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De onde veio o nome GSI? A sigla de carros esportivos da Chevrolet!

Você sabe o que significa GSI? Essa sigla, que identificou alguns dos modelos mais esportivos da Chevrolet no Brasil, tem origem na marca alemã Opel, que fazia parte do grupo General Motors até 2017. GSI significa “Grand Sport Injection”, ou seja, “Grande Esporte com Injeção”, uma referência ao sistema de injeção eletrônica de combustível que equipava os motores desses carros.


O que é GSI e qual a sua origem na Opel

Opel Manta B GSI

A sigla GSI apareceu pela primeira vez em 1985, no Opel Manta B, um cupê de tração traseira que substituiu o GT/E como a versão mais potente da linha. O Manta GSI tinha um motor 2.0 com injeção Bosch LE-Jetronic, que entregava 110 cv (ou 107 cv na versão conversível com catalisador) e permitia ao carro atingir 187 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos.

No mesmo ano, o Opel Kadett E, a quinta geração do hatchback compacto, também ganhou uma versão GSI, inicialmente com um motor 1.8 de 115 cv e depois com um 2.0 de 130 cv. Em 1987, o Kadett GSI recebeu um upgrade com um motor 2.0 de 16 válvulas e 150 cv, que elevou a velocidade máxima para 217 km/h e reduziu o tempo de 0 a 100 km/h para 7,7 segundos (na versão sem catalisador).

Kadett GSI

Mas foi em 1989 que o GSI se tornou popular, ao ser aplicado ao Opel Corsa A. O Corsa GSI era um pequeno esportivo que se destacava pela injeção eletrônica em um segmento dominado pelos carburadores. Seu motor era um 1.6 com 98 cv, que levava o carro a 188 km/h e fazia o 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. O visual também era diferenciado, com spoilers, para-choques e retrovisores na cor da carroceria, bancos envolventes e instrumentação completa.


O Corsa GSI no Brasil: características e desempenho

Corsa GSI

Em 1993, o Corsa GSI evoluiu para a segunda geração (Corsa B), com um motor 1.6 de 16 válvulas e 109 cv, que aumentou a velocidade máxima para 195 km/h e manteve o mesmo desempenho na aceleração. Foi essa a versão que chegou ao Brasil em 1995, como o menor dos esportivos da Chevrolet, seguindo os passos do Kadett GSI (que era o mesmo modelo europeu) e do Vectra GSI (que era uma versão exclusiva para o mercado brasileiro).

Vectra GSI

O Corsa GSI brasileiro tinha algumas diferenças em relação ao modelo europeu, como os faróis duplos (que eram simples na Alemanha), as rodas de liga leve de 14 polegadas (que eram de 15 polegadas na Europa) e o câmbio manual de cinco marchas (que era de seis marchas no Velho Continente). Além disso, o Corsa GSI nacional tinha uma suspensão mais alta e macia para se adaptar às condições das ruas e estradas brasileiras.

Astra GSI

O Corsa GSI foi um dos carros mais rápidos e econômicos da sua categoria na época, mas não teve muito sucesso nas vendas. Foram apenas cerca de três mil unidades vendidas entre 1995 e 1996, quando o modelo saiu de linha por conta da abertura das importações e da chegada de concorrentes mais modernos e potentes. Hoje em dia, o Corsa GSI é uma raridade que atrai os colecionadores e os fãs de esportivos compactos.

A sigla GSI continuou sendo usada pela Opel em outros modelos, como o Astra, o Vectra e o Insignia, até ser substituída pela sigla OPC (Opel Performance Center) em meados dos anos 2000.