O Chevrolet Celta foi lançado em 2000 utilizando a plataforma do Corsa.
Teve a missão de bater de frente com o Uno Mille, que era o compacto mais barato do Brasil.
O Celta passou por pesada contenção de despesas com a intenção de que fosse mais barato que o Mille.
Algo que não aconteceu, talvez por isso, à medida que o carro foi vendendo bem, a marca deixou essa ideia de lado e começou a refinar o “ex-pelado” popular.
Em 2002 o hatch trocou o motor 1.0 de 60 cv pelo VHC de 70 cv, na mesma época vieram a carroceria de 4 portas.
No ano seguinte ganhou a motorização 1.4 de 85 cv e em 2005 lançou a versão bicombustível Flexpower.
Ainda em 2005 veio a primeira reestilização com inspiração no Vectra e em 2006 chegou a versão Sedan com o nome Prisma.
Nova reestilização ocorreu em 2012 com as versões LS e LT, passou a ter também Airbag e ABS.
Em 2015 o compacto já dava claros sinais de cansaço e foi substituído pelo Onix.
Depois de 15 anos de bons serviços prestados, o Celta se despediu com quase 1,7 milhão de unidades vendidas, sendo um dos maiores sucessos da Chevrolet do Brasil.