A Família 200 da Peugeot é composta por modelos versáteis, elegantes e inovadores que foram produzidos ao longo dos anos. O Peugeot 203 foi o primeiro modelo produzido em massa pela marca francesa após a Segunda Guerra Mundial, tendo sido o primeiro monobloco da marca e vendendo mais de meio milhão de unidades em 12 anos de produção. Infelizmente, o Peugeot 203 nunca foi comercializado no Brasil.
Já o Peugeot 205 é um dos modelos mais famosos da linha 200, tendo sido premiado como “Carro de Ouro do Ano” da década de 1980 graças ao seu design autoral e características de linhas retas e porte compacto. Ele foi produzido em 7 fábricas em 3 continentes e teve uma ótima dinâmica e desempenho, sendo oferecido no Brasil em pequenos lotes na década de 1990. Uma das versões mais famosas do Peugeot 205 é o 205 Turbo 16, uma série limitada de 200 unidades construídas para homologar a participação do modelo no Grupo B do Campeonato Mundial de Rally. Ele venceu o Campeonato Mundial de Rally para pilotos e construtores em 1985 e 1986, além do Paris-Dakar em 1987 e 1988.
O Peugeot 206 é um dos modelos mais emblemáticos da Família 200, tendo se destacado pelo seu design arredondado e faróis arqueados, tornando-se o carro mais vendido da Peugeot no mundo. Além de ser oferecido como hatch, o 206 também foi produzido como sedã, perua (SW) e conversível (CC), além de ter versões esportivas como o 206 GTI, 206 RC e 206 Rallye, principalmente no mercado europeu. O Peugeot 206 também foi o primeiro carro da marca a ser produzido na fábrica de Porto Real, no Brasil, em 2001. No Brasil, ele foi vendido com motores 1.4 e 1.6, e as opções de carroceria incluíam hatch e perua (SW). Além disso, o país recebeu um pequeno lote do conversível 206 CC, que hoje é bastante raro.
O Peugeot 207 vendido no Brasil, embora não tenha sido o modelo mais emblemático da marca oferecido no país, era basicamente um 206 com a dianteira de um 207 e foi uma reestilização do 206, mas não foi tão bem-sucedido quanto o seu antecessor. Já o Peugeot 207 Sedan foi um modelo inédito na marca, com carroceria de quatro portas e que foi produzido no Brasil. Ele foi oferecido com motor 1.4 e 1.6, além de ter versões top de linha com itens de série e motor 1.6 THP.
Em 2013, a Peugeot lançou o novo 208 no Brasil, trazendo o mesmo visual do modelo europeu. O modelo era vendido apenas com carroceria hatchback e contava com um maior espaço interno e motores 1.2 e 1.6. Mais tarde, foi lançada até uma versão esportiva GT com o famoso motor 1.6 THP turbo de 173 cv de potência. O 208 também se destacou pela sua nova cabine, que contava com o conceito Peugeot i-cockpit, com um painel de instrumentos mais elevado e um volante pequeno. Além disso, ele contava com um teto solar panorâmico, uma melhor ergonomia e um design mais arrojado. O hatch se tornou um sucesso e foi muito bem recebido pelo mercado.
A atual geração do Peugeot 208 foi lançada no Brasil em 2020 e trouxe o mesmo design do modelo europeu. Pela primeira vez, o hatch não teve a última casa decimal do seu nome alterada, mantendo o nome 208. A nova geração do 208 chamou a atenção pelo seu design ousado e esportivo, com destaque para os faróis de LED que imitam garras de leão na parte inferior do para-choque.
Na cabine, o acabamento melhorou principalmente nas versões mais caras e o conceito I-cockpit foi mantido com uma evolução, incluindo um painel de instrumentos digital configurável com um inédito efeito 3D. O hatch também mantém o famoso motor 1.6, sempre atrelado a um câmbio automático de 6 marchas.
Além do 208 tradicional, a Peugeot lançou ainda o e-208 GT, uma versão mais esportiva com motorização 100% elétrica que entrega 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque. Isso é suficiente para o hatch acelerar de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos.
Agradecemos por ler sobre a Família 200 da Peugeot e convidamos a acompanhar o nosso perfil nas redes sociais para ficar sempre atualizado sobre os lançamentos e novidades da marca francesa.