V8, a Honda não podia ficar para trás e aposta no formato de cupê do Prelude para ganhar a vantagem aerodinâmica que faltava.
Author: Fabio Isidoro
Fundador e editor-chefe do Canal Carro, dedica-se a explorar o universo automotivo com profundidade e paixão. Entusiasta de carros e tecnologia, produz conteúdos técnicos e análises detalhadas sobre veículos nacionais e internacionais, unindo informação de qualidade e olhar crítico para o público.