Preparem-se, entusiastas automotivos e, mais importante, famílias preocupadas com segurança! Recebi informações quentíssimas diretamente das pranchetas do Euro NCAP sobre a avaliação de segurança do aguardado BYD SEALION 7, com resultados previstos para abril de 2025. Vamos mergulhar fundo no que esse SUV grande promete em termos de proteção, e se ele realmente entrega o que se espera de um veículo moderno.
Revelados os Resultados do BYD SEALION 7 no Euro NCAP
A expectativa é alta para o BYD SEALION 7, um SUV de 5 portas com um peso considerável de 2225kg, testado na sua versão ‘Comfort’ LHD (volante à esquerda) com tração 4×2. A Euro NCAP, conhecida por seus rigorosos testes, avaliou o veículo em quatro áreas cruciais, e os números iniciais são bastante promissores, indicando um forte concorrente no segmento de SUVs grandes. A avaliação é válida para todas as variantes do SEALION 7, incluindo a 4×4 (Design Excellence), a partir do VIN do veículo testado.
De forma geral, o SEALION 7 mostrou um desempenho sólido. É interessante notar como os fabricantes estão cada vez mais focados em segurança, algo que vemos em diversos lançamentos, como as novidades do Kia Sportage 2026, que também busca seu espaço no concorrido mercado de SUVs.
Pontuações Gerais do BYD SEALION 7
Área de Avaliação | Pontuação | Percentual |
---|---|---|
Proteção do Ocupante Adulto | 34.8 Pts | 87% |
Proteção do Ocupante Criança | 46.0 Pts | 93% |
Proteção de Usuários Vulneráveis da Estrada | 48.4 Pts | 76% |
Assistência de Segurança | 14.3 Pts | 79% |
Proteção de Ocupantes Adultos: Um Olhar Detalhado (87%)
Nesta categoria, o SEALION 7 obteve uma excelente marca de 87%. No impacto frontal deslocado (11.9 de 16 Pts), o compartimento de passageiros manteve-se estável, e os dummies indicaram “boa proteção dos joelhos e fêmures” para motorista e passageiro. A BYD também demonstrou que essa proteção se estende a ocupantes de diferentes tamanhos. Curiosamente, foi classificado como um “parceiro de impacto moderadamente benigno”, o que é um ponto positivo para outros veículos em uma colisão.
No entanto, nem tudo são flores. No teste de barreira rígida de largura total, a proteção do tórax do passageiro traseiro foi classificada como “fraca”. Um ponto de atenção para a BYD! Em contrapartida, o motorista teve proteção “boa” para todas as áreas críticas. Nos impactos laterais (barreira e poste), o SEALION 7 foi impecável, garantindo pontuação máxima (16.0 de 16 Pts) com proteção “boa” para todas as áreas críticas. O controle de “excursion” (deslocamento lateral do corpo) foi “adequado”, e o airbag central teve um bom desempenho, protegendo a cabeça dos ocupantes dianteiros. Para saber mais sobre os testes da Euro NCAP, você pode visitar o site oficial deles.
Em colisões traseiras (3.9 de 4 Pts), a proteção contra o efeito chicote (whiplash) foi “boa” tanto para os bancos dianteiros quanto traseiros. No quesito resgate e extricação (3.0 de 4 Pts), o SUV conta com eCall avançado, freios multi-colisão, ficha de resgate compatível com ISO e conformidade com verificação de submersão.
Crianças a Bordo? O SEALION 7 Brilha na Proteção! (93%)
Aqui o BYD SEALION 7 realmente se destaca, com impressionantes 93%! Nos testes de colisão com dummies de 6 e 10 anos, a proteção de todas as partes críticas do corpo foi “boa”, resultando em pontuação máxima (24.0 de 24 Pts). Isso demonstra um cuidado especial da marca com os pequenos passageiros, um fator decisivo para muitas famílias que buscam um SUV espaçoso e seguro como o Corolla Cross Hybrid.
Nos recursos de segurança (10.0 de 13 Pts), o airbag do passageiro dianteiro pode ser desativado para o uso de cadeirinhas infantis voltadas para trás, com informação clara ao motorista. Além disso, um sistema de detecção de presença infantil emite alertas caso uma criança seja esquecida no carro – uma tecnologia que salva vidas. Na verificação de instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRIs), o SEALION 7 também gabaritou (12.0 de 12 Pts), acomodando corretamente todos os tipos de retenção para os quais foi projetado.
E os Pedestres? Segurança para Usuários Vulneráveis (76%)
Com 76%, a proteção para usuários vulneráveis da estrada (pedestres e ciclistas) é boa, mas com espaço para melhorias. A proteção da cabeça em caso de atropelamento foi “em grande parte adequada”, porém com resultados “ruins” nos pilares rígidos do para-brisa e na base do mesmo. A proteção da pélvis foi “predominantemente boa”, enquanto para fêmur, joelho e tíbia os resultados foram mais “mistos”.
O sistema de frenagem de emergência autônoma (AEB) do SEALION 7 (24.1 de 27 Pts em mitigação) responde bem a pedestres e outros veículos. A resposta a pedestres foi “boa”, mas “marginal” para aqueles na traseira do carro. Para ciclistas, o desempenho também foi “bom”, mas a proteção contra “dooring” (abertura de porta no caminho de um ciclista) foi “marginal”. Em contrapartida, o AEB para motociclistas teve desempenho “bom” e pontuação máxima.
Tecnologia a Favor da Vida: Sistemas de Assistência (79%)
Os sistemas de assistência à segurança alcançaram 79%. O reconhecimento de sinais de trânsito e a função de informação de limite de velocidade (2.5 de 3 Pts) permitem que o motorista configure o limitador de velocidade inteligente (Intelligent ACC) com precisão de até 5km/h. Esse nível de tecnologia embarcada é cada vez mais comum, como vemos em veículos elétricos modernos, incluindo o Hyundai Ioniq 5 com seu impressionante torque e recarga.
O monitoramento do status do ocupante (1.9 de 3 Pts) inclui lembrete de cinto de segurança para todos os assentos e um sistema de monitoramento direto do motorista que detecta fadiga e algumas formas de distração. O suporte de faixa (2.5 de 3 Pts), com Assistência de Saída de Faixa e Assistência de Manutenção de Faixa de Emergência, corrige suavemente a direção e pode intervir mais agressivamente em situações críticas, com bom desempenho e interface homem-máquina classificada como “BOA”. Por fim, o AEB Carro-a-Carro (7.5 de 9 Pts) teve bom desempenho, operando a partir de 4 km/h com câmera e radar.
Equipamentos de Segurança Padrão do SEALION 7
- Airbags Frontais (Motorista e Passageiro)
- Pré-tensionadores e Limitadores de Carga
- Airbags Laterais (Cabeça, Tórax, Pélvis)
- Airbag Central (Dianteiro)
- Isofix/i-Size (Passageiro e Traseira)
- Interruptor Airbag Passageiro
- Detecção de Presença Infantil
- Lembrete de Cinto (Todos os assentos)
- Capô Ativo (“Active Bonnet”)
- AEB Usuários Vulneráveis (Pedestre, Ciclista, Moto)
- AEB Carro-a-Carro
- Assistência de Velocidade
- Sistema de Assistência de Faixa
- Detecção de Fadiga/Distração
Pontos Fortes e Fracos: Uma Análise Crítica
Pontos Fortes | Pontos a Melhorar |
---|---|
Excelente Proteção Infantil (93%) | Tórax passageiro traseiro (frontal) “fraco” |
Máxima pontuação em Impacto Lateral (Adulto) | Proteção cabeça pedestre (pilares A) “ruim” |
Ampla lista de equipamentos de série | AEB pedestre traseiro “marginal” |
Bom desempenho do airbag central | Proteção “dooring” ciclista “marginal” |
Sistema eCall avançado e Multi Collision Brake | – |
Considerando o segmento de SUVs, o BYD Sealion 7 parece vir forte, mas a concorrência não dorme no ponto. Modelos como o Dacia Bigster 2025 também prometem agitar o mercado com suas propostas.
Perguntas Frequentes (FAQ) sobre o BYD SEALION 7
- O BYD SEALION 7 é um carro seguro?
Sim, de acordo com os resultados preliminares do Euro NCAP para 2025, ele demonstra um bom desempenho geral, especialmente na proteção infantil e impactos laterais para adultos, recebendo altas pontuações. - Quais as principais tecnologias de segurança do SEALION 7?
Ele vem com um pacote abrangente, incluindo múltiplos airbags, AEB para carros, pedestres e ciclistas, assistência de faixa, monitoramento de fadiga, eCall avançado e detecção de presença infantil. - A avaliação de segurança é válida para todas as versões do SEALION 7?
Sim, a classificação se aplica tanto à versão 4×2 Comfort (testada) quanto à 4×4 Design Excellence com motorização elétrica. - Quais foram os pontos mais fracos do SEALION 7 nos testes?
A proteção do tórax do passageiro traseiro em impacto frontal de largura total foi classificada como “fraca”, e houve áreas com proteção “ruim” para a cabeça de pedestres nos pilares do para-brisa. - Quando esta avaliação do Euro NCAP será oficialmente publicada?
A publicação completa da avaliação está prevista para abril de 2025.
Analisando os dados, o BYD SEALION 7 surge como uma opção muito interessante no crescente mercado de SUVs elétricos, especialmente para quem prioriza a segurança dos ocupantes infantis. Os 93% nessa categoria são um feito notável! Embora existam pontos específicos a serem aprimorados, como a proteção do tórax do passageiro traseiro em um tipo de colisão frontal e certas zonas de impacto para pedestres, o conjunto da obra é positivo. A vasta lista de tecnologias de segurança ativa e passiva como padrão também joga a favor do modelo chinês, que parece determinado a conquistar o consumidor europeu não só pelo design e tecnologia, mas também pela robustez em segurança. É um sinal claro de que os fabricantes chineses estão levando a segurança muito a sério, o que é ótimo para todos nós, consumidores. É uma evolução constante que vemos em diversas marcas, até mesmo em segmentos mais tradicionais, como as discussões sobre o retorno do V8 pela Mercedes-AMG com um toque futurista, mostrando que inovação e tradição podem andar juntas.
E você, o que achou dos resultados de segurança do BYD SEALION 7? Acredita que ele tem potencial para balançar o mercado de SUVs grandes? Deixe seu comentário abaixo!
Author: Fabio Isidoro
Fabio Isidoro é o fundador e editor-chefe do Canal Carro, onde escreve sobre o universo automotivo desde 2022. Apaixonado por carros e tecnologia, iniciou sua trajetória no portal HospedandoSites e hoje se dedica à criação de conteúdos técnicos e análises completas sobre veículos nacionais e internacionais. 📩 Contato: contato@canalcarro.net.br