O mercado de micromobilidade elétrica está fervilhando, e a Bee, empresa brasileira que investe nesse segmento desde 2019, acaba de dar um passo ousado. Após consolidar sua presença no eixo Rio-São Paulo e iniciar operações na Europa, a marca lança a Bee MiniTrail, uma scooter elétrica pensada para encarar os desafios do interior do Brasil.
Bee Acelera: MiniTrail Desbrava Novos Terrenos Elétricos
Com um plano ambicioso de crescer mais de 30% em 2025 e atingir R$ 50 milhões de reais em faturamento bruto, a Bee aposta na diversificação. Depois do sucesso da Bee Type 2, com seu design retrô moderninho focado em estilo, a empresa agora mira um público diferente com a MiniTrail.
A estratégia é clara: oferecer modelos distintos para diferentes necessidades. “Nos preocupamos em lançar modelos bem singulares e com propostas de uso distintas”, afirma Bernardo Omar, CEO da Bee. A MiniTrail chega para preencher a lacuna de um Veículo elétrico robusto, pronto para terrenos acidentados e o uso fora de estrada, comum em regiões rurais e no interior.
A Máquina: Robustez e Praticidade Fora de Estrada
A Bee MiniTrail não abre mão do design e da praticidade, marcas registradas da Bee, mas adiciona a robustez necessária para o chão de terra e cascalho. É um veículo pensado para quem precisa de mais do que um passeio no asfalto, talvez algo com a versatilidade vista em modelos como a Yamaha Fazer 250 2025, mas com propulsão totalmente elétrica.
Com autonomia declarada de até 55 km (em condições ideais, claro), a MiniTrail pesa 55,2 kg (incluindo a bateria removível de 7,2 kg) e tem capacidade para levar até 180 kg. O duplo amortecedor traseiro e a suspensão dianteira a óleo prometem conforto mesmo em pisos irregulares, algo essencial para a proposta off-road.
Especificações Técnicas Detalhadas
Característica | Especificação | Detalhe |
---|---|---|
Autonomia | Até 45-55km* | Modo ECO, 75kg, piso liso |
Velocidade Máxima | Limitada 28-32km/h | CONTRAN nº 996/2023 |
Peso Total | 55,2kg | Com bateria (7,2kg) |
Capacidade Carga | Até 180kg | Condutor + Carga |
Motor | Bee Keeway 1000W | Parceria Bee/Keeway |
Bateria | Lítio Removível 48V 20Ah | Recarga 6-7 horas |
* Autonomia nominal aferida em modo ECO, velocidade média de 25km/h e condutor de 75kg em piso liso, sem aclives.
Parceria Estratégica: Bee e Keeway Unem Forças Inovadoras
A MiniTrail é fruto de mais uma colaboração entre a Bee e a Keeway, montadora chinesa parte do gigante grupo Geely (dono de marcas como Volvo e Lotus). A Keeway, que já teve operações no Brasil, retorna fornecendo chassi, conjunto mecânico e motor para a MiniTrail.
Omar destaca que essa união conecta duas empresas com forte vocação para a inovação. “Somos uma empresa movida pela vontade de fazer diferente e melhor e assim também é a Keeway”, comenta o CEO. Essa busca por inovação é um motor importante no setor de veículos elétricos, onde vemos avanços constantes, como as novas tecnologias de bateria de carga rápida da Stellantis.
Expansão Nacional: A Micromobilidade Rumo ao Interior
Atualmente, a Bee possui 8 lojas físicas próprias (6 no Rio de Janeiro, 2 em São Paulo) e uma em Lisboa, Portugal. No entanto, as vendas online já levam os produtos da Bee para todo o Brasil. A chegada da MiniTrail impulsiona os planos de expansão física, focando inicialmente no interior de São Paulo e na região Centro-Oeste.
A ideia é levar a experiência Bee para mais perto do consumidor do interior, permitindo o contato direto com os veículos antes da compra. Essa capilaridade é fundamental para popularizar a micromobilidade, que ainda engatinha em muitas regiões, contrastando com a já estabelecida presença de veículos elétricos urbanos como o Chery QQ Elétrico. O fundo de private equity XR Advisor está orientando essa expansão.
“Inovação é a palavra-chave da Bee”, aponta Rodolfo Oliveira, CEO da XR Advisor. Ele acredita que a combinação de inovação, foco na experiência do cliente e entendimento do mercado é a fórmula do sucesso. A criação de novos produtos, como a MiniTrail, é vista como base para o crescimento geográfico, talvez abrindo caminho para soluções ainda mais acessíveis, na linha do que propõe o conceito do Slate Truck 2027.
Planos Futuros da Bee
- Abrir novas lojas físicas
- Focar no interior de SP
- Expandir para o Centro-Oeste
- Analisar mercados locais
- Manter vendas online nacionais
Da Tradição à Inovação: A Jornada da Bee na Mobilidade
Embora a marca Bee tenha seis anos focada em micromobilidade elétrica, sua história começou há 25 anos com a Alanmotors, uma concessionária Aprilia que se tornou referência em scooters. A experiência com importação, personalização e o entendimento do comportamento do consumidor brasileiro de motocicletas foram cruciais para a transição.
“Entendemos o que fazia o brasileiro comprar uma motocicleta (…) Com o tempo, entendemos como a micromobilidade se conectava com o estilo de vida e sustentabilidade”, relembra Omar. Essa evolução do mercado, com consumidores buscando alternativas mais sustentáveis e conectadas, reflete uma tendência global vista em lançamentos como o Peugeot 208 2025, que oferece múltiplas opções de motorização.
Perguntas Frequentes (FAQ) sobre a Bee MiniTrail
- Para quem é a Bee MiniTrail?
Ideal para quem vive no interior, no campo, ou precisa de um veículo robusto para terrenos acidentados (terra, cascalho), incluindo o setor agropecuário. - Qual a autonomia real da MiniTrail?
A autonomia nominal é de até 55km, mas isso varia muito com o peso do condutor, tipo de terreno, aclives e modo de pilotagem. Espere algo realista entre 35-45km em uso misto. - Precisa de habilitação para pilotar a Bee MiniTrail?
Conforme a Resolução CONTRAN nº 996/2023, autopropelidos com velocidade máxima limitada a 32 km/h, como a MiniTrail, são equiparados a ciclomotores e exigem Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou CNH categoria A. É crucial verificar a legislação local. - Onde posso comprar a Bee MiniTrail?
A compra pode ser feita online, com entrega em todo o Brasil, ou nas lojas físicas da Bee no Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa (Portugal). - Qual a principal diferença entre a MiniTrail e a Bee Type 2?
A MiniTrail é focada na robustez e capacidade off-road, com pneus maiores e estrutura reforçada. A Type 2 prioriza o design e estilo urbano, inspirada nas vespas clássicas.
A Bee MiniTrail parece ser uma jogada inteligente da Bee, atacando um nicho pouco explorado no mercado brasileiro de micromobilidade elétrica: o uso fora do asfalto e no interior. A parceria com a Keeway/Geely traz credibilidade e capacidade produtiva. Se o produto entregar a robustez prometida com um custo-benefício atraente, tem tudo para impulsionar o crescimento da marca e levar a mobilidade elétrica para novos cantos do país, embora a necessidade de habilitação e os desafios de infraestrutura e incentivos ainda sejam pontos de atenção importantes.
E você, o que achou da Bee MiniTrail? Acredita que ela vai conquistar o interior do Brasil? Deixe seu comentário abaixo!
Author: Fabio Isidoro
Fabio Isidoro é o fundador e editor-chefe do Canal Carro, onde escreve sobre o universo automotivo desde 2022. Apaixonado por carros e tecnologia, iniciou sua trajetória no portal HospedandoSites e hoje se dedica à criação de conteúdos técnicos e análises completas sobre veículos nacionais e internacionais. 📩 Contato: contato@canalcarro.net.br