A Toyota está expandindo sua linha de veículos elétricos e, para 2026, traz uma novidade com um toque mais aventureiro: o Toyota bZ Woodland. Este modelo não é apenas uma versão do bZ que conhecíamos; a Toyota o posiciona como um veículo distinto, com dimensões maiores e capacidades aprimoradas para sair do asfalto.
O Que Torna o bZ Woodland Diferente do bZ “Normal”?
A principal diferença reside nas dimensões e no espaço interno. O bZ Woodland tem a carroceria e a distância entre eixos esticadas em quase 15 cm (seis polegadas) em comparação com seu irmão menor. Isso se traduz diretamente em mais espaço para os passageiros no banco traseiro e um porta-malas maior, adicionando cerca de 65 litros (2.3 pés cúbicos) de capacidade, totalizando mais de 850 litros (30 pés cúbicos) com os bancos traseiros no lugar.
Embora compartilhem a mesma base mecânica e muitos elementos de design interno, o Woodland adota uma estética mais robusta. Ele troca os arcos das rodas na cor da carroceria por revestimentos plásticos pretos e recebe novas rodas de 18 polegadas com capas removíveis. Barras de teto robustas reforçam seu caráter aventureiro. Curiosamente, a Toyota o apresenta como um modelo separado, o que pode gerar alguma confusão, mas na prática, ele é a interpretação da marca para o Subaru Trailseeker, com quem compartilha muito em comum.
Desempenho e Capacidade Aventureira: Ele Pode Ir Além?
Quando se trata de potência, o bZ Woodland não decepciona. Ele vem de fábrica com um sistema de tração integral (AWD) de motor duplo, entregando impressionantes 375 cavalos de potência. Isso o torna o modelo mais potente da linha bZ até agora. Para quem busca um pouco mais de capacidade fora do asfalto, o Woodland oferece um sistema de seleção de terreno para diferentes modos de condução e tem uma distância do solo de 8.3 polegadas (cerca de 21 cm), ligeiramente superior à do bZ padrão e próxima à de um RAV4.
Pneus all-terrain também estão disponíveis como opcional, o que, combinado com a boa distância do solo, deve ajudar a superar obstáculos leves em trilhas. No entanto, é importante ter expectativas realistas. Embora seja capaz de “aventurar-se fora do caminho batido”, como menciona o texto, ele não foi projetado para o mesmo nível de off-road extremo de modelos como o 4Runner ou o Land Cruiser. A capacidade de reboque é de 3500 libras (aproximadamente 1588 kg), o que é superior à de alguns rivais elétricos como o Honda Prologue ou o Jeep Wagoneer S, mas rebocar cargas pesadas impactará significativamente a autonomia. Podemos comparar essa capacidade com outros SUVs no mercado, como o Corolla Cross Hybrid, que tem uma proposta diferente mas também é um SUV da marca.
Autonomia e Carregamento: Suficiente Para o Dia a Dia?
A autonomia estimada pela Toyota para o bZ Woodland é de 260 milhas por carga (cerca de 418 km). Este número, embora razoável para muitos motoristas e deslocamentos urbanos, fica um pouco abaixo de alguns concorrentes diretos no segmento de SUVs elétricos que já superam as 300 milhas. Para quem compara com outros EVs, o Hyundai Elexio, por exemplo, promete uma autonomia bem superior.
Uma excelente notícia para os futuros proprietários é a inclusão de série da porta de carregamento NACS (North American Charging Standard). Isso garante acesso fácil à extensa rede de Superchargers da Tesla, um diferencial importante para a conveniência de recarga em viagens. A Toyota afirma que a bateria de 74.7 kWh pode ser carregada de 10% a 80% em cerca de 30 minutos sob condições ideais de carregamento rápido DC. Essa é uma velocidade competitiva e minimiza o tempo de parada.
Interior, Conforto e Tecnologia: Luxo e Espaço Adicional
O interior do bZ Woodland herda muitos elementos do bZ menor, com o painel e a área dos bancos dianteiros parecendo virtualmente idênticos. No entanto, o ponto forte aqui é o espaço adicional no banco traseiro e no porta-malas, resultado direto do alongamento da carroceria.
De série, o bZ Woodland vem bem equipado, incluindo bancos dianteiros aquecidos e estofamento em material sintético (faux-leather). Opcionalmente, um pacote Premium eleva o nível de luxo e conveniência, adicionando itens como:
Recursos do Pacote Premium:
- Sistema de som premium JBL de nove alto-falantes
- Teto panorâmico fixo de vidro
- Espelho retrovisor digital
- Bancos dianteiros ventilados com memória para o motorista
- Duas bases de carregamento sem fio para smartphone
- Mais portas de carregamento USB-C
No centro do painel, destaca-se uma tela sensível ao toque de 14.0 polegadas para o sistema de infoentretenimento. A Toyota afirma que a interface é intuitiva e responsiva, seguindo o padrão visto em outros modelos recentes da marca. Conectividade é garantida com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, rádio via satélite SiriusXM, hotspot Wi-Fi e navegação integrada. Um sistema de áudio de seis alto-falantes é padrão, com o sistema JBL superior sendo parte do pacote Premium. A Toyota tem apostado forte na eletrificação, e vemos essa evolução de tecnologia em modelos como o novo bZ e o próprio Woodland.
Segurança e Assistência ao Motorista: Completo de Série
A Toyota é conhecida por equipar seus veículos com um pacote generoso de recursos de segurança e assistência ao motorista de série, e o bZ Woodland não é exceção. Ele vem com o conjunto Toyota Safety Sense 3.0, que inclui diversas tecnologias essenciais para uma condução mais segura. Para informações detalhadas sobre os resultados de testes de colisão, os interessados podem consultar os sites da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS).
Principais Recursos de Segurança:
- Frenagem de emergência automatizada padrão com detecção de pedestres
- Alerta de saída de faixa padrão com assistência de permanência na faixa
- Controle de cruzeiro adaptativo padrão
- Assistência de Sinalização de Trânsito
- Assistência de Condução Proativa
- Faróis altos automáticos
- Alerta de Saída com Assistência de Direção
- Alerta de Saída Segura
- Monitor de Ponto Cego com Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro
- Monitor de Visão Panorâmica com Monitor Multi-Terreno
Preço e Disponibilidade: Quando e Quanto Esperar?
O Toyota bZ Woodland 2026 é uma adição totalmente nova à linha de EVs da Toyota e está previsto para chegar ao mercado no início de 2026. A Toyota ainda não divulgou os preços oficiais, mas a expectativa é que o valor inicial fique em torno de US$ 50.000. Este preço posicionaria o Woodland acima do bZ4X XLE AWD 2025, que começava em US$ 40.545 (incluindo taxas de destino), refletindo o tamanho maior, a potência extra e o equipamento padrão aprimorado. O modelo será oferecido em um único nível de acabamento, com o pacote Premium disponível como opcional para adicionar ainda mais funcionalidades.
Perguntas Frequentes Sobre o Toyota bZ Woodland 2026
- O Toyota bZ Woodland é apenas uma versão do bZ4X?
Não, a Toyota o apresenta como um modelo separado, embora compartilhe a plataforma e muitos componentes com o bZ (anteriormente bZ4X). Ele é maior e mais focado em capacidades levemente off-road. - Qual a autonomia do bZ Woodland?
A Toyota estima uma autonomia de até 260 milhas (cerca de 418 km) por carga. - Ele tem tração integral?
Sim, todos os modelos bZ Woodland vêm de série com um sistema de motor duplo e tração integral. - Qual a capacidade de reboque?
O bZ Woodland pode rebocar até 3500 libras (aproximadamente 1588 kg). - Quando o Toyota bZ Woodland 2026 estará disponível?
A Toyota planeja colocá-lo à venda no início de 2026.
O Toyota bZ Woodland 2026 parece ser uma adição interessante à crescente família de EVs da marca. Posicionado entre o bZ mais urbano e os verdadeiros off-roaders como o 4Runner, ele tenta conquistar um nicho de mercado que busca um veículo elétrico com mais espaço e uma pitada de aventura. A autonomia de 260 milhas pode não ser líder na classe, especialmente quando comparamos com alguns concorrentes EV, mas a inclusão do porto NACS e a velocidade de carregamento rápido compensam em termos de conveniência. O interior espaçoso e a lista de equipamentos, especialmente com o pacote Premium, tornam-no uma opção atraente para famílias ou para quem precisa de mais versatilidade. Resta ver como ele se comportará na prática, mas a promessa de mais potência e capacidade fora da estrada o diferencia do bZ original e de muitos outros crossovers elétricos.
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Author: Fabio Isidoro
Fabio Isidoro é o fundador e editor-chefe do Canal Carro, onde escreve sobre o universo automotivo desde 2022. Apaixonado por carros e tecnologia, iniciou sua trajetória no portal HospedandoSites e hoje se dedica à criação de conteúdos técnicos e análises completas sobre veículos nacionais e internacionais. 📩 Contato: contato@canalcarro.net.br