Você já ouviu falar do Mazda 787B? É um Carro de corrida que fez história em 1991, quando venceu as 24 Horas de Le Mans, a mais famosa e prestigiada prova de resistência do Automobilismo mundial. Mas você sabia que esse carro foi banido logo depois dessa vitória? Neste post, eu vou explicar porque o Mazda 787B foi proibido de competir e porque ele é considerado um dos carros mais lendários de todos os tempos.
O Mazda 787B era um carro muito diferente dos seus rivais. Enquanto a maioria dos carros de corrida usava motores a gasolina com pistões e cilindros, o Mazda 787B usava um motor rotativo Wankel, que tinha um formato triangular e girava em torno de um eixo. Esse tipo de motor tinha algumas vantagens: era mais leve, mais compacto e mais potente do que os motores convencionais. Além disso, ele produzia um som único e agudo, que fazia o Mazda 787B se destacar na pista.
Mas o motor rotativo também tinha alguns problemas: ele consumia mais Combustível, emitia mais poluentes e era mais difícil de afinar. Por isso, a Federação Internacional do Automóvel (FIA), que regulava as corridas de Le Mans, decidiu limitar a cilindrada dos motores rotativos a 2.6 litros, enquanto os motores a gasolina podiam ter até 3.5 litros. Isso significava que o Mazda 787B tinha menos potência do que os seus concorrentes, como os Porsche 962C, os Jaguar XJR-12 e os Mercedes-Benz C11.
No entanto, o Mazda 787B tinha outros trunfos na manga: ele era muito confiável, aerodinâmico e bem equilibrado. Além disso, ele contava com uma equipe de pilotos talentosos e experientes: o britânico Johnny Herbert, o alemão Volker Weidler e o francês Bertrand Gachot. Eles conseguiram levar o Mazda 787B à vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1991, depois de completar 362 voltas sem nenhum problema mecânico. Foi a primeira e única vez que um carro japonês e um motor rotativo venceram essa prova.
Mas essa vitória também foi a última do Mazda 787B. A FIA decidiu mudar as regras para as corridas de Le Mans a partir de 1992, proibindo os motores rotativos e exigindo que os carros fossem baseados em modelos de rua. Isso fez com que o Mazda 787B fosse banido das pistas, sem chance de defender o seu título. Muitos fãs ficaram revoltados com essa decisão, que consideraram injusta e arbitrária.
O Mazda 787B entrou para a história como um dos carros mais incríveis e inovadores do automobilismo. Ele é admirado por sua beleza, sua performance e seu som inconfundível. Ele é um símbolo da determinação, da Criatividade e da paixão dos japoneses pelo esporte a motor. Ele é um carro que nunca será esquecido.