Pular para o conteúdo
Home » Audi R8: o adeus do supercarro alemão

Audi R8: o adeus do supercarro alemão

O Audi R8 é um dos ícones da marca das quatro argolas, um supercarro de motor central que nasceu como um tributo às vitórias da Audi nas 24 Horas de Le Mans. Lançado em 2006, o R8 teve duas gerações e mais de 60 mil unidades vendidas, mas agora está prestes a se aposentar.


A filial da Audi nos Estados Unidos divulgou um vídeo com tom de despedida para o R8, intitulado de “Last Lap” (última volta). O filme de pouco mais de três minutos mostra a evolução do esportivo, desde o protótipo Le Mans quattro de 2003 até o atual R8 GT, equipado com um V10 naturalmente aspirado de 5,2 litros e 620 cv.

O vídeo é uma homenagem emocionante ao R8, que conquistou muitos fãs pelo mundo com seu design, sua performance e seu som. O ronco do V10 é um dos destaques do filme, que também mostra cenas de corrida, de estrada e de produção do modelo.

O futuro do R8

Apesar do vídeo sugerir que o R8 está chegando ao fim, a Audi ainda não confirmou oficialmente o encerramento da produção do modelo. Segundo a Audi do Brasil, o carro ainda segue em linha, mesmo ausente do site brasileiro.


No entanto, há rumores de que a Audi pode lançar uma terceira geração do R8, mas totalmente elétrica, baseada na futura plataforma SSP do Grupo Volkswagen. Essa plataforma será usada para veículos de alto desempenho e autonomia, e pode dar origem a um novo supercarro da marca, talvez com outra designação.

Se isso se confirmar, o R8 a combustão será um marco na história da Audi, um dos últimos supercarros a usar um motor naturalmente aspirado. Um carro que vai deixar saudades, recordações e, talvez, alguns corações partidos.