Pular para o conteúdo
Home » Conheça o Ford EcoSport: O SUV compacto que conquistou o Mercado Brasileiro

Conheça o Ford EcoSport: O SUV compacto que conquistou o Mercado Brasileiro

Ford EcoSport: SUV compacto que conquistou o mercado brasileiro

O Ford EcoSport foi um dos primeiros SUVs compactos a ganhar popularidade no Brasil nos anos 2000. Antes restrito a modelos de nicho, como o Mitsubishi Pajero TR4 e o Daihatsu Terios, a categoria de utilitários esportivos de pequeno porte começou a crescer com o lançamento do EcoSport em 2003.

Feito a partir da plataforma do Fiesta de quinta geração, o primeiro EcoSport possuía visual inspirado no crossover europeu Fusion e foi produzido em Camaçari, na Bahia, com destino tanto ao mercado interno quanto à exportação.

Lançado nas versões XL, XLS e XLT, o primeiro EcoSport contava com opções de motores a gasolina 1.0 Supercharger com 95 cv e 1.6 Zetec RoCam com 98 cv e câmbio manual de cinco marchas com tração dianteira. Os principais destaques do modelo eram a posição de dirigir elevada, o espaço interno e o visual aventureiro, com o estepe fixado na tampa traseira.

Devido à falta de concorrentes diretos, o EcoSport acabou atraindo clientes de outros segmentos, como o Honda Fit e o Citroën C3, que eram posicionados em faixas de preço semelhantes.

Novidades na linha do EcoSport: versão 4WD, motor flex e série Freestyle

Em 2004, a Ford lançou a versão 4WD do EcoSport, com Tração integral e motor 2.0 a gasolina Duratec de 143 cv. No ano seguinte, o EcoSport ganhou uma opção de motor 1.6 flex, tornando-se o primeiro SUV a aceitar etanol ou gasolina no tanque de combustível.

A nova linha também trouxe algumas mudanças discretas, como novo desenho das rodas e grafismo do quadro de instrumentos.

Em 2006, a marca lançou o EcoSport Freestyle, uma série especial com elementos visuais diferenciados, como para-choque de impulsão estilizado e itens na cor cinza. O sucesso foi tão grande que a Ford acabou transformando a série Freestyle em versão regular da linha, incluindo na atual geração.

Em 2007, o EcoSport ganhou uma opção de câmbio automático de quatro marchas, atrelado ao motor 2.0 Duratec a gasolina, que se tornaria flex um ano depois.

Também em 2007, o modelo passou por sua primeira reestilização, com novos para-choques, faróis, grade e lanternas com elementos circulares. O painel, as portas e o quadro de instrumentos também foram redesenhados na cabine.

Em 2010, o EcoSport recebeu sua segunda mudança visual, com nova grade de três filetes, nome do carro no capô (semelhante aos modelos da Land Rover) e mudanças no sistema de som Sync.

Segunda geração do Ford EcoSport: novas opções de motores, equipamentos de conforto e produção na Índia

A esperada mudança de geração do EcoSport aconteceu em 2013, com a chegada da segunda geração ao mercado. Fabricado em Camaçari até o final de 2015, o novo modelo foi inspirado no conceito Evos e contava com novas opções de motores, como o 1.5 Ti-VCT a gasolina (119 cv) e o 1.6 Duratorq TDCi (118 cv) a diesel, além de câmbio automático de seis marchas e opção de tração integral.

Além disso, o EcoSport da segunda geração contava com a opção de teto solar panorâmico, faróis de neblina, sistema de navegação e câmera de ré.

Em 2017, o EcoSport sofreu uma nova reestilização, com mudanças principalmente no visual externo, como nova grade, faróis e lanternas. Na linha 2018, o modelo ganhou novas opções de motores, como o 1.5 EcoBoost a gasolina (152 cv) e o 2.0 Duratorq TDCi a diesel (170 cv). Ainda em 2018, o EcoSport passou a ser produzido também em Chennai, na Índia, para atender ao mercado daquele país.

Em 2018, a Ford anunciou que encerraria suas atividades no Brasil, incluindo a produção do EcoSport, e as últimas unidades do modelo foram vendidas em 2019. 

Em resumo, o Ford EcoSport é um SUV compacto que se destaca pela posição de dirigir elevada, espaço interno e visual aventureiro. Com opções de motores a gasolina e diesel, câmbio manual ou automático e tração dianteira ou integral, o modelo é versátil e atende a diferentes perfis de motoristas.