Audi Concept C antecipa um esportivo elétrico targa que entra em produção em 2027 e estreia a nova linguagem de design da marca. Ele combina um visual limpo e escultural com soluções técnicas realistas, como espelhos convencionais, pneus de rua e rodas de 21”.
O que é o Audi Concept C e por que ele muda o jogo?
Trata-se de um coupé elétrico com teto targa de dois painéis, proporções musculosas e foco na pureza formal. Mais longo que um superesportivo recente da marca, o Concept C apresenta ombros fortes, linha de cintura contínua do para-lama dianteiro ao traseiro e assinaturas de luz com quatro anéis integrados.
Apesar do apelo futurista, é um show-car “quase literal” do carro de série: para-choques viáveis, tomadas de ar funcionais, limpadores de para-brisa e ergonomia plausível. Para entender onde ele pode chegar em performance entre os Audi elétricos, vale olhar o que a marca já faz hoje com o RS e-tron GT Performance.
Quais pilares do design “radicalmente simples” da Audi?
O novo front-end adota um painel verticalizado e esguio que concentra sensores e os quatro anéis, ladeado por faróis horizontais minimalistas. A influência histórica é clara: Auto Union Type C (1936), Avus, Rosemeyer e o primeiro TT, mas reinterpretadas com superfícies limpas e sem arestas gratuitas.
Há curvas generosas e a “garrafa de Coca” nos para-lamas, rodas de seis raios com evolução do clássico desenho da marca e cor Titanium de “elegância técnica”. A traseira fastback sem vidro traz três respiros que homenageiam os Auto Union, lanternas finas de quatro elementos e um difusor simples porém eficaz. O resultado é atemporal.
Como o teto targa retrátil e o fastback funcionam?
É o primeiro Audi com teto rígido retrátil dividido em dois painéis, preservando a silhueta monolítica fechada e abrindo o cockpit quando desejado. A solução favorece rigidez e reduz turbulência em alta, sem sacrificar o desenho “limpo”.
O show-car não exibe o mecanismo completo, mas indica integração total ao conjunto estrutural. A ausência de vidro traseiro e a cobertura fastback balanceiam proporções e melhoram fluxo de ar para o difusor, reforçando downforce limpo sem asas chamativas.
Qual plataforma, motores e desempenho esperar em 2027?
O conceito usa um único motor traseiro; o modelo de produção terá também versão dual‑motor com tração integral. A base técnica tende a compartilhar arquitetura com o próximo Porsche 718 elétrico, priorizando baixo centro de gravidade, resposta imediata e distribuição de peso centralizada.
No ecossistema Audi, dá para projetar entrega de potência e acelerações próximas dos esportivos elétricos atuais, com evoluções de bateria e refrigeração. Para contexto de arquitetura e integração de sistemas do grupo, veja como a plataforma PPE já eleva padrões no Audi Q6 e‑tron.
Interior: como é a experiência, materiais e comandos?
Minimalismo sem austeridade. O visor central de 10,4” recolhe para uma fenda no painel, mantendo foco na condução. Há botões e seletores de alumínio anodizado com o “clique Audi”, volante de aro fino com comandos giratórios e seletor de marcha por haste na coluna, tudo para interação direta e precisa.
Acabamentos misturam titânio e lã de alta qualidade, com peças de desenho próprio (maçanetas, molduras do cluster) e ergonomia centrada no condutor. Para quem compara com o que já está nas ruas, a receita de cockpit focado está bem representada em produtos como o e‑tron GT quattro.
Contra quem ele compete e onde se posiciona no mercado?
O Concept C mira o nicho dos esportivos elétricos puros de dois lugares, com dinâmica de motor central virtual (baterias no assoalho) e foco em envolvimento. Rivaliza com cupês leves e plataformas dedicadas, sobretudo os que optam por linhas limpas e engenharia funcional.
Entre adversários de filosofia semelhante, surgem esportivos elétricos de próxima geração e conceitos já assumidamente de pista/rua. Um contraponto interessante é a proposta radical do Mercedes‑AMG GT XX Concept EV, que mostra até onde os elétricos podem ir em desempenho extremo.
Quando chega e o que muda na estratégia de nomes da Audi?
O carro de produção inspirado no Concept C está previsto para 2027 e não terá versão a combustão. A marca já sinalizou que ele não se chamará TT, abrindo espaço para uma nomenclatura coerente com a nova era — tema alinhado às recentes revisões de estratégia de nomes, como visto em mudanças de nomenclatura da Audi.
Esse esportivo deve inaugurar o novo design em série, seguido por produtos-chave (sucessor do A2, A4 elétrico e um grande tourer “Landjet”). A consistência visual, o painel frontal “sensorizado” e as luzes de quatro elementos devem virar assinatura.
Principais destaques técnicos em 30s
- Teto targa rígido de dois painéis
- RWD; opção AWD dual‑motor
- Rodas de 21” e pneus de rua
- Frente limpa com sensores integrados
- Fastback sem vidro; 3 respiros
- Tela 10,4” retrátil no painel
- Botões de alumínio com “clique”
- Tom Titanium: elegância técnica
Comparativo rápido vs. concorrentes diretos
- Filosofia: simplicidade funcional
- Teto: targa rígido exclusivo
- Plataforma: foco em leveza
- Interior: botão + tela retrátil
- Design: quatro anéis nas luzes
- Dinâmica: RWD base, AWD opcional
- Aero: difusor, sem asas enormes
FAQ – Perguntas rápidas
- Haverá versão a combustão? Não. O modelo será 100% elétrico.
- Ele terá tração integral? Sim, além da RWD, haverá opção dual‑motor AWD.
- O teto targa é de lona? Não. São dois painéis rígidos, solução inédita na marca.
- É só um conceito distante? Não. A Audi diz que está “quase literal” ao carro de 2027.
- Qual o foco do interior? Controles físicos precisos, tela retrátil e ergonomia de pista.
Para referência de posicionamento e maturidade de powertrain em elétricos esportivos da marca, também vale conferir como a Audi trata potência e chassi no RS e-tron GT Performance — a tendência de calibração deve inspirar o Concept C de produção.
O que você achou do “radicalmente simples”? Comente abaixo como imagina o desempenho e o som deste targa elétrico em 2027.
Author: Fabio Isidoro
Fundador e editor-chefe do Canal Carro, dedica-se a explorar o universo automotivo com profundidade e paixão. Entusiasta de carros e tecnologia, produz conteúdos técnicos e análises detalhadas sobre veículos nacionais e internacionais, unindo informação de qualidade e olhar crítico para o público.