Cara, prepare-se para conhecer um conceito automotivo que é uma verdadeira sacada! O Skoda L&K 130 Pickup não é apenas mais um veículo; é uma picape conceitual híbrida plug-in, uma criação apaixonante dos talentosos estudantes da Skoda Academy, que pega uma Skoda Superb Combi e a transforma radicalmente.
Este projeto é mais do que um exercício de design e engenharia. É um tributo vibrante aos 130 anos da fundação original da empresa em 2025, que começou, acredite se quiser, construindo bicicletas. É uma forma fantástica de honrar essa herança, misturando o passado com a visão de futuro da mobilidade.
O Que Torna o Skoda L&K 130 Tão Especial?
Este conceito, o décimo a sair das mãos dos estudantes da Skoda Academy e o primeiro com propulsão híbrida plug-in, foi desenhado especificamente para apoiar eventos de ciclismo. Isso significa que cada detalhe foi pensado para os amantes das duas rodas, mostrando um foco de uso bem definido e, convenhamos, super legal.
A Skoda tem uma tradição fortíssima no mundo do ciclismo, sendo parceira oficial de eventos gigantes como o Tour de France. Faz total sentido que um projeto assim nasça sob a sua asa, combinando a paixão pelo esporte com a inovação automotiva. É uma picape, mas com um propósito muito mais nichado e elegante do que as brutas que vemos por aí, tipo a Chevrolet Colorado ZR2 Bison 2025, que é pura força para o off-road.
Quais São as Características Mais Inovadoras?
As modificações no L&K 130 são extensas e focadas na funcionalidade para ciclistas. A área de carga traseira foi completamente redesenhada. Pensa só: com um toque de botão, a caçamba se expande graças a uma tampa traseira deslizante! Isso revela espaço para duas bicicletas de corrida montadas em racks especiais. É pura genialidade para quem vive na estrada acompanhando competições.
E a porta traseira do lado do passageiro? Ela é peculiar pra caramba. Não só abre para fora, mas também desliza para trás como em vans. Tem até duas maçanetas e dois mecanismos de travamento. É uma solução que te deixa pensando: “Por que ninguém pensou nisso antes?”. É a inovação vindo de onde a gente menos espera.
Recursos de Design e Funcionalidade:
- Área de carga traseira expansível com tampa deslizante.
- Mecanismo único de porta lateral traseira deslizante.
- Racks integrados na caçamba para duas bicicletas, com leito de carga elétrico extensível.
- Possibilidade de transportar uma terceira bicicleta em um rack de teto adicional.
- Interior adaptado com caixa térmica e kit de alto-falantes externos.
- Telas adicionais no painel e atrás dos bancos para dados de corrida em tempo real.
Como Funciona o Powertrain Híbrido?
Pegando a base da Skoda Superb Combi iV, o L&K 130 é equipado com um powertrain híbrido plug-in. Isso combina um motor turbo de 1.5 litro com um motor elétrico único. Juntos, eles entregam uma potência combinada de 201 hp (150 kW / 204 PS). Não é um monstro de potência como o Ford Super Mustang Mach-E, mas tem um foco diferente, né?
A bateria de 25,7 kWh promete uma autonomia puramente elétrica de mais de 100 km (62 milhas) na versão padrão. No conceito picape, o peso e a aerodinâmica podem alterar um pouco esse número, mas a capacidade de rodar longas distâncias no modo elétrico é um baita diferencial. É a tecnologia híbrida mostrando sua versatilidade, assim como vemos em outros modelos como o Lincoln Corsair PHEV 2026, que também aposta nessa combinação.
Qual o Estilo e os Detalhes Visuais?
Visualmente, o L&K 130 não passa despercebido. Ostenta rodas de liga leve Supernova de 19 polegadas, uma grade iluminada e os logotipos Laurin & Klement, em uma pintura ousada que mistura dourado, vermelho, preto e branco. É um design que grita “sou um conceito especial!”.
Por dentro, o tema continua. O estofamento combina com o exterior, e os assentos levam bordados “130 anos”, reforçando a homenagem. É um toque de exclusividade que mostra o cuidado nos detalhes. A transformação de um carro existente em algo tão diferente me lembra a transformação do Nissan Leaf 2026, que deixou de ser hatchback para virar SUV.
Como Foi o Processo de Desenvolvimento?
Este projeto não foi brincadeira. A equipe de 28 estudantes da Skoda Academy investiu mais de 2.000 horas no planejamento, desenvolvimento e produção do conceito conforme uma das fontes indica. Imagina a dedicação e o aprendizado envolvidos! Eles trabalharam lado a lado com engenheiros da Skoda para redesenhar partes cruciais do Superb, como os pilares B e C, e remover a seção traseira.
O culminar desse trabalho árduo será a exibição do one-off na 112ª edição do Tour de France, que acontece entre 5 e 27 de julho. É o palco perfeito para um veículo com essa pegada, conectando a inovação estudantil com o esporte que a marca tanto apoia. É mais um exemplo de como os fabricantes estão explorando novas formas de mobilidade, como vemos em modelos híbridos e elétricos como os da linha Audi Q6 e SQ6 e-tron 2025.
O Skoda L&K 130 Vai Ser Produzido?
Infelizmente, como acontece com a maioria dos “Carros Estudantis” da Skoda, não há planos para a produção em série do L&K 130 de acordo com outra fonte. É um conceito, uma vitrine de talento e criatividade, não um modelo de produção futura. Que merda, né? Seria foda ver algo assim nas ruas.
Mas isso não diminui o valor do projeto. Ele demonstra a capacidade de inovação da próxima geração de engenheiros e designers automotivos e reforça a conexão histórica da Skoda com o ciclismo, além de explorar novas possibilidades de design e funcionalidade em picapes.
Perguntas Frequentes (FAQ) sobre o Skoda L&K 130 Pickup:
- Quem criou o Skoda L&K 130 Pickup? Foi desenvolvido por estudantes da Skoda Academy.
- Qual carro serviu de base para o conceito? Uma Skoda Superb Combi.
- Por que o nome “L&K 130”? Homenageia os fundadores da Skoda, Laurin e Klement, e o 130º aniversário da fundação da empresa original em 2025, que começou com bicicletas.
- Qual o foco principal da funcionalidade do veículo? Apoio a eventos de ciclismo, com transporte otimizado de bicicletas e equipamentos.
- Ele será vendido ao público? Não, é um conceito único sem planos para produção em série.
Minha opinião sobre o Skoda L&K 130 é que ele é um conceito espetacular. Mostra que a inovação pode vir de qualquer lugar, inclusive das mãos de jovens talentos. A combinação de homenagem histórica, foco no ciclismo e soluções práticas como a caçamba expansível e a porta deslizante é simplesmente brilhante. É uma pena que não vá para a linha de montagem, porque seria um veículo de apoio de ciclismo sem igual e uma picape compacta híbrida com personalidade de sobra. Parabéns aos estudantes da Skoda Academy por essa criação foda!
Curtiu o Skoda L&K 130 Pickup? Deixe seu comentário abaixo e diga o que você mais gostou nesse conceito audacioso!
Author: Fabio Isidoro
Fabio Isidoro é o fundador e editor-chefe do Canal Carro, onde escreve sobre o universo automotivo desde 2022. Apaixonado por carros e tecnologia, iniciou sua trajetória no portal HospedandoSites e hoje se dedica à criação de conteúdos técnicos e análises completas sobre veículos nacionais e internacionais. 📩 Contato: contato@canalcarro.net.br