Em um mundo onde todo mundo só fala em carro elétrico, aparece a Ligier com uma novidade que te faz coçar a cabeça: um micro-car com motor a diesel. Sim, você leu certo. Esquece a Fórmula 1 do passado, a pegada agora é outra, e eles acabaram de atualizar o JS50 para 2025 com essa opção inusitada. É como se, no meio da febre fitness, alguém lançasse um novo pudim de sebo. Que diabos, né?
Mas que Motor a Diesel é Esse no Micro-Car 2025?
A grande estrela (ou vilão, dependendo do seu ponto de vista) do Ligier JS50 2025 é o novo motor a diesel de quatro tempos. Chamado de REVO D+, esse propulsor tem 499,8 cm³ e, pasme, conseguiu a homologação Euro 5+. Isso significa que, a partir de janeiro de 2025, ele cumpre as normas de emissão para veículos leves. Eles prometem baixo consumo, pouca vibração e emissões “essencialmente menores” que no passado. Será? Fico com um pé atrás, mas a ousadia é notável.
Com 27 Newton-metros de torque máximo entre 2.000 e 2.700 rotações, a Ligier na página deles promete que o carro é “ultrassilencioso e com um mínimo de vibrações”. Fala sério, um diesel minúsculo ser ultrassilencioso? Quero ver pra crer. Mas se for verdade, é um ponto e tanto para quem busca um veículo leve para o dia a dia sem o barulho e a aspereza típicos dos motores a diesel pequenos de antigamente.
Consumo e Autonomia: Onde o Diesel Tenta Brilhar?
Aqui, o Ligier JS50 2025 com motor a diesel mostra suas garras (ou pelo menos a intenção). Segundo o fabricante, o consumo médio fica em torno de incríveis 3,0 litros por 100 km no ciclo WMTC. Para um carro movido a combustível fóssil, isso é coisa de outro mundo, quase brigando com alguns híbridos leves por aí. Falando em consumo, já viu o que o Dacia Bigster Mild Hybrid-G 140 oferece?
Com um tanque de 17 litros, que não é pequeno para um carro desse porte, a autonomia total supera facilmente os 500 km. Isso significa que você não precisa ficar parando toda hora para reabastecer, o que é uma vantagem clara sobre muitos veículos elétricos de autonomia limitada, apesar do tempo de recarga ser nulo no diesel, claro. Enquanto muitos concorrentes focam na eletrificação, como o BYD Seal 06 EV que busca preço baixo, a Ligier aposta na eficiência do diesel.
Tamanho e Interior: Pequeno por Fora, Espaçoso por Dentro?
Nas dimensões, o Ligier JS50 2025 se mantém fiel à receita original: 2,95 metros de comprimento, 1,50 metro de altura e pouco menos de um metro e meio de largura. É um carro feito para se espremer nas ruas apertadas e estacionar em qualquer buraco. É o tipo de carro que faz os SUVs parecerem dinossauros. Nessa categoria, cada centímetro conta, e a briga é boa com outros compactos. Dá uma olhada no Daihatsu Move, outro mestre em aproveitar espaço.
Apesar das medidas modestas, o porta-malas surpreende com uma capacidade máxima de 471 litros. Puta que pariu, é mais espaço que muito hatch médio por aí! Sério, como eles fizeram isso? O interior também recebeu um tapa, com um cockpit mais sofisticado. A central multimídia agora tem uma tela sensível ao toque de 10 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, câmera de ré, carregamento sem fio e portas USB-C. Tem até sistema de som Pioneer com seis alto-falantes e iluminação ambiente em LED. Dá pra fazer uma festa lá dentro (se couber a galera, claro!).
Quem Pode Dirigir e Quanto Custa Essa Brincadeira?
Legalmente, o Ligier JS50 2025 é homologado como um quadriciclo leve (categoria L6). Isso significa que, em muitos países da União Europeia, ele pode ser dirigido com uma licença AM a partir dos 14 anos. A velocidade máxima é limitada a 45 km/h. Sim, 45 km/h. É o tipo de carro pra ir na padaria, na escola ou no mercado perto de casa, sem pressa e sem estresse (a menos que alguém te feche no trânsito, aí o estresse é garantido). É um segmento diferente de carros como o Toyota Aygo X Hybrid 2026 ou o Kia Picanto GT-Line 2025, que são carros de verdade, mais rápidos e que exigem carteira B.
Agora vem a parte que faz a gente pensar: o preço. Na Alemanha, o preço inicial do Ligier JS50 a diesel é de 15.200 euros. Quinze mil e duzentos euros por um carro que anda a 45 km/h? Puta merda, é caro pra cacete! A versão elétrica, que também existe, começa em 16.499 euros e vai até 22.699 euros na versão topo de linha L7. Comparando com alguns carros “de verdade” de entrada ou até alguns elétricos mais simples, esse preço parece salgado demais para a proposta e a velocidade limitada. Até elétricos com mais autonomia e desempenho, como alguns que vimos por aí, podem ter preços competitivos dependendo dos incentivos.
Ligier JS50 (Diesel) vs. Concorrentes (Tipo)
- Ligier JS50 Diesel: Motor diesel, 45 km/h, Licença AM (14+ anos), Porta-malas grande, Preço inicial ~€15.200
- Opel Rocks Electric: Motor elétrico, 45 km/h, Licença AM (14+ anos), Porta-malas pequeno, Preço similar ou maior
- Microlino: Motor elétrico, 90 km/h (versão L7), Licença AM ou B, Design retrô, Preço mais alto
- Carro Urbano (Ex: Picanto, Aygo): Motor a combustão/híbrido, >100 km/h, Licença B, Maior, Preço inicial similar ou menor
Perguntas Frequentes Sobre o Ligier JS50 (2025)
- Qual o tipo de motor do Ligier JS50 2025?
Ele possui um novo motor a diesel de quatro tempos, chamado REVO D+, com 499,8 cm³. - Qual a velocidade máxima do Ligier JS50 a diesel?
A velocidade máxima é limitada a 45 km/h. - Com qual habilitação posso dirigir o Ligier JS50 na Europa?
Em muitos países da UE, ele pode ser dirigido com a licença da categoria AM a partir dos 14 anos. - Qual o preço inicial do Ligier JS50 a diesel?
O preço inicial na Alemanha é de 15.200 euros. - O porta-malas do Ligier JS50 é grande?
Sim, apesar das dimensões compactas do carro, o porta-malas tem uma capacidade máxima generosa de 471 litros.
Olha, sendo bem honesto, a ideia de um diesel super econômico em um micro-car é interessante e vai contra a maré elétrica, o que tem seu charme. O porta-malas gigante é uma sacada genial para um carro tão pequeno. Mas, puta merda, o preço pra andar a 45 km/h é de f*der. Parece mais um brinquedo caro com teto do que um carro de verdade. Pra quem precisa de mobilidade super restrita na cidade e pode dirigir com 14 anos, pode ser uma opção válida. Mas pra quem busca um carro “normal” de entrada, existem alternativas bem mais rápidas e, em alguns casos, até mais baratas, mesmo exigindo uma licença de dirigir mais completa.
E você, o que achou dessa aposta da Ligier no diesel para micro-cars? Deixa seu comentário aqui embaixo!
Author: Fabio Isidoro
Fabio Isidoro é o fundador e editor-chefe do Canal Carro, onde escreve sobre o universo automotivo desde 2022. Apaixonado por carros e tecnologia, iniciou sua trajetória no portal HospedandoSites e hoje se dedica à criação de conteúdos técnicos e análises completas sobre veículos nacionais e internacionais. 📩 Contato: contato@canalcarro.net.br