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Peugeot E 208 GTI 05

Peugeot E-208 GTI Elétrico Chega Antes da VW e Revive Lenda!

Putz, quem diria? A Peugeot, com seu novo E-208 GTI elétrico, chegou chegando e passou a perna na Volkswagen na corrida pelo primeiro GTI movido a bateria. Uma jogada de mestre que pegou muita gente de surpresa no mercado automotivo.

Peugeot Bateu a VW? O E-208 GTI Chegou Chegando!

Essa é pra deixar fã da VW puto, caralho! A Volkswagen prometeu um GTI elétrico antes do fim da década, mas a Peugeot, uma rival histórica no mundo dos hot hatches, resgatou o nome GTI após seis anos de ausência e cravou na história: o primeiro GTI elétrico de produção é dela. A revelação bombástica rolou durante as 24 Horas de Le Mans deste ano. Falando em Le Mans, a McLaren também reviveu uma lenda por lá com o 750S Le Mans.

O carro em si é baseado em uma versão da plataforma e-CMP da Stellantis, a mesma que sustenta modelos como o Fiat 600e e o Alfa Romeo Junior Veloce. Não é surpresa, então, que o E-208 GTI compartilhe grande parte da sua mecânica elétrica com as versões apimentadas desses primos dentro do grupo.

Performance Pra Deixar Puto ou Só Pra Passeio?

Equipado com um motor elétrico único no eixo dianteiro, ele entrega respeitáveis 276 cv (206 kW) e 345 Nm de torque. A Peugeot afirma que essa belezinha vai de 0 a 100 km/h em apenas 5.7 segundos. Isso é ligeiramente mais rápido que o Abarth 600e Scorpionissima e o Alfa Romeo Junior Veloce, que fazem o mesmo em 5.9 segundos. Aliás, falando em potência monstro, a BMW XM 2026 também apostou tudo nisso.

Essa marca de 5.7 segundos faz do E-208 GTI o GTI mais rápido da Peugeot em aceleração da história, e mais rápido que todos os três Mini Coopers elétricos. O Mini JCW elétrico, com 258 cv, é 0.2 segundos mais lento até 100 km/h. No entanto, o Mini leva vantagem na velocidade final, chegando a 200 km/h contra os 180 km/h limitados eletronicamente do Peugeot.

A bateria de 54 kWh (brutos) é a mesma em ambos os modelos, mas o Mini consegue espremer um pouco mais de autonomia (364-402 km no ciclo WLTP) contra os 350 km do Peugeot. As velocidades de carga não são espetaculares, com a Peugeot prometendo de 20% a 80% em “menos de” 30 minutos, o que está alinhado com o Mini. Mas o 208 se destaca na carga AC (corrente alternada) e é o único a oferecer V2L (Vehicle-to-Load) de série, permitindo usar a bateria para alimentar dispositivos externos.

Visual Retrô: Homenagem ao Lendário 205 GTI?

O design, puta merda, é onde a Peugeot realmente joga com a nostalgia dos fãs e com a história da marca. Uma suspensão rebaixada em 30 mm e bitolas alargadas (56 mm na frente, 27 mm atrás) dão a ele aquela postura “quadrada” e agressiva que fez o clássico 205 GTI 1.9 ser um ícone visual inesquecível.

As rodas de 18 polegadas são uma clara referência às do 205 1.9, com seu design multi-furos e um badge central cujo “GTI” em vermelho parece ter saído diretamente do pilar C do 205 original. O vermelho aparece em vários outros detalhes para reforçar a identidade esportiva: nos alargadores de para-lama esticados, nas partes externas da grade, nos faróis e nas imponentes pinças de freio de quatro pistões, que mordem discos de 355 mm.

Por dentro, a festa do vermelho continua com iluminação ambiente e displays digitais na mesma cor (ambos podem ser alterados), tapetes vermelhos e cintos de segurança na mesma tonalidade vibrante. As costuras vermelhas adornam o painel e os bancos esportivos, cuja faixa central vermelha é outro aceno direto aos bancos meio-couro do 205 1.9. O padrão de malha nos bancos também presta homenagem aos assentos de tecido da versão 1.6. Falando em carros que marcam época, o Porsche 963 RSP de Le Mans é um hipercarro que quase dá para levar para casa!

Tecnologia no Chassi: O Que Esperar da Dinâmica?

Além dos freios aprimorados, o pacote GTI inclui uma série de ajustes técnicos para garantir o comportamento digno do nome. As molas e amortecedores foram recalibrados, há uma nova barra estabilizadora traseira para maior rigidez e estabilidade, e ele vem equipado com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, que são ideais para quem quer levar o carro para uma pista.

A assistência da direção também foi retrabalhada para oferecer uma sensação mais direta e comunicativa ao motorista. As promessas são boas no papel e indicam que a Peugeot se esforçou para fazer a dinâmica honrar o legado GTI. Outro carro que promete agitar as pistas é o Toyota GR LH2 a hidrogênio em Le Mans.

Diferenciais Técnicos do E-208 GTI

  • Motor elétrico único de 276 cv
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 5.7 segundos
  • Suspensão rebaixada em 30 mm
  • Bitolas alargadas (frente 56mm, traseira 27mm)
  • Freios aprimorados com pinças de 4 pistões e discos de 355mm
  • Pneus Michelin Pilot Sport Cup 2
  • Bateria de 54 kWh (brutos)
  • Autonomia de 350 km (WLTP)
  • Suporte a tecnologia V2L (Vehicle-to-Load)

Vale a Pena? Preço Estimado e a Grande Questão

O E-208 GTI deve chegar ao mercado no final deste ano, com um preço estimado em torno de 36.000 libras esterlinas. Convertendo para moedas mais comuns internacionalmente, isso seria aproximadamente 42.500 euros ou 46.000 dólares americanos, dependendo da cotação do dia. Considerando a performance, o apelo retrô e o fato de ser um marco (o primeiro GTI elétrico), é um valor a se pensar seriamente para um entusiasta.

Perguntas Frequentes Sobre o Peugeot E-208 GTI

  1. O Peugeot E-208 GTI é o primeiro GTI elétrico do mundo? Sim, a Peugeot revelou o E-208 GTI de produção antes da Volkswagen lançar oficialmente seu próprio GTI elétrico.
  2. Qual a potência do motor elétrico do E-208 GTI? O motor elétrico único entrega 276 cavalos de potência (206 kW).
  3. Qual a autonomia estimada do Peugeot E-208 GTI? A autonomia oficial divulgada no ciclo WLTP é de 350 quilômetros.
  4. O design do E-208 GTI elétrico remete ao 205 GTI clássico? Sim, o design exterior e interior inclui diversas homenagens visuais claras e propositais ao icônico Peugeot 205 GTI, como as rodas, a postura e detalhes internos.
  5. Quando o carro estará disponível para compra? A expectativa é que o Peugeot E-208 GTI chegue ao mercado em algum momento no final deste ano.

Sinceramente, como entusiasta de carros, ver a Peugeot resgatar o badge GTI, ainda que eletrificado, e ainda meter essa coçada

Author: Fabio Isidoro

Fabio Isidoro é o fundador e editor-chefe do Canal Carro, onde escreve sobre o universo automotivo desde 2022. Apaixonado por carros e tecnologia, iniciou sua trajetória no portal HospedandoSites e hoje se dedica à criação de conteúdos técnicos e análises completas sobre veículos nacionais e internacionais. 📩 Contato: contato@canalcarro.net.br

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