Você já ouviu falar da Ruf Automobile? Se você é um fã de carros esportivos, especialmente dos modelos da Porsche, provavelmente sim. Mas se você não conhece essa empresa alemã, este texto vai te contar um pouco da sua história e dos seus incríveis projetos baseados nos chassis da Porsche.
Ruf Automobile: conheça a história da empresa e seu amor pelos Porsches
A Ruf Automobile foi fundada em 1939 por Alois Ruf, como uma garagem de reparação de veículos na cidade de Pfaffenhausen. Na década de 1950, a Ruf começou a construir seus próprios ônibus de turismo e a ganhar reputação no mercado alemão. Mas o filho de Alois, Alois Ruf Jr., tinha outra paixão: os carros esportivos da Porsche.
Em 1960, Alois Jr. começou a restaurar Porsches na garagem do pai, e em 1974, após a morte de Alois Ruf, assumiu o controle da empresa e decidiu mudar o foco do negócio para os veículos da marca de Stuttgart. Em 1975, a Ruf passou a ser reconhecida como uma fabricante pelo governo alemão, pois instalava muitas peças próprias nos chassis da Porsche.
Projetos da Ruf Automobile: modelos modificados que se tornaram lendas
O primeiro modelo completo da Ruf foi lançado em 1977: uma versão modificada do Porsche 930 Turbo com um motor de 3.3 litros e 303 cv. Em 1978, a Ruf apresentou um modelo aspirado baseado no Porsche 911 com um motor de 3.2 litros e 217 cv. Mas o grande sucesso da empresa veio em 1987, com o lendário Ruf CTR.
O CTR, apelidado de Yellowbird por causa da cor amarela da carroceria, era um monstro sobre rodas. Com um motor boxer de seis cilindros e 3.4 litros biturbo, o CTR entregava 469 cv e 553 Nm de torque. O carro pesava apenas 1.150 kg e acelerava de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A velocidade máxima era de impressionantes 340 km/h, o que fez do CTR o carro mais rápido do mundo na época.
O CTR ficou famoso também por um vídeo gravado pela revista Road & Track em Nürburgring Nordschleife, onde o piloto Stefan Roser mostrava toda a sua habilidade ao volante do Yellowbird em uma pista molhada e cheia de curvas. O vídeo se tornou um clássico entre os entusiastas e ajudou a divulgar a Ruf pelo mundo.
Depois do CTR, a Ruf continuou a produzir modelos baseados nos Porsches mais recentes, sempre com melhorias na performance, na aerodinâmica e no design. Alguns exemplos são o CTR2 de 1995, que tinha um motor de 3.6 litros biturbo com 520 cv e alcançava 354 km/h; o RGT de 2000, que era um modelo aspirado com um motor de 3.6 litros com 385 cv; e o CTR3 de 2007, que tinha um motor central-traseiro de 3.8 litros biturbo com 700 cv e chegava a 375 km/h.
Ruf Automobile: a empresa que não tem medo de desafiar os padrões da indústria automotiva
A Ruf Automobile é uma empresa que honra a tradição e a qualidade dos carros da Porsche, mas que também imprime sua própria personalidade e criatividade nos seus projetos. É uma empresa que não se contenta em seguir os padrões estabelecidos, mas que busca superá-los constantemente. É uma empresa que faz sonhar os amantes dos carros esportivos.