O novo Honda Civic Type R (FL5) chega com a fama de ser o melhor hot hatch já feito, trocando o design polêmico da geração anterior por um visual mais maduro e refinado, sem perder a agressividade que define o modelo. Embora ainda ostente uma imponente asa traseira, o conjunto agora é mais harmonioso, deixando claro que se trata de um carro de alta performance com um toque de elegância.
O aumento de preço é justificado por uma cabine que eleva o padrão do segmento. Com um interior minimalista, materiais de alta qualidade e um painel digital moderno, o ambiente é sofisticado. O grande destaque são os bancos esportivos em Alcântara vermelho, que oferecem uma combinação sublime de conforto e suporte, firmando o Type R como um carro premium, apesar de ser estritamente um quatro lugares.
Em termos de performance, o Type R é uma ferramenta de precisão cirúrgica. Seu motor de 315 cv e o câmbio manual, considerado o melhor da categoria, proporcionam uma dirigibilidade impecável e aceleração viciante. Contudo, sua maior falha é a falta de emoção sonora; o escapamento é muito discreto e o som artificial do motor decepciona, deixando-o tecnicamente perfeito, mas com menos alma que seus concorrentes mais barulhentos.
Author: Fabio Isidoro
Fundador e editor-chefe do Canal Carro, dedica-se a explorar o universo automotivo com profundidade e paixão. Entusiasta de carros e tecnologia, produz conteúdos técnicos e análises detalhadas sobre veículos nacionais e internacionais, unindo informação de qualidade e olhar crítico para o público.