O Renault Clio é um dos carros de maior sucesso da Renault, com soluções inteligentes e versões diferentes, como motor turbo e até V6, que ajudaram o pequeno hatch a conquistar o mundo. A primeira geração do Renault Clio foi apresentada na França em 1990 com a missão de ser o novo compacto da marca. Seu nome vem de uma deusa grega chamada Clio, que é a suposta musa da história e da criatividade.
De início, o Renault Clio oferecia quatro motores, sendo os primeiros deles um 1.2 litros de 49 cavalos e um 1.4 litros de 80 cavalos, ambos dotados de carburador. Em 1991, o Renault Clio recebeu um novo motor, um 1.2 de 60 cavalos. No mesmo ano, a Renault apresentou as versões mais esportivas do Renault Clio, a versão RS, que veio com o motor 1.8 com injeção multiponto que fazia o motor render 110 cavalos. O modelo fazia o 0 a 100 em 9 segundos, algo impressionante para os anos 90. O pequeno francês ainda conseguia chegar aos 190 km/h.
O modelo que vinha acima do Renault Clio RS era o Clio 16s, que utilizava o mesmo motor, mas com a diferença de usar 16 válvulas, e com isso alcançava 137 cavalos. Com esse upgrade, o modelo passava dos 208 km/h e fazia o 0 a 100 em apenas 8,3 segundos. No visual, ele vinha com calombo no capô, assim como o Volkswagen Gol GTI, para acomodar melhor o motor maior.
Em 1993, a Renault apresentou o Renault Clio Williams, que visava ser o Clio mais rápido e mais potente da gama. O motor em questão era 2.0 l com 16 válvulas, incríveis 150 cavalos, fazendo dele um dos modelos mais potentes da gama até hoje, com velocidade estimada em 215 km/h e fazendo 0 a 100 em menos de 8 segundos. O pequeno foguetinho Renault e o Williams era praticamente invencível.
O Renault Clio recebeu seu primeiro facelift em 1994, onde a grade dianteira virava uma peça só, as lanternas e faróis ganharam um desenho mais arredondado, e uma nova versão de luxo chamada de Renault Clio Baccara era oferecida com bancos de couro, interior mais luxuoso, rodas de alumínio de 14 polegadas, câmbio automático e motor 1.8 l com 95 cavalos.
A segunda geração do Renault Clio foi apresentada em 1998, durante o Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça. No mercado europeu, o modelo viveu até meados de 2005. Já no Brasil, foi até 2017, quando foi substituído pelo compacto Renault Kwid. Agora, o Renault Clio vinha com linhas mais arredondadas, o que reforçava seu aspecto carismático e amigável.
Os motores do Renault Clio receberam um upgrade, com um 1.6 litros com 90 cavalos e ainda tinha uma versão com 16 válvulas com 110 cavalos. Seis meses depois de ser apresentado, o Renault Clio ganhava uma inédita versão com motor V6, isso mesmo, um enorme V6 montado dentro do carro no lugar dos bancos traseiros. Ainda em forma de conceito, o Renault Clio V6 chamou a atenção de todos.
Hoje em dia, o Renault Clio é um dos carros mais populares e bem-sucedidos da marca, com uma longa história de inovação e desempenho. Seja para os amantes do esporte ou para aqueles que procuram um Carro compacto e prático, o Renault Clio é uma excelente escolha.
Com seu design atraente, tecnologia avançada e desempenho de primeira linha, o Renault Clio continua a ser uma das escolhas mais populares entre os compradores de carros.