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BYD Yangwang U9 Salta Mas Não Encanta no Mercado

Hoje vamos bater um papo sobre o Yangwang U9, um supercarro elétrico da chinesa BYD que tem dado o que falar. O U9, que custa a bagatela de 1,68 milhões de yuan (cerca de US$ 230 mil), chamou a atenção por conta de um vídeo promocional onde ele aparece, digamos, “saltitando” por aí. Mas será que essa habilidade é realmente útil ou é só mais um truque para chamar a atenção?

Suspensão Disus X do U9 Permite Proezas

Vamos falar um pouco sobre a tal suspensão Disus X. Essa tecnologia é o que permite ao U9 fazer seus saltos. No vídeo, o carro aparece superando um buraco, alguns picos de metal e até uma área com tiras de pó colorido, tudo isso sem um motorista no volante. É impressionante, não é? Mas calma lá, não é bem assim. Embora o vídeo afirme que o U9 pode saltar até 6 metros, na realidade, a altura máxima atingida nos testes foi de apenas 35 mm. Ou seja, dá para pular um obstáculo bem pequeno, mas não espere que ele saia voando por aí como um carro voador, está certo? Isso se dá porque o sistema Disus X consegue levantar as rodas dianteiras primeiramente, a fim de auxiliar no impulso do salto.

O Yangwang U9 é equipado com quatro motores elétricos, um para cada roda, que, quando combinados, entregam uma potência de 1.300 cv. Ele vai de 0 a 100 km/h em impressionantes 2,36 segundos. O supercarro chinês conta com uma bateria Blade de 100 kWh, que oferece uma autonomia de até 450 km, segundo o ciclo chinês de testes (CLTC). Já em termos de dimensões, o U9 tem 4.966 mm de comprimento, 2.029 mm de largura e 1.295 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.900 mm. O peso total do veículo é de 2.475 kg.

U9 Supera Obstáculos de Forma Autônoma

Outro ponto que chama a atenção no vídeo é que o U9 faz tudo isso de forma autônoma, sem um motorista sequer. Isso mostra o avanço da tecnologia autônoma da BYD, que está cada vez mais presente nos carros da marca. Mas, de novo, fica a pergunta: qual a real utilidade de um carro que pode saltar sozinho? Quem precisa de um veículo de 1.300 cv que sequer precisa de um motorista para realizar uma manobra dessas? Será que a BYD não está exagerando um pouco na dose?

O Yangwang U9 pode ser configurado com diferentes opções de cores externas e internas. Além disso, há a possibilidade de adicionar um pacote aerodinâmico, que inclui um grande aerofólio traseiro de fibra de carbono, assim como um difusor dianteiro mais agressivo. O veículo também conta com tecnologias de segurança ativa, como frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa, por exemplo.

Salto do U9 É Útil no Cenário Cotidiano?

Essa é a pergunta que não quer calar. Será que essa capacidade de saltar é realmente útil no dia a dia? Vamos ser sinceros, né, meu amigo? Quantas vezes você já precisou que seu carro desse um pulinho para superar um obstáculo? Provavelmente nunca. Na verdade, a altura do salto do U9 é tão pequena que ele não conseguiria superar a maioria dos obstáculos que encontramos nas ruas, como animais atropelados ou buracos maiores. E convenhamos, ninguém em sã consciência vai usar um supercarro de mais de R$ 1 milhão para ficar pulando por aí, não é mesmo?

O Yangwang U9 possui um sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas, que oferece conectividade com smartphones através de Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, o sistema de som é assinado pela Dynaudio, com 12 alto-falantes.

Desempenho do U9 Frente a Rivais Diretos

Por falar em desempenho, o U9 não conseguiu superar o Porsche Taycan Turbo GT e o Xiaomi SU7 Ultra no famoso circuito de Nürburgring. Isso levanta a questão: será que esses “truques” como os saltos são tudo o que o U9 tem a oferecer? Afinal, no mundo dos supercarros elétricos de alto desempenho, a competição é acirrada. A BYD precisa mostrar que o U9 tem mais do que apenas uma suspensão que faz o carro pular. Talvez fosse mais interessante mostrar como a suspensão Disus X pode melhorar o desempenho do carro em curvas, por exemplo. Algo que fosse realmente útil e desejável para os amantes de carros esportivos. A BYD poderia usar o sistema Disus X para ajustar a altura e a rigidez da suspensão em tempo real, melhorando a estabilidade e o controle do veículo em altas velocidades.

O U9 tem uma velocidade máxima declarada de 392 km/h, mas ainda não há dados oficiais sobre o consumo de energia do veículo. Considerando a potência e o peso do U9, é de se esperar que o consumo seja elevado, especialmente em condução esportiva. Já em termos de recarga, a BYD afirma que a bateria do U9 pode ser recarregada de 30% a 80% em apenas 10 minutos, usando um carregador ultrarrápido de 500 kW.

Video do BYD Yangwang U9 Saltando Obstáculos