Pular para o conteúdo
Ducati Panigale V4 Lamborghini Revuelto 28

Ducati Panigale V4 Lamborghini: A Fera de 2 Rodas do Revuelto

Preparem os corações (e as carteiras)! A Ducati e a Lamborghini, duas gigantes italianas que dispensam apresentações, decidiram unir forças novamente. O resultado? A estonteante Ducati Panigale V4 Lamborghini, uma motocicleta que não é apenas um meio de transporte, mas uma obra de arte sobre duas rodas, com inspiração direta no brutal supercarro híbrido, o Lamborghini Revuelto. Segura a emoção que lá vem história!

Apresentada com toda a pompa e circunstância durante a Semana de Design de Milão, no evento “A Arte do Inesperado”, essa máquina é o terceiro capítulo de uma parceria que já nos deu outras belezinhas. Lembra da Diavel 1260 Lamborghini inspirada no Sián? E da Streetfighter V4 Lamborghini? Pois é, eles gostaram da brincadeira e subiram o nível. Desta vez, pegaram a joia da coroa da Ducati, a Panigale V4 S, e a vestiram com a alma (e a pintura!) do Revuelto.

A União Explosiva: Ducati e Lamborghini Atacam Novamente!

Essa parceria entre Ducati e lamborghini não é de hoje. Em 2020, a Diavel 1260 Lamborghini, inspirada no Sián FKP 37, deixou muito marmanjo babando. Dois anos depois, foi a vez da Streetfighter V4 Lamborghini mostrar suas garras, seguindo a mesma receita de exclusividade e design arrojado. Agora, em 2024/2025, eles decidiram que era hora de usar a Panigale V4, a superbike por excelência da Ducati, como tela para a mais recente criação da Lamborghini, o Revuelto.

Ducati Panigale V4 Lamborghini Revuelto A1

O palco escolhido para revelar essa maravilha foi nada menos que a Milan Design Week, um evento globalmente reconhecido pelo bom gosto e inovação. Não é para menos, estamos falando de duas marcas que são sinônimos de design italiano, performance de tirar o fôlego e, claro, uma dose cavalar de exclusividade. Ambas nasceram no “Motor Valley” da Emília Romanha, uma região italiana que parece ter gasolina correndo nas veias de seus habitantes.

Essa colaboração não é apenas marketing; é uma troca real entre os times de design. O Centro Stile da Ducati trabalhou lado a lado com o Centro Stile da Lamborghini para garantir que a Panigale V4 Lamborghini não fosse apenas uma moto “pintada”, mas sim uma extensão sobre duas rodas da filosofia e da estética do Revuelto. É a paixão italiana em sua forma mais pura e veloz.

Revuelto em Duas Rodas: A Inspiração por Trás da Fera

Vamos falar do muso inspirador: o Lamborghini Revuelto. Este não é um carro qualquer. É o primeiro supercarro híbrido HPEV (High Performance Electrified Vehicle) da marca de Sant’Agata Bolognese. Combina um motor V12 aspirado (sim, eles ainda existem!) com três motores elétricos para entregar absurdos 1.015 cavalos de potência. O resultado? Uma aceleração de 0 a 100 km/h em míseros 2,5 segundos e velocidade máxima que ultrapassa os 350 km/h. É, basicamente, um foguete terrestre.

A Ducati Panigale V4 Lamborghini pega emprestado muito desse DNA. A pintura exclusiva é o primeiro sinal, mesclando tons como Verde Scandal (um verde bem chamativo, marca registrada da Lambo), Grigio Telesto (cinza escuro) e Grigio Acheso (outro tom de cinza), aplicados sobre a fibra de carbono com textura visível. As rodas forjadas de alumínio foram desenhadas especificamente para esta moto, imitando o estilo agressivo das rodas do Revuelto. Até o assento recebeu um tratamento especial, buscando referências no interior luxuoso e esportivo do carro.

Ducati Panigale V4 Lamborghini Revuelto 34

A obsessão pelos detalhes é evidente. A fibra de carbono não está lá só de enfeite na carenagem; ela aparece no escudo térmico do escape, na proteção do calcanhar, nos para-lamas dianteiro e traseiro. E não é qualquer fibra de carbono! Utiliza a mesma trama vista nos supercarros da Lamborghini, com um detalhe artesanal incrível: na linha de simetria da moto, onde a trama se encontra, forma-se um padrão em “espinha de peixe” (herringbone), exigindo uma precisão manual absurda na aplicação. Coisa de doido (no bom sentido!).

Lista: Detalhes Inspirados no Revuelto

  • Pintura Verde Scandal
  • Tons de Cinza Telesto/Acheso
  • Fibra de Carbono Visível
  • Rodas Forjadas Exclusivas
  • Design Traseiro Retrabalhado
  • Assento com Referências Internas
  • Trama de Carbono “Espinha”

Desempenho de Pista com Grife Italiana: O Coração da V4 Lambo

Por baixo da roupagem exclusiva, a Panigale V4 Lamborghini ainda é uma Ducati Panigale V4 S na sua essência, o que já é um baita elogio. O coração é o motor Desmosedici Stradale V4 de 1.103 cc, derivado da MotoGP. Mas, claro, não seria uma edição especial sem um toque extra. O motor recebeu uma calibração específica e, combinado com um silenciador de titânio da Akrapovič (com ponteira em carbono, óbvio), a potência sobe para impressionantes 218,5 cv.

Mas potência sem controle (e leveza) não é tudo no mundo das superbikes. Graças ao uso extensivo de fibra de carbono e outros materiais nobres, como o titânio do escape, a Panigale V4 Lamborghini pesa apenas 185 kg a seco. Isso é quase 2 kg a menos que a já leve Panigale V4 S. O resultado dessa dieta rigorosa é uma relação peso-potência de cair o queixo: 1,18 cv/kg. Traduzindo: cada cavalo de potência precisa empurrar pouco mais de um quilo. Isso a torna a Panigale mais potente e leve da história da família.

Ducati Panigale V4 Lamborghini Revuelto 02

Para completar o pacote de performance, a moto vem equipada com embreagem a seco STM-EVO SBK (aquela com o som característico que os ducatistas amam), pedaleiras ajustáveis em alumínio billet, e manetes de freio e embreagem também em alumínio usinado. Tudo pensado para quem não quer só admirar a moto na garagem, mas também levá-la para passear (bem rápido) em um track day.

Tabela: Panigale V4 Lamborghini vs. V4 S (Dados Oficiais)

EspecificaçãoPanigale V4 LamboPanigale V4 S (Base)
Potência (cv)218,5 (com escape Akra)~215,5
Peso a Seco (kg)185~187
Relação Peso/Potência (cv/kg)1,18~1,15
EmbreagemSeca STM-EVO SBKÚmida
Materiais EspeciaisCarbono Extensivo, TitânioMenos Carbono

Exclusividade Nível Hard: Só Para Poucos (e Sortudos!)

Agora, a parte que separa os meninos dos homens (e as contas bancárias comuns das recheadas). A Ducati Panigale V4 Lamborghini será limitada a apenas 630 unidades numeradas. Por que 63? É uma referência ao ano de fundação da Lamborghini, 1963. Cada uma dessas 630 motos virá com uma plaquinha no motor com o nome “Desmosedici Stradale”, mesas de direção usinadas em alumínio sólido com o nome e número do modelo, e uma animação exclusiva no painel ao ligar a moto.

E os “mimos” não param por aí. Cada comprador recebe a moto em uma caixa de madeira personalizada (sim, uma caixa!), um certificado de autenticidade, uma capa de moto especial com a mesma identidade visual e um cavalete traseiro pintado nas cores da moto. Até a chave de ignição tem o número do modelo gravado a laser. É o tipo de atenção ao detalhe que justifica (ou tenta justificar) o preço que, pode apostar, não será nada amigável.

Ducati Panigale V4 Lamborghini Revuelto A2

Achou 630 unidades pouco? Calma que tem mais! A Ducati criou uma série ainda mais restrita, a Speciale Clienti, limitada a apenas 63 unidades. Essa é só para quem já é cliente Lamborghini (imagina a fila!). Esses 63 sortudos poderão trabalhar diretamente com o Centro Stile da Ducati para personalizar sua moto, replicando as cores e acabamentos do seu próprio Lamborghini Revuelto. Quer sua Panigale exatamente da mesma cor que sua Lambo na garagem? Sem problemas! Você pode até escolher entre combinações sugeridas pela Ducati ou criar a sua. É o ápice da personalização… e do gasto!

Para os donos da Speciale Clienti, a personalização vai além da pintura. É possível ter gravações personalizadas nas mesas de direção e o cavalete traseiro também virá na cor escolhida. Basicamente, você terá uma moto única no mundo, feita sob medida para combinar com seu supercarro. Um problema de primeiro mundo delicioso, não?

Vale o Hype (e o Rim)? Analisando a Exclusividade

Não há como negar: a Ducati Panigale V4 Lamborghini é espetacular. A combinação do design agressivo da Panigale com a assinatura visual da Lamborghini, especialmente inspirada no Revuelto, cria uma máquina visualmente impactante. O uso massivo de fibra de carbono, os detalhes de acabamento e a performance aprimorada a colocam no topo da cadeia alimentar das superbikes.

Mas, sejamos sinceros, quanto custa essa brincadeira? O preço oficial geralmente não é divulgado de cara para essas edições super limitadas, mas pode esperar algo muito, muito acima da já cara Panigale V4 S. A questão é: vale a pena? Para um colecionador ou um entusiasta com bolsos bem fundos, provavelmente sim. É um item de status, uma peça de design sobre rodas, fruto da união de duas marcas lendárias.

Ducati Panigale V4 Lamborghini Revuelto 29

Para o motociclista “comum”, que busca a melhor performance pelo dinheiro investido, talvez não. A Panigale V4 S já é uma moto extraordinária. Os ganhos de performance da versão Lamborghini são reais, mas incrementais. O grande diferencial aqui é a exclusividade, o design e a marca. É pagar pela grife, pela história, pela sensação de ter algo que pouquíssimos no mundo terão. E, convenhamos, para quem já tem um Revuelto na garagem, talvez o preço da moto seja “troco de pão”.

Além da moto em si, os proprietários (tanto da versão standard quanto da Speciale Clienti) ainda podem comprar equipamentos de edição limitada – capacete, jaqueta e macacão de couro – com o mesmo esquema de cores da moto. Para os clientes da Speciale Clienti, o macacão pode ser personalizado nas cores exatas da sua moto/carro. É o pacote completo para ostentar com estilo.

Perguntas Que Não Querem Calar (FAQ Rápido)

FAQ: Ducati Panigale V4 Lamborghini

  1. O que é a Ducati Panigale V4 Lamborghini?
    É uma motocicleta superesportiva de edição limitada, resultado da colaboração entre Ducati e Lamborghini, inspirada no design e performance do supercarro Lamborghini Revuelto.
  2. Quantas unidades serão produzidas?
    Serão 630 unidades da versão “standard” e mais 63 unidades da versão “Speciale Clienti”, totalizando 693 motos.
  3. Qual a diferença da Speciale Clienti?
    A Speciale Clienti é exclusiva para proprietários de Lamborghini e permite personalização total das cores e acabamentos para combinar com o carro do cliente, em contato direto com o Centro Stile da Ducati.
  4. Quais as principais características técnicas?
    Baseada na Panigale V4 S, possui motor Desmosedici Stradale calibrado para 218,5 cv, peso reduzido para 185 kg (seco), relação peso/potência de 1,18 cv/kg, escape Akrapovič de titânio, embreagem seca e uso extensivo de fibra de carbono.
  5. Quando começam as entregas?
    As entregas estão previstas para começar em setembro de 2025. Prepare a paciência (e o bolso!).

E aí, o que achou dessa máquina dos sonhos? É a união perfeita entre duas lendas italianas ou apenas um luxo exagerado? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *