Procurando um SUV compacto que entregue o que promete sem frescuras, mas que ainda tenha um visual robusto? O GMC Terrain 2025 chega redesenhado, prometendo ser uma opção interessante no mercado. Mas será que ele realmente se destaca ou é apenas mais um “clone” na multidão?
A primeira impressão é que a GMC apostou em uma estratégia segura com este modelo, focando no que já funcionou antes. E para 2025, a versão Elevation, de entrada, é a única disponível inicialmente, deixando as opções mais aventureiras (AT4) e luxuosas (Denali) para 2026. Essa escolha já diz muito sobre o posicionamento do Terrain. Para entender melhor o cenário de SUVs compactos, vale a pena conferir a trajetória de outros modelos no mercado, como a do Jeep Compass, que se tornou um ícone no segmento.
O Que Mudou e o Que Continua o Mesmo?
Visualmente, o Terrain 2025 recebeu um tapa no visual, buscando uma aparência mais alinhada com a identidade “trucklike” da GMC, diferenciando-o do seu irmão quase gêmeo, o Chevrolet Equinox. A ideia é clara: oferecer a mesma base mecânica e funcional, mas com um estilo que agrada quem busca algo um pouco mais parrudo.
Por baixo do capô, a história é familiar. Todas as versões, incluindo as futuras AT4 e Denali de 2026, virão equipadas com o mesmo motor 1.5 litro turbo de quatro cilindros, entregando 175 cavalos de potência. A grande diferença na transmissão fica por conta da tração: modelos com tração dianteira usam um câmbio CVT, enquanto a versão testada, com tração integral (AWD), conta com um câmbio automático de oito marchas. Se você se interessa por outras opções no mercado de SUVs, uma olhada na ficha técnica e análise do Haval Jolion Lux HEV 2025 pode ser útil para comparar as tecnologias e propostas.
Vale a Pena Economizar com a Versão Elevation?
Se o seu foco é o custo-benefício, a versão Elevation se apresenta como a mais vantajosa. Partindo de US$ 31.395 (com tração dianteira) e US$ 33.395 (com tração integral), ela fica significativamente abaixo dos preços estimados para as versões 2026, como a AT4 (a partir de US$ 39.995) e a Denali (a partir de US$ 42.495). Essa diferença de mais de US$ 11 mil entre a Elevation de entrada e a Denali AWD é um ponto a se considerar seriamente.
E a boa notícia é que, mesmo sendo a versão de entrada, a Elevation não te deixa na mão em termos de equipamentos essenciais. Bancos dianteiros e volante aquecidos vêm de série, o que é um conforto e tanto em dias mais frios. O interior surpreende com uma tela de infoentretenimento generosa de 15 polegadas e um painel de instrumentos digital de 11 polegadas, ambos bem posicionados e fáceis de usar. Há espaço de sobra para dois adultos no banco traseiro, tornando viagens mais longas ou o transporte da família algo tranquilo. No entanto, nem tudo é perfeito no interior, e a próxima seção vai detalhar um ponto que pode incomodar.
Apesar do conforto e do espaço, o isolamento acústico não é o forte do Terrain. Em velocidades de cruzeiro na estrada (por volta de 110 km/h), registramos 71 decibéis de ruído interno, o que pode tornar conversas ou ouvir rádio um pouco mais desafiadores. Para quem busca alternativas no segmento, a ficha técnica detalhada e análise do Toyota Corolla Cross 2026 oferece um panorama de um concorrente popular.
Como Ele Se Comporta na Estrada?
Aqui é onde a empolgação do Terrain diminui consideravelmente. A dirigibilidade é descrita como “totalmente esquecível”. Não há nada de particularmente errado, ele é estável e competente, mas falta aquele “algo a mais” que torna a experiência de dirigir prazerosa. A aceleração também decepciona. Para chegar a velocidades de estrada, é preciso “exercitar o pé direito” com vigor. O tempo de 0 a 100 km/h? 8.6 segundos na versão AWD testada, um número que reflete bem a ausência de pressa do veículo. Se você aprecia carros com um comportamento mais dinâmico, talvez a ficha técnica e os preços do VW Golf GTI 2025 mostrem que há opções no mercado que priorizam a performance, mesmo em segmentos diferentes.
O consumo de combustível é outro ponto onde o Terrain fica para trás em comparação com alguns rivais. A versão AWD tem uma média combinada de 25 mpg (cerca de 10.6 km/l) e alcançou 30 mpg (cerca de 12.7 km/l) em nosso teste de estrada a 120 km/h. Concorrentes como Honda CR-V e Nissan Rogue apresentam números de consumo melhores. A aderência nas curvas também é apenas mediana, com os pneus segurando apenas 0.80 g em nosso teste de skidpad. Novamente, CR-V e Rogue superaram esse resultado, assim como o Dodge Hornet GT. O ponto forte dinâmico do Terrain são os freios, que conseguiram parar o SUV de 110 km/h em 167 pés (cerca de 50.9 metros) de forma eficaz, segundo a avaliação da Car and Driver. Para uma comparação direta com um híbrido popular, veja a ficha técnica e segredos do Corolla Cross Hybrid 2026.
E as Versões AT4 e Denali para 2026?
Tivemos a oportunidade de conhecer brevemente as versões AT4 e Denali que chegam em 2026. A AT4 foca no apelo fora de estrada, com pneus todo-terreno, rodas específicas de 17 polegadas e uma altura elevada em 0.4 polegadas. Ela também conta com batentes hidráulicos projetados para aguentar melhor terrenos acidentados. A bordo, o conforto da rodagem é notavelmente superior, em parte pelas paredes laterais mais robustas dos pneus, mas o ruído da estrada também pareceu mais proeminente. Para quem se interessa por veículos focados em off-road, notícias como a do Renault R4 4×4 mostram que o segmento de aventureiros tem opções variadas.
A versão Denali, por sua vez, é a opção de luxo, vindo praticamente completa de fábrica. Destacam-se as belas rodas de 20 polegadas com pneus de uso geral e amortecedores específicos ajustados para esses pneus de perfil mais baixo. Surpreendentemente, a Denali roda de forma bastante similar à Elevation com suas rodas de 19 polegadas. No entanto, é importante notar que, apesar das diferenças de acabamento e foco, nenhuma dessas novas versões melhora a performance ou a agilidade do Terrain.
GMC Terrain Elevation AWD vs. Concorrentes
- Preço Base (AWD Elevation): A partir de US$ 33.395
- Aceleração 0-100 km/h: 8.6 segundos (Terrain AWD) vs. Concorrentes (mais rápidos)
- Aderência em Curva (Skidpad): 0.80 g (Terrain) vs. Concorrentes (maior aderência)
- Consumo Estrada (Testado): 30 mpg (Terrain AWD) vs. CR-V/Rogue (31 mpg)
- Espaço Interno: Amplo para passageiros e carga
- Recursos Padrão (Elevation): Bancos/volante aquecidos, telas grandes
Perguntas Frequentes (FAQ) sobre o 2025 GMC Terrain Elevation
- Qual motor equipa o 2025 GMC Terrain?
Todas as versões do 2025 GMC Terrain vêm com um motor 1.5 litro turbo de quatro cilindros, entregando 175 cavalos de potência. - Quais opções de transmissão estão disponíveis?
A versão com tração dianteira (FWD) utiliza um câmbio automático CVT, enquanto a versão com tração integral (AWD) vem com um câmbio automático de oito marchas. - Qual a faixa de preço do 2025 GMC Terrain Elevation?
O preço base para a versão FWD é de US$ 31.395. A versão AWD testada tem preço base de US$ 33.395. Versões futuras (2026 AT4 e Denali) custarão a partir de US$ 39.995 e US$ 42.495, respectivamente. - O interior é confortável e espaçoso?
Sim, o interior oferece bancos confortáveis e bom espaço, especialmente no banco traseiro. Recursos como bancos e volante aquecidos são de série na versão Elevation. - Quando as versões AT4 e Denali estarão disponíveis?
As versões AT4 e Denali do GMC Terrain serão lançadas no ano modelo 2026.
Minha impressão é que o 2025 GMC Terrain Elevation é um SUV para quem prioriza funcionalidade, espaço interno e um bom pacote de equipamentos pelo preço, especialmente na versão de entrada. Ele tem um visual mais imponente que o Equinox, o que pode ser um diferencial para alguns. No entanto, se você é daqueles que buscam um carro com dirigibilidade mais envolvente, aceleração vigorosa ou o menor consumo possível na categoria, talvez o Terrain não seja a sua melhor escolha. Ele cumpre seu papel como um veículo prático e confortável para o dia a dia e viagens em família, mas sem despertar paixões ao volante. É uma opção sólida e sensata, mas longe de ser emocionante.
E você, o que achou do 2025 GMC Terrain Elevation? Ele atenderia às suas necessidades ou a falta de emoção seria um ponto negativo? Deixe seu comentário abaixo!
Author: Fabio Isidoro
Fabio Isidoro é o fundador e editor-chefe do Canal Carro, onde escreve sobre o universo automotivo desde 2022. Apaixonado por carros e tecnologia, iniciou sua trajetória no portal HospedandoSites e hoje se dedica à criação de conteúdos técnicos e análises completas sobre veículos nacionais e internacionais. 📩 Contato: contato@canalcarro.net.br