O Chevrolet Opala foi lançado em 1968 e foi o primeiro veículo de passeio da montadora no Brasil. Sua carroceria foi inspirada no Opel Rekord, mas possuía o estilo e mecânica do Chevrolet Impala, o que levou a montadora a batizá-lo de Opala (Opel + Impala).
O Opala teve duas versões iniciais: a Standard, que foi posteriormente alterada para especial, e a Luxo com motor 3.800.
Em 1971, foi lançada a versão Gran Luxo, que possuía acabamento superior ao Luxo, e a SS (super sport), que era a versão esportiva com acabamento diferenciado e um novo motor 4100, precursor do famoso 4.1 do Omega.
Em 1975, junto com a reestilização do Opala, foi lançada a versão perua, denominada Caravan. Ela oferecia as mesmas opções de motores e acabamento, incluindo a versão esportiva SS.
No mesmo ano, uma nova versão de luxo foi lançada, com o nome de Comodoro, que substituiu a Gran Luxo. Em 1980, a linha do Opala passou por uma remodelação mais profunda, assumindo formas retangulares nas lanternas. Neste mesmo período, surgiu uma nova versão de luxo, o Diplomata.
O Opala saiu de linha em 1992, quando foi produzida a unidade número 1 milhão. Seu encerramento mobilizou vários entusiastas e fãs do automóvel, que saíram em carreata nos arredores da fábrica em São Caetano do Sul como protesto pela retirada do modelo.