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Citroën Ami no Brasil? o carro elétrico que não precisa de habilitação

Você já imaginou dirigir um carro sem precisar de carteira de motorista? Essa é a proposta do Citroën Ami, um pequeno veículo elétrico que pode ser conduzido por adolescentes de 14 anos em alguns países da Europa. Neste post, vamos conhecer mais sobre esse carro inovador e como ele pode chegar ao Brasil.


O que é o Citroën Ami?

O Citroën Ami é um veículo elétrico de quatro rodas que se enquadra na categoria de quadriciclos leves na Europa. Ele tem 2,4 m de comprimento, 1,4 m de largura, 75 km de autonomia e velocidade máxima de 45 km/h. Ele pode transportar até duas pessoas e tem um design simpático e minimalista.

O Ami foi lançado na Europa em 2020, com o objetivo de oferecer uma solução de mobilidade urbana acessível, sustentável e divertida. Ele pode ser alugado por minutos, horas ou dias, através de aplicativos como o Free2Move, ou comprado por cerca de 6 mil euros (aproximadamente 40 mil reais).

Como o Ami pode ser dirigido por adolescentes?

Na Europa, existem diferentes regras para a condução de quadriciclos leves, dependendo do país. Em geral, é necessário ter pelo menos 14 anos de idade e possuir uma licença específica, que pode ser obtida após um curso teórico e prático. Em alguns casos, basta ter uma autorização dos pais ou responsáveis.


O Ami foi projetado para atender aos requisitos de segurança e emissão de poluentes dessa categoria de veículos, que são menos rigorosos do que os de carros convencionais. Por isso, ele não precisa de airbag, cinto de segurança de três pontos, freios ABS ou controle de estabilidade. Ele também não tem marchas, vidros elétricos ou ar-condicionado.

O Ami vai chegar ao Brasil?

A Citroën anunciou oficialmente que o Ami chegará ao mercado nacional em breve, mas ainda não revelou como ele será comercializado. Ele pode ser usado em ambientes controlados, como condomínios, shoppings e galpões de logística, ou em vias públicas, desde que respeite as normas de trânsito.

No entanto, a Citroën ainda não sabe como o Ami será enquadrado pela lei brasileira, que pode exigir carteira B, uso de capacete e até airbag frontal para veículos elétricos de quatro rodas. A resolução do Contran que regula os quadriciclos pode ser uma alternativa, mas também traz entraves, como a proibição de circular em rodovias e a necessidade de emplacamento.

A expectativa é que o Ami seja uma opção de transporte compartilhado, que possa ser alugado por aplicativos ou por empresas parceiras da Citroën. O preço e a data de lançamento ainda não foram divulgados, mas a marca francesa já está fazendo testes com o veículo em algumas cidades brasileiras.


O Citroën Ami é um carro elétrico que não precisa de carteira de motorista e que pode ser uma alternativa de mobilidade urbana para os jovens. Ele tem um design moderno, uma autonomia razoável e uma velocidade limitada. Ele ainda não tem previsão de chegada ao Brasil, mas a Citroën já está estudando as possibilidades de comercialização e de enquadramento legal.