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Como um motor de gaveta selou o destino dos carros elétricos em 1920

Você já parou pra pensar como um pequeno motor elétrico pode ter mudado completamente o rumo da história dos carros? Pois é, na virada do século 20, um motorzinho que servia pra abrir e fechar gavetas foi o responsável pelo declínio dos carros elétricos nas ruas americanas. Estranho, né? Em 1900, a gente tinha cerca de 40% da frota de veículos formada por carros a vapor ou híbridos, mas os elétricos eram os queridinhos da galera por serem muito mais práticos e menos poluentes. Afinal, quem queria sair por aí cheirando a gasolina, especialmente as mulheres, que eram bem mais afetadas por esses cheiros desagradáveis?


Era uma época em que havia cerca de 34 mil carros elétricos circulando, representando 38% da frota dos Estados Unidos. Os carros a gasolina, por outro lado, eram apenas 28% do total e, apesar de todos os desafios que envolviam dar partida nesse tipo de motor, a galera ainda preferia a gasolina. Isso porque, vamos combinar, não basta só girar a chave e sair rodando; ainda tinha toda uma técnica por trás da manivela que podia acabar com a diversão, ou pior, causar alguns machucados sérios.

Imaginem só! Até 1912, a partida dos motores a gasolina era um verdadeiro desafio, exigindo não só força, mas também uma boa dose de paciência. O processo era simples, mas os contragolpes da manivela podiam ser bem violentos. E, cá entre nós, quem é que queria sofrer uma fratura numa época em que um simples resfriado podia ser fatal? Então, a gente se pergunta: como um motor elétrico, que parecia tão promissor, foi deixado de lado? A resposta está na inovação e na busca por mais eficiência, e é isso que vamos explorar a seguir.

O Impacto do Motor Elétrico no Fim dos Carros Elétricos

Quando a gente fala do impacto do motor elétrico, não dá pra ignorar a figura de Henry Leland. Esse cara, fundador da Cadillac e da Lincoln, viu de perto os riscos que os motoristas enfrentavam com as manivelas e decidiu que era hora de agir. Ele convocou seus engenheiros e desafiou a galera a criar um mecanismo que eliminasse a necessidade de toda aquela técnica complicada e potencialmente perigosa. E assim começou uma nova era para os automóveis.


Em 1911, a solução veio do mais improvável dos lugares: um motor que abria e fechava gavetas. Charles Kettering, então funcionário da NCR, teve uma ideia genial enquanto fazia compras. Ele percebeu que um motor elétrico poderia ser a chave para dar vida a um novo sistema de partida. E foi assim que o Cadillac Modelo 30 ganhou um motor elétrico acoplado, tornando a partida muito mais simples e segura.

Logo, em 1912, o Cadillac Self Starter chegou ao mercado como “o carro sem manivela”. A propaganda fez sucesso e as vendas dispararam. Mas, como em toda boa história, nem tudo são flores. Apesar do apelo dos carros elétricos, a entrada do Ford T com sua partida elétrica, que custava bem menos, acabou virando o jogo. A gasolina era mais barata, e ninguém queria perder tempo recarregando as baterias pesadas quando poderia abastecer rapidamente.

A Revolução da Partida Elétrica e seus Efeitos

A chegada da partida elétrica foi um divisor de águas. Foi como se a manivela saísse de cena e a praticidade entrasse em cena. O Cadillac Self Starter não só facilitou a vida dos motoristas, mas também fez com que os carros elétricos perdessem espaço no mercado. A competição ficou acirrada e o Ford T, com seu preço acessível e operação rápida, se tornou o carro do povo. Não é à toa que, em pouco tempo, os elétricos começaram a sumir das ruas.

É interessante notar como, em poucos anos, a popularidade dos carros elétricos despencou. Afinal, quem queria passar um tempão recarregando as baterias quando podia simplesmente abastecer em um posto em questão de minutos? Isso sem contar que as estradas asfaltadas surgiram, dando aquele impulso extra para os motoristas que adoravam longas distâncias. A realidade é que, mesmo com todos os avanços tecnológicos, a praticidade e o custo ainda eram os principais fatores de decisão dos consumidores.


Com o passar do tempo, os carros elétricos se tornaram uma memória distante. Eles eram vistos como uma relíquia do passado, enquanto as montadoras se concentravam no desenvolvimento de modelos a gasolina. A década de 1920 foi um marco importante para a indústria automobilística, mas a história dos elétricos não havia chegado ao fim; ela só estava em um hiato, aguardando a oportunidade de ressurgir.

A Retomada dos Carros Elétricos no Século 21

Avançando um pouco, chegamos à metade dos anos 1990, quando as leis ambientais começaram a pressionar a indústria. A Califórnia, em especial, foi um dos estados que impulsionaram esse renascimento dos veículos elétricos. A General Motors lançou o EV1, um carro totalmente elétrico, mas não foi bem o sucesso que eles esperavam. A GM achou que ia vender milhares de unidades, mas acabou fabricando apenas um pouco mais de mil. E aí, o sonho elétrico novamente foi interrompido.

Os anos 2000 trouxeram novas esperanças. Com o avanço das tecnologias de baterias, os carros elétricos começaram a ressurgir, mais leves e eficientes. A demanda por soluções sustentáveis fez com que as montadoras olhassem novamente para os elétricos como uma alternativa viável. A verdade é que, hoje, os carros elétricos estão de volta e parece que dessa vez é pra ficar. O investimento pesado da China nesse segmento também contribuiu pra essa onda.

Então, voltando àquela manivela que resistiu até 1998 no Lada Niva, podemos ver que os tempos mudaram. A tecnologia avançou pra caramba e o que antes era um obstáculo, agora é uma porta aberta pra um futuro mais limpo e eficiente. O caminho à frente parece promissor e, quem sabe, os elétricos não ganhem o protagonismo que merecem nas estradas do século 21? A mudança está em curso e não tem como ignorar.