Pular para o conteúdo
Home » Conheça a evolução do Dodge Viper através das gerações

Conheça a evolução do Dodge Viper através das gerações

Desde sua estreia em 1991 como “pace car“ para as 500 Milhas de Indianápolis, o Dodge Viper tem sido um ícone da indústria automotiva. Conheça a evolução deste carro incrível, desde o Viper original até sua descontinuação em 2017.


Primeira geração: Estreando com Estilo em 1991

Dodge Viper 1991

A primeira geração do Dodge Viper estreou em grande estilo com dois modelos de pré-produção como “pace car“ para as 500 Milhas de Indianápolis. A Lamborghini ajudou no projeto do motor V10 de 400 HP, que foi baseado no motor L-A V8 da Chrysler. Conheça mais sobre a estreia do Viper e sua história nesta primeira geração.

Segunda geração: Introduzindo o Viper GTS

Dodge Viper GTS 1996

Com a introdução do Viper GTS, uma nova versão cupê do Viper RT/10 com 450 HP de potência, a segunda geração do Viper foi marcada pela estilosa “bolha dupla” no telhado, que pareciam bolhas para acomodar o uso de capacetes. Conheça mais sobre a segunda geração do Dodge Viper, sua evolução e o que o tornou tão popular.

Terceira geração: Reformulação e Reestilização

Dodge Viper 2002

A terceira geração do Dodge Viper passou por uma grande reformulação em 2002, seguindo as pistas do conceito Dodge Viper GTS-R. O novo Viper SRT-10, que substituiu o GTS e o RT/10, foi fortemente reestilizado com carroceria afiada e angulada. A cilindrada do motor foi aumentada para 8,3 Litros que, com outras atualizações, aumentou a potência máxima para 500 HP à 5.600 rpm. Conheça mais sobre a terceira geração do Dodge Viper e suas melhorias.


Quarta geração: Potência Aumentada

Dodge Viper 2008

Com a quarta geração do Dodge Viper, as melhorias no motor aumentaram a potência para 600 HP a 6.100 rpm. As mudanças fora do motor foram menos extremas, mas uma distinção entre a terceira e a quarta geração do Viper é a tampa ventilada do motor. Saiba mais sobre a quarta geração do Dodge Viper e o que o tornou único.

Quinta geração: O Fim de uma Era

Dodge Viper 2017

A última geração do Dodge Viper, lançada em 2013, apresentava um motor de 640 HP com uma transmissão manual de seis velocidades. Em 2017, o grupo Fiat Chrysler anunciou que o Viper encerraria a produção. A Fiat Chrysler citou as fracas vendas como uma razão para descontinuar o Viper, no entanto outras fontes afirmaram que o carro foi descontinuado porque o Viper não conseguiu cumprir o regulamento de segurança, que exige airbags de cortina lateral. Conheça mais sobre a última geração do Dodge Viper e sua descontinuação.