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Bugatti Tourbillon: O Novo Hiperesportivo Híbrido de 1.800 CV

A Origem do Nome Tourbillon

Tourbillon, que significa “redemoinho” em francês, é um mecanismo de relojoaria do final do século XVIII, criado para eliminar inconsistências de tempo causadas pela gravidade. Inventado por Abraham-Louis Breguet em 1795, o tourbillon revolucionou a precisão dos relógios ao manter o movimento constante do escapamento e da roda de balanço. Esta invenção, patenteada em 1801, ainda é reverenciada como o ápice da relojoaria.


Detalhes de Design Inspirados na Relojoaria

O Bugatti Tourbillon apresenta detalhes meticulosos que homenageiam sua inspiração relojoeira. Os mostradores foram projetados com a ajuda de relojoeiros suíços, com tolerâncias máximas de 50 microns. A estrutura única acima do volante é composta por mais de 600 peças de titânio, com gemas como safiras e rubis incrustadas em cada cluster, pesando apenas 1,5 libras. O console central é feito de vidro cristal, desenvolvido em 13 estágios para máxima clareza, e os acessórios de alumínio foram anodizados e usinados de uma única peça de metal.

Motor Híbrido V16: Potência e Inovação

O coração do Bugatti Tourbillon é um motor híbrido V16 de 8,3 litros, desenvolvido em colaboração com a Cosworth. Esse motor naturalmente aspirado gera impressionantes 1.000 cv a 9.000 RPM sem a necessidade de turbocompressores. Além disso, o motor pesa apenas 251,7 kg, apesar de ser maior que o W16 do Chiron. O Tourbillon também conta com 91,8 kgfm de torque e um sistema híbrido que adiciona mais 800 cv, totalizando 1.800 cv.

Desempenho de Alto Nível

A aceleração do Tourbillon é simplesmente espetacular. Com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 feitos sob medida, ele atinge 100 km/h em apenas 2,0 segundos. Em cerca de 5 segundos, chega a 200 km/h, e em 10 segundos, atinge 300 km/h. A velocidade máxima padrão é de 380 km/h, mas com a Speed Key especial, o carro pode alcançar até 444 km/h.


Design e Tecnologia de Ponta

O design do Bugatti Tourbillon é inconfundível. A carroceria, inspirada no Chiron, apresenta um difusor especial, aberturas sob os faróis e uma grade em forma de ferradura que melhora o downforce. A asa traseira ativa pode ser usada como freio aerodinâmico. O interior é um espetáculo à parte, com mostradores analógicos fixados no volante e uma tela oculta no console central que oferece acesso ao Apple CarPlay.

Peso e Eficiência

Apesar de ser um híbrido, o Tourbillon é mais leve que o Chiron. A suspensão multi-link nova é 45% mais leve, contribuindo para a redução de peso. O carro pode circular pela cidade em modo elétrico, com um alcance estimado de 60 km, graças ao conjunto de baterias de 25 kWh montado no centro.

Futuro Promissor

O CEO da Bugatti, Mate Rimac, afirma que o desenvolvimento do Tourbillon foi guiado pelos 115 anos de história da Bugatti e pelos mantras de Ettore Bugatti: “se for comparável, não é mais Bugatti” e “nada é bonito demais”. A produção do Tourbillon começará em 2026, com apenas 250 unidades, e o preço inicial é de 3,6 milhões de euros.

A nova era da Bugatti está chegando, e o Tourbillon é a prova de que a inovação e a tradição podem andar de mãos dadas.


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