A Volkswagen acaba de anunciar que lançará um modelo ainda mais barato do que o futuro elétrico compacto ID.2, chamado de ID.1. Com um preço esperado de 20.000 euros, este modelo deverá ser um dos carros elétricos mais baratos do Mercado.
A produção do ID.2 focara em um preço final de cerca de 25.000 euros, e o chefe da VW, Thomas Schafer, comentou que o modelo de menos de 20.000 euros será um desafio ainda maior. No entanto, ele disse que é parte do DNA da Volkswagen criar modelos que sejam acessíveis a todos.
Para atingir esse objetivo, a Volkswagen precisará criar economias de escala para vender o ID.1 por menos de 20.000 euros e ainda trazer lucros para a empresa. Uma Estratégia é vender o modelo em várias marcas e em vários mercados, usando os mesmos componentes.
A Volkswagen poderá usar Baterias de lítio-fosfato de ferro, que são mais baratas e menos densas do que as baterias de íon de lítio. O VW ID.1 deverá ser do mesmo tamanho do Polo e ter um preço similar.
Com baterias de cerca de 55 kWh, o carrinho poderia ter uma Autonomia de 240 a 250 km. No entanto, ainda não se sabe se o VW ID.1 será vendido no Brasil.