Pular para o conteúdo
Home » Audi TT: História e evolução das suas gerações

Audi TT: História e evolução das suas gerações

Primeira geração, de 1998.

O Audi TT foi lançado com 2 opções de carroceria: coupé e roadster. Ele usava a mesma plataforma de outros modelos da Volkswagen e tinha um motor 1.8 turbo com duas versões de potência: 180 cv e 225 cv.


Ele teve problemas de estabilidade em alta velocidade e precisou passar por um recall para adicionar um controle eletrônico e um spoiler traseiro. Ele foi bem avaliado pela crítica e recebeu um facelift em 2003.

Segunda geração, de 2006.

Esta geração tinha uma carroceria de alumínio e aço, tinha motorização 2.0 TFSI e 3.2 VR6, com tração dianteira ou integral quattro e um sistema de suspensão ativa chamado Audi Magnetic Ride.

O design era mais angular e dinâmico que o da primeira geração, inspirado no conceito Audi Shooting Brake de 2005. Também teve versões especiais como o TT quattro Sport e o TT RS.


Terceira Geração, de 2014.

Geração esta que utiliza a plataforma MQB. Ele tem motores a gasolina e a diesel, com destaque para o 2.0 TFSI de 314 cv que equipa o TTS e o 2.5 TFSI de 406 cv que equipa o TT RS.

A tração é integral quattro nos modelos a gasolina e tração dianteira nos modelos a diesel. Possui um interior inovador com os controles de ar-condicionado integrados nas saídas de ar.