Carro Saltitante da BYD? A 20 Anos Bose fez algo Semelhante em um Lexus [vídeo]

O mundo automotivo testemunha avanços surpreendentes em tecnologia de suspensão. Recentemente, a BYD chamou atenção com o lançamento do YangWang U9, um carro com capacidade de saltar sobre obstáculos utilizando um sistema de Suspensão ativa. Contudo, essa aparente novidade tecnológica, capaz de elevar o veículo em situações dinâmicas, na verdade encontra paralelos em projetos pioneiros do passado. Este artigo revela que, duas décadas atrás, a empresa de áudio Bose desenvolveu um sistema similar e secreto, que embora não tenha chegado ao mercado, demonstra que a ideia de suspensões ativas com capacidade de “salto” não é recente. A comparação entre os sistemas BYD e Bose oferece uma nova perspectiva sobre a evolução tecnológica no setor automotivo.

BYD YangWang U9: Suspensão Ativa e Movimentos Inovadores

O BYD Yangwang U9, com seu sistema de suspensão ativa chamado Disus X, demonstrou uma capacidade impressionante de manobrar e estabilizar o veículo em condições desafiadoras. Esse sistema permite que o carro salte sobre obstáculos e até mesmo continue dirigindo com apenas três rodas em contato com o solo. A funcionalidade inusitada chamou a atenção do mercado, mas a verdade é que esse conceito não é totalmente inédito. A empresa de áudio Bose, conhecida mundialmente por seus produtos de som, explorou essa possibilidade anos antes.

Bose “Project Sound”: O Segredo de Suspensão Ativa em Lexus

A história revela que entre 1980 e 2004, a Bose desenvolveu um projeto secreto chamado “Project Sound”, liderado pelo fundador Amar Bose. O projeto tinha como objetivo revolucionar a indústria automotiva de luxo, explorando o uso de sua experiência em tecnologia de alto-falantes para criar um sistema eletromagnético avançado. O nível de sigilo era tão alto que nem mesmo o departamento de contabilidade da Bose sabia da existência do projeto. O projeto adaptava motores eletromagnéticos, amplificadores de potência elétrica e interruptores a dois modelos Lexus LS.

Tecnologia da Bose: Eletromagnetismo e Estabilidade Superior

A tecnologia da Bose tinha o propósito de ajustar a suspensão a condições específicas de estrada, suavizando cada imperfeição e proporcionando uma condução suave. Durante uma demonstração em 2004, o sistema da Bose mostrou uma superioridade impressionante em relação ao Lexus LS original. Enquanto o Lexus sem a tecnologia rolava muito nas curvas, o carro equipado com a suspensão da Bose permanecia completamente estável. Além disso, o sistema conseguia manter o veículo perfeitamente estável mesmo quando as rodas eram sacudidas violentamente, e ainda oferecia a capacidade de saltar sobre pequenos obstáculos, de forma similar ao BYD.

Limitações do Sistema Bose e Legado para Suspensão Comercial

Apesar de toda sua inovação, o sistema da Bose enfrentava um problema crítico: a praticidade. O sistema era extremamente caro e pesado, tornando-o inadequado para produção em larga escala. Consequentemente, o projeto foi arquivado e a tecnologia foi direcionada para criar o “Bose Ride”, um assento com suspensão ativa para caminhões comerciais. Este episódio demonstra que o conceito da suspensão ativa com capacidade de “salto” não é recente, apesar da novidade trazida pelo sistema da BYD. Enquanto o sistema do BYD se apresenta como uma inovação impactante, a história da Bose mostra que a tecnologia automotiva frequentemente se baseia em projetos do passado, mesmo que estes não tenham chegado ao mercado.

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