O Ford Escort foi um carro muito popular no Brasil nos anos 80 e 90. Lançado em 1983, o modelo contava com motores 1.3 e 1.6 CHT nas versões L e GL. Além disso, a versão esportiva XR3 também estreou no mesmo ano, com visual mais arrojado e características técnicas mais robustas. Em 1985, foi lançada a versão conversível do Escort, ampliando ainda mais as opções disponíveis para os consumidores.
A partir de 1986, o Escort sofreu algumas alterações importantes. A versão passou a ser oferecida apenas com motor 1.6 e carroceria de duas portas. Já o XR3 teve seus para-choques modificados para melhorar a aerodinâmica. Em 1989, as versões XR3 foram equipadas com o motor Volkswagen 1.8, o que aumentou ainda mais o desempenho do carro.
Em 1993, o Escort ganhou uma nova carroceria e o XR3 passou a contar com o motor 2.0 com injeção eletrônica. A carroceria antiga continuou em produção e foi rebatizada de Hobby, sendo equipada com o motor 1.6. Em 1996, o Escort passou a ser fabricado também na Argentina, mas com uma frente diferente da versão brasileira. Com isso, as versões Hobby deixaram de ser produzidas no Brasil.
Em 1997, o Escort foi atualizado novamente e passou a contar com o motor 1.8 Zetec. Além disso, ganhou quatro portas e as configurações SW Sedan e RS esportiva. Em 2000, o modelo foi equipado com os motores Zetec Rocam 1.6, o que aumentou ainda mais sua eficiência e performance. O Escort foi produzido até 2003, quando encerrou sua produção no Brasil. Vale mencionar que o nome Escort foi posteriormente utilizado em um modelo do mercado chinês, mas sem qualquer ligação com o clássico nacional.
Durante sua produção, o Ford Escort se destacou pelo bom desempenho, conforto e durabilidade. Era um carro muito apreciado pelos consumidores brasileiros e ficou marcado na memória de muitas pessoas como um ícone da indústria automotiva nacional.
Apesar de não estar mais disponível no mercado, o Escort ainda é lembrado com carinho por muitos amantes de carros antigos.