O Volkswagen Brasília foi um dos primeiros modelos da marca a serem projetados e construídos fora da matriz alemã. Inspirado pelo brasileiro SP2, o então presidente da Volkswagen do Brasil, desafiou os engenheiros da marca a produzir uma nova versão do Fusca, adaptada ao mercado nacional. O objetivo era oferecer mais espaço interno, manter a mecânica, mas com um visual mais contemporâneo. Após diversos protótipos, o projeto final foi apresentado pelos engenheiros, com uma carroceria retilínea, linhas suaves e equilibradas, e amplo espaço interno para os passageiros, um diferencial para a época.
A apresentação oficial do veículo ao público aconteceu em junho de 1973, um mês após o lançamento do principal concorrente, o Chevrolet Chevette. O Brasília era equipado com motor 1.6L e alimentado por um único carburador Solex 30, gerando 60 cv de potência. Em 1976, foi lançada a versão com dois carburadores Solex 32, aumentando a potência para 65 cv e garantindo maior desempenho e economia de combustível.
Apesar das semelhanças com outros modelos da Volkswagen, como a Variant e o TL, a plataforma do Brasília era a mesma do Fusca, com motor boxer na traseira e refrigeração a ar.
O Volkswagen Brasília foi produzido entre 1973 e 1982, tendo se tornado um dos modelos mais icônicos da história da marca no Brasil. Ele se destacou por sua versatilidade e espaço interno, além de sua robustez e durabilidade.
O Brasília também foi utilizado como base para outros veículos, como a Kombi e a Van, ambas derivadas do modelo e adaptadas para transporte de cargas e passageiros. Em 1981, foi lançado o Passat LS, uma versão com motor 1.8L e equipamentos mais sofisticados, mas que não teve o sucesso esperado e foi descontinuado logo em seguida.
Ao final da produção em 1982, o Brasília havia se tornado um ícone da história automotiva brasileira, tendo sido responsável por popularizar o hatchback no país e tendo sido produzido em mais de 570 mil unidades, continuando sendo muito apreciado e valorizado pelos colecionadores e entusiastas até hoje.