A Volkswagen anunciou recentemente que os modelos Passat, Tiguan e T-Roc serão os últimos a ter motores de combustão interna, como parte da sua estratégia de eletrificação. A marca alemã pretende lançar a sua última geração de motores a gasolina e diesel em 2026, e depois disso focar-se nos veículos elétricos e híbridos plug-in.
Os modelos elétricos da Volkswagen já estão no mercado
O que isso significa para os consumidores? Significa que ainda poderão comprar os Passat, Tiguan e T-Roc com motores convencionais por mais alguns anos, mas que depois terão que optar por versões eletrificadas ou por outros modelos da Volkswagen. A marca já tem no mercado o ID.3 e o ID.4, dois carros elétricos baseados na plataforma MEB, e planeja lançar mais modelos desta família, como o ID.5, o ID.6 e o ID.Buzz.
A mudança para a mobilidade elétrica é uma tendência mundial
A Volkswagen não é a única fabricante a anunciar o fim dos motores de combustão. Outras marcas como a Volvo, a Ford e a Jaguar Land Rover também já definiram datas para abandonar os motores a gasolina e diesel e apostar na mobilidade elétrica. O objetivo é reduzir as emissões de CO2 e contribuir para a transição energética.
No entanto, isso não significa que os motores de combustão vão desaparecer completamente do mercado. Ainda há muitos países onde a infraestrutura de recarga é insuficiente ou onde os veículos elétricos são muito caros. Além disso, há segmentos como os comerciais ou os esportivos onde os motores a combustão ainda têm vantagens em termos de autonomia ou desempenho.
Motores a combustão ainda terão presença no mercado por algumas décadas
Por isso, é provável que os motores de combustão ainda convivam com os elétricos por mais algumas décadas, até que a tecnologia e as condições do mercado permitam uma substituição total. A Volkswagen está consciente disso e por isso vai continuar a desenvolver e aperfeiçoar os seus motores a combustão até 2026, para oferecer aos seus clientes produtos eficientes e competitivos.