Pular para o conteúdo
Home » Volkswagen Lupo: Curiosidades que você não sabia desse pequeno carrinho

Volkswagen Lupo: Curiosidades que você não sabia desse pequeno carrinho

Perfil do Volkswagen Lupo
Perfil do Volkswagen Lupo

Você já ouviu falar do Volkswagen Lupo? Esse foi um carro urbano produzido pela fabricante alemã Volkswagen de 1998 a 2005, que tinha como objetivo ser pequeno, eficiente e acessível para a condução na cidade. Neste post, vamos contar como foi idealizado, criado e a origem do nome do Volkswagen Lupo, além de mostrar algumas características e versões desse modelo que foi um sucesso na Europa.


A ideia por trás do Volkswagen Lupo

Volkswagen Lupo Frente e Verso

O Volkswagen Lupo foi baseado na plataforma do Volkswagen Polo, um dos carros mais populares da marca. O Lupo foi apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 1997, e começou a ser vendido na Europa em 1998. O Lupo tinha como objetivo preencher uma lacuna na gama de modelos da Volkswagen, causada pelo aumento de tamanho e peso do Polo. Ele era uma versão com a marca da Volkswagen do seu irmão, o SEAT Arosa, lançado em 1997. As principais diferenças entre os dois modelos eram o estilo e o equipamento.

O significado do nome Volkswagen Lupo

Lateral do Volkswagen Lupo
Lateral do Volkswagen Lupo

O nome Lupo vem do latim e significa lobo, e é uma homenagem à cidade natal da Volkswagen, Wolfsburg. Wolfsburg, em alemão, significa “cidade dos lobos”, e foi fundada em 1938 para abrigar os trabalhadores da fábrica da Volkswagen. O lobo também é o símbolo da cidade e do time de futebol local, o VfL Wolfsburg. O nome Lupo segue a tradição da Volkswagen de batizar seus carros com nomes de animais, como o Golf (golfinho), o Polo (urso polar) e o Fox (raposa).

As versões do Volkswagen Lupo

Versões do Volkswagen Lupo
Versões do Volkswagen Lupo

O Volkswagen Lupo teve várias versões, incluindo uma esportiva (Lupo GTI), uma ecológica (Lupo 3L) e uma de alto desempenho (Lupo FSI). O Lupo também foi vendido no Japão a partir de 2001, onde era conhecido como Volkswagen Eco Up. As opções de motor variavam de 1.0 a 1.6 litros a gasolina e de 1.2 a 1.7 litros a diesel.


A versão mais famosa do Lupo foi a 3L, que tinha como característica principal o baixo consumo de combustível. O Lupo 3L podia rodar até 33 km com um litro de diesel, graças a um sistema de injeção direta, um câmbio automático de cinco marchas e um peso reduzido. O Lupo 3L também foi o primeiro carro de produção em massa a emitir menos de 100 gramas de CO2 por quilômetro, sendo considerado um dos carros mais ecológicos do mundo.

O fim do Volkswagen Lupo

Volkswagen Lupo GTi
Volkswagen Lupo GTi

As vendas do Volkswagen Lupo foram inferiores às expectativas da Volkswagen, em parte devido ao seu preço elevado para a classe e superior ao do SEAT Arosa. Em 2001, uma fonte da Volkswagen afirmou que o Lupo seria descontinuado e substituído por um modelo fabricado na China. A produção do Lupo foi encerrada em junho de 2005, e foi substituído no mercado europeu pelo Fox, projetado no Brasil. O sucessor espiritual do Lupo, o Volkswagen up!, foi lançado em 2011.

Painel do Volkswagen Lupo
Painel do Volkswagen Lupo

O Volkswagen Lupo foi um carro urbano que marcou a história da Volkswagen e da indústria automotiva. Ele foi concebido como um veículo pequeno, eficiente e acessível para a condução na cidade, e teve várias versões, incluindo uma esportiva, uma ecológica e uma de alto desempenho. O Lupo foi substituído pelo Fox, e depois pelo up!, mas deixou um legado de inovação e sustentabilidade.

E você, o que achou do Volkswagen Lupo? Você já teve ou conhece alguém que teve esse carro? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe este post com os seus amigos. E se você gostou deste conteúdo, não se esqueça de seguir o nosso blog para receber mais novidades sobre o mundo dos carros. Até a próxima! 👋