Antes de falarmos sobre o Fiat Marea e sua irmã, o Marea Weekend, é importante voltarmos um pouco no tempo para entender a origem destes modelos. Tudo começou com o Brava e o Bravo, uma dupla de carros apresentada pela Fiat em 1995. Esses dois modelos eram basicamente o mesmo carro, mas foram renomeados para reforçar a esportividade do Bravo e distanciá-lo do visual mais familiar do Brava.
A escolha dos nomes se deu pelo fato de que o Bravo tinha apenas duas portas, enquanto o Brava possuía quatro, e essa diferença de portas foi usada para reforçar a imagem esportiva do Bravo e afastá-lo um pouco do visual mais familiar do Brava. Quanto ao design, os dois modelos eram idênticos até a coluna B, a partir daí o Bravo assumia uma forma totalmente diferente, com janelas laterais grandes e lanternas traseiras bem amendoadas, enquanto o Brava seguia com uma linha mais familiar devido às suas quatro portas.
Após o sucesso do Bravo e Brava, a Fiat decidiu trazer um novo sucessor para o final do seu modelo Fiat Tempo, que teve bom desempenho no mercado europeu. Em 1996 nasciam o Fiat Marea e o Marea Weekend, que foram lançados com o mesmo visual dos modelos europeus. O modelo contava com um motor 2.4 de 20 válvulas e 160 cavalos de potência.
Pouco tempo depois, a Fiat apresentou uma versão de entrada, o Fiat Marea SX, com motor 2.0 e potência menor, de apenas 127 cavalos. Uma versão esportiva também foi lançada, usando o mesmo propulsor das outras versões. No quesito visual, todos os modelos do Fiat Marea eram idênticos aos modelos europeus até meados de 2002, quando o modelo saiu de linha na Itália.
Naquela época, o Marea recebeu um discreto Facelift no nosso mercado para aguentar até o final de sua vida, em 2008, antes do passe livre. O Marea também recebeu uma versão de entrada com motor 1.8 litros, que era emprestado do Brava HGT e vinha com 127 cavalos. Com esse facelift, saiam de cena os faróis com máscara negra e entrava no lugar um conjunto com lentes transparentes. Os para-choques também receberam pequenas melhorias, assim como as lanternas traseiras e tampa do porta-malas.
O detalhe curioso desse facelift é que praticamente transplantou o visual do novo Fiat Marea Sedan para o visual do antigo, o que deixou o modelo com um visual moderno e elegante, mas faltou criatividade na hora de fazer um desenho novo.
O Fiat Marea e o Marea Weekend foram modelos de carros que tiveram uma vida curta, mas mesmo assim deixaram boas lembranças para aqueles que tiveram a oportunidade de possuí-los. Apesar de terem tido uma vida curta na Europa, a linha Marea foi um sucesso no Brasil, onde foi lançada em conjunto e teve o mesmo visual do modelo europeu.
O modelo contava com um motor 2.4 de 20 válvulas e 160 cavalos de potência, o que garantia uma ótima performance e desempenho no trânsito. Além disso, a versão de entrada, o Marea SX, com motor 2.0 de 127 cavalos, foi uma ótima opção para aqueles que buscavam um carro mais econômico. A versão esportiva também foi uma boa opção para quem buscava um carro mais potente e com desempenho melhor.
Apesar do curto período de vida do Marea e Marea Weekend, esses modelos foram uma boa opção para aqueles que buscavam um carro com boa performance, visual moderno e elegante e preço acessível. Eles foram uma boa escolha para aqueles que buscavam um carro para uso diário, seja para trabalhar ou para passeios com a família.
Em resumo, o Fiat Marea e o Marea Weekend foram modelos de carros que, apesar de terem tido uma vida curta, deixaram boas lembranças para aqueles que tiveram a oportunidade de possuí-los. Com boa performance, visual moderno e elegante e preço acessível, esses modelos foram uma boa escolha para aqueles que buscavam um carro para uso diário. O Fiat Marea, e o Marea Weekend são modelos de carros que ainda são lembrados e buscados por colecionadores e amantes de carros antigos.