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Design do Bugatti Tourbillon

Bugatti Tourbillon: O Novo Hiperesportivo Híbrido de 1.800 CV

A Origem do Nome Tourbillon

Tourbillon, que significa “redemoinho” em francês, é um mecanismo de relojoaria do final do século XVIII, criado para eliminar inconsistências de tempo causadas pela gravidade. Inventado por Abraham-Louis Breguet em 1795, o tourbillon revolucionou a precisão dos relógios ao manter o movimento constante do escapamento e da roda de balanço. Esta invenção, patenteada em 1801, ainda é reverenciada como o ápice da relojoaria.

Detalhes de Design Inspirados na Relojoaria

O Bugatti Tourbillon apresenta detalhes meticulosos que homenageiam sua inspiração relojoeira. Os mostradores foram projetados com a ajuda de relojoeiros suíços, com tolerâncias máximas de 50 microns. A estrutura única acima do volante é composta por mais de 600 peças de titânio, com gemas como safiras e rubis incrustadas em cada cluster, pesando apenas 1,5 libras. O console central é feito de vidro cristal, desenvolvido em 13 estágios para máxima clareza, e os acessórios de alumínio foram anodizados e usinados de uma única peça de metal.

Motor Híbrido V16: Potência e Inovação

O coração do Bugatti Tourbillon é um motor híbrido V16 de 8,3 litros, desenvolvido em colaboração com a Cosworth. Esse motor naturalmente aspirado gera impressionantes 1.000 cv a 9.000 RPM sem a necessidade de turbocompressores. Além disso, o motor pesa apenas 251,7 kg, apesar de ser maior que o W16 do chiron. O Tourbillon também conta com 91,8 kgfm de torque e um sistema híbrido que adiciona mais 800 cv, totalizando 1.800 cv.

Detalhes do Painel de Instrumentos do Bugatti Tourbillon.webpdo Bugatti Tourbillon

Desempenho de Alto Nível

A aceleração do Tourbillon é simplesmente espetacular. Com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 feitos sob medida, ele atinge 100 km/h em apenas 2,0 segundos. Em cerca de 5 segundos, chega a 200 km/h, e em 10 segundos, atinge 300 km/h. A velocidade máxima padrão é de 380 km/h, mas com a Speed Key especial, o carro pode alcançar até 444 km/h.

Design e Tecnologia de Ponta

O design do Bugatti Tourbillon é inconfundível. A carroceria, inspirada no Chiron, apresenta um difusor especial, aberturas sob os faróis e uma grade em forma de ferradura que melhora o downforce. A asa traseira ativa pode ser usada como freio aerodinâmico. O interior é um espetáculo à parte, com mostradores analógicos fixados no volante e uma tela oculta no console central que oferece acesso ao Apple CarPlay.

Bugatti Tourbillon com seus 1800 cavalos

Peso e Eficiência

Apesar de ser um híbrido, o Tourbillon é mais leve que o Chiron. A suspensão multi-link nova é 45% mais leve, contribuindo para a redução de peso. O carro pode circular pela cidade em modo elétrico, com um alcance estimado de 60 km, graças ao conjunto de baterias de 25 kWh montado no centro.

Traseira do Bugatti Tourbillon

Futuro Promissor

O CEO da Bugatti, Mate Rimac, afirma que o desenvolvimento do Tourbillon foi guiado pelos 115 anos de história da Bugatti e pelos mantras de Ettore Bugatti: “se for comparável, não é mais Bugatti” e “nada é bonito demais”. A produção do Tourbillon começará em 2026, com apenas 250 unidades, e o preço inicial é de 3,6 milhões de euros.

A nova era da Bugatti está chegando, e o Tourbillon é a prova de que a inovação e a tradição podem andar de mãos dadas.

https://www.youtube.com/watch?v=1-qwounu3yA

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